Publicado em Sexta - 29 de Abril de 2011

PRF apreende 76 kg de pescado na BR-364

Policiais rodoviários federais de Diamantino (208 km ao médio-norte de Cuiabá) apreenderam 76 quilos de pescados diversos, desacompanhados da documentação obrigatória.
Leia mais...

Código Florestal ainda tem pontos indefinidos

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011

A uma semana no início da votação na Câmara da reforma do Código Florestal, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ainda não apresentou o texto que levará aos colegas. "Eu não sei ainda o que vou propor, estamos fazendo o vestido de noiva, não estamos comprando feito", insistiu o relator da reforma do Código Florestal, que já aceitou mudar parte do relatório aprovado no ano passado em comissão especial da Câmara.

Leia mais...

Governo diz que Código Florestal está "98% acertado"

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011

Integrantes do governo comemoraram na terça-feira o acordo em "98%" do texto do Código Florestal. O problema é que os 2% de divergência são pontos fundamentais.
Leia mais...

Migração de baleia segue em linha reta por milhares de km

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011

Nadar em linha quase perfeitamente reta distância semelhante à que separa São Paulo do Recife, atravessando furacões e correntes? As jubartes conseguem. Só não se sabe muito bem como.
Leia mais...

Maia ignora apelo de cientistas e quer votar Código Florestal

Publicado em Terça - 26 de Abril de 2011 | por Christina Lemos

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) pediu formalmente nesta segunda-feira (25) à presidência da Câmara o adiamento da votação do projeto do novo Código Florestal. A entidade avalia que o tema precisa ser melhor debatido para que se produza uma legislação mais moderna e adequada. A presidente da SBPC, Helena Nader, entregou um estudo científico ao presidente da Câmara, Marco Maia, que, no entanto, reafirmou que a votação no plenário da Casa está mantida para a próxima semana, provavelmente nos dias 3 e 4 de maio.
Leia mais...

Florestas Energéticas e Resíduos são fontes de bio-óleo e biocarvão

Publicado em Terça - 26 de Abril de 2011

Utilizando madeira de eucalipto no processo de pirólise rápida, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento produziu bio-óleo que também pode ser fabricado a partir de quase todos os tipos de materiais orgânicos.
Leia mais...

Veja com exclusividade a proposta do governo para o código florestal

Publicado em Terça - 26 de Abril de 2011 | por Vinícius Tavares

Leia mais...

Cientistas pedem 2 anos de estudos para novo Código Florestal

Publicado em Segunda - 25 de Abril de 2011

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) querem que o Congresso Nacional adie por dois anos a votação do novo Código Florestal e tome a decisão sobre a nova lei com base em estudos científicos. A recomendação das duas entidades é baseada em estudo feito por um grupo de trabalho formado por 12 especialistas e publicado nesta segunda-feira.
Leia mais...

Desmatamento evitado em MT é de 16,8 milhões de hectares

Publicado em Quarta - 20 de Abril de 2011

Associação dos Criadores de Mato Grosso fez um levantamento para medir o impacto dos investimentos feitos pelos pecuaristas na produção de gado em Mato Grosso nos últimos 15 anos usando como base o abate de gado do Estado e a área de pastagem utilizada. Segundo dados do Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária - o desmatamento evitado foi de 16,8 milhões de hectares em Mato Grosso de 1996 a 2010. “Avanços tecnológicos na cadeia produtiva de bovinos foram fundamentais para esse processo”, avalia o diretor da Acrimat, Mauricio Campiolo
Leia mais...

Advocacia-Geral defende que represas não podem ser modificadas sem autorização do Ibama

Publicado em Terça - 19 de Abril de 2011

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a aplicação de multa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contra proprietário rural, que reformou represa sem autorização da autarquia. A barragem foi alargada para aumentar o escoamento do volume de água no período de chuvas.
Leia mais...