Publicado em Terça - 01 de Maio de 2012

Cientistas encontram vestígios de sangue em múmia de 5 mil anos

Ötzi, uma múmia encontrada em 1991 em uma geleira entre a Áustria e a Itália, nos Alpes, conseguiu preservar por 5 mil anos células vermelhas do sangue, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (1º) pela publicação científica “Royal Society Journal”.
Leia mais...
Andrea Solero/AFP

Ao menos 19 tipos de câncer estão relacionados ao trabalho, diz Inca

Publicado em Segunda - 30 de Abril de 2012

Pelo menos 19 tipos de câncer, entre os quais o de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga e leucemias podem estar relacionados ao emprego que se exerce, segundo um levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
 
Leia mais...

Cientistas criam arte com microscópios, e faturam com isso

Publicado em Domingo - 29 de Abril de 2012

Desenvolvida por profissionais de áreas como física, química, engenharia, medicina e biologia, a nanotecnologia lida com partículas invisíveis mesmo para um microscópio comum - trata-se de medidas em nanômetro, unidade 1 milhão de vezes menor que 1 mm. Com o aumento significativo das pesquisas envolvendo a nanotecnologia, surgem aparelhos de medicina, computação e até mesmo materiais que impedem o acúmulo de gorduras no fogão. E também nasce um novo tipo de expressão artística: a nanoarte.
Leia mais...

Médico diz ter encontrado "ponto G" em cadáver de 83 anos

Publicado em Quarta - 25 de Abril de 2012

O médico ginecologista Adam Ostrzenski, do Instituto de Ginecologia da cidade de São Petesburgo, na Flórida, nos EUA, afirma ter encontrado provas da existência anatômica do mítico "ponto G", zona erógena que promete proporcionar às mulheres orgasmos mais intensos. Segundo o pesquisador, o local é uma estrutura bem delineada localizada na parede "da frente" da vagina. As informações são do jornal Telegraph
Leia mais...

Pedido de internação para dependentes aumenta 106% em Cuiabá

Publicado em Quarta - 25 de Abril de 2012

Somente nos três primeiros meses deste ano, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 20ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá, efetuou 631 pedidos de internações compulsórias para dependentes químicos junto ao Juizado Especial Criminal da Capital.
Leia mais...

Abelhas têm ideias abstratas como os mamíferos, diz estudo

Publicado em Sábado - 21 de Abril de 2012

As abelhas são capazes de levar em consideração as relações entre objetos, assim como conceitos abstratos - um privilégio que se acreditava reservado a cérebros como o dos mamíferos -, revela um estudo do Centro Nacional de Pesquisa Científica francês (CNRS). O fato de as abelhas poderem utilizar simultaneamente duas ideias abstratas é um resultado "completamente inesperado" que põe abaixo o pressuposto de que "a elaboração de um saber conceitual" necessita de um cérebro do tamanho do dos mamíferos, como o ser humano, destacam os cientistas neste estudo, publicado pela revista americana PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).
Leia mais...

Astronauta mostra aurora da ISS

Publicado em Terça - 13 de Março de 2012

A foto feita a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) mostra uma aurora austral sobre o mar, entre a Austrália e a Antártica. A imagem foi registrada pelo astronauta holandês Andre Kuipers no último sábado (10). Na última semana, a Terra recebeu grande volume de radiação solar, originado de erupções de plasma da estrela.
Leia mais...
Piloto desapareceu há 4 meses durante voo de paramotor em Cáceres (Foto: Arquivo Pessoal)
Piloto desapareceu há 4 meses durante voo de paramotor em Cáceres (Foto: Arquivo Pessoal)

Ossada que pode ser de piloto de MT deve ser encaminhada para análise

Publicado em Segunda - 27 de Fevereiro de 2012

Deve ser encaminhada para Cuiabá a ossada encontrada em uma fazenda de Cáceres, distante 210 km de Cuiabá. As suspeitas são de que os restos mortais encontrados são de Emílio Sales Monteiro, de 38 anos, que desapareceu em outubro do ano passado após decolar de paramotor na região.
Leia mais...

Genética explica família com pessoas azuis ao longo de diferentes gerações

Publicado em Quinta - 16 de Fevereiro de 2012

Nos Montes Apalaches, na América do Norte, uma linhagem reúne crianças de pele azul (literalmente!) desde os anos 1800. A fotografia assemelha-se a um efeito de Photoshop ou a uma imitação dos personagens do filme Os Smurfs. Mas a ciência finalmente conseguiu explicar o fenômeno: indivíduos da mesma família casaram-se entre si e os genes recessivos deram origem a uma mutação genética, caracterizada pela dificuldade em transportar oxigênio pelo sangue. A história ganhou destaque no jornal britânico Daily Mail.
Leia mais...
Imagem de satélite da Nasa feita em 2006 mostra a formação circular da cratera da Serra da Cangalha, no Tocantins
Imagem de satélite da Nasa feita em 2006 mostra a formação circular da cratera da Serra da Cangalha, no Tocantins

Iphan avalia tombamento de crateras no Centro-Oeste e no Norte do país

Publicado em Terça - 14 de Fevereiro de 2012

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estuda transformar a Serra da Cangalha, no município de Campos Lindos, no Tocantins, em patrimônio nacional ou paisagem cultural devido a uma cratera causada pela queda de um meteorito há 240 milhões de anos. 
Leia mais...