Notícias Política
Juiz nega pedido dos MPs e autoriza construção de VLT em Cuiabá
O juiz da 1ª Vara Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, negou pedido dos ministérios público Estadual e Federal para que ele próprio deixasse de julgar uma ação que impede a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), orçado em R$ 1,4 bilhão. O magistrado comparou o pedido dos integrantes do Ministério Público com uma prática "muito utilizada por acusadores de pertencerem ao crime organizado, quadrilhas e afins". A ação, agora, tramitará no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Leia mais...
Deputado propõe CPI da Cemat
Com 10 assinaturas, o que segundo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa dispensa a apreciação em plenário, o deputado Walter Rabello (PSD) apresentou um pedido para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o processo de privatização das Centrais ElétricaS Mato-grossense S/A, hoje Rede Cemat, que está em período de intervenção federal por ordem da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério das Minas e Energia, sob o comando do senador Edison Lobão.
Sindicato denuncia caos na Secretaria de Saúde
O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sisma/MT) afirma que, apesar de realmente ter alguns diretores da entidade filiados ao PPL, que tem candidato a prefeito de Cuiabá, as críticas feitas ao setor da saúde só retratam “o caos generalizado na saúde”.
Luciane cobra do executivo gestão do núcleo agropecuário
“Sem defesa sanitária não há COPA de 2014 neste Estado”, com esta afirmação a deputada Luciane Bezerra, PSB, manifestou seu apoio as reivindicações de melhores condições de trabalho do Sindicato Estadual dos Servidores Públicos do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso.
Cuiabá: juiz multa candidatos e partidos por propaganda irregular
Em três decisões proferidas em representações originadas de denúncias encaminhas à Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral e encampadas pelo Ministério Público Eleitoral, o juiz da 55ª zona eleitoral de Cuiabá, Paulo Márcio de Carvalho, determinou a aplicação de multas aos candidatos e partidos políticos que infringiram a determinação judicial que regulamentou o uso de propaganda eleitoral em cavaletes, placas, bandeiras e painéis. Cinco candidatos a vereador e três partidos receberam penalidades que chegaram a R$ 3 mil cada uma.
Leia mais...
Silval convida Hermínio Barreto para assumir liderança na Assembleia
O deputado estadual Hermínio Barreto (PR) foi convidado para assumir o cargo de líder do governo na Assembleia Legislativa. O parlamentar afirmou que primeiramente precisa conversar com o governador Silval Barbosa (PMDB) sobre o fato e somente depois é que irá decidir se aceita ou não o posto. Apesar desta postura, o nome de Barreto é dado como praticamente certo para ocupar a vaga deixada pelo antigo líder, Romoaldo Júnior (PMDB).
Silval rebate criticas e vê confusão de pleito com a atuação do Governo
O governador Silval Barbosa (PMDB) rebateu nesta quarta (12) as criticas que têm recebido de parlamentares que são candidatos à prefeito no interior do Estado, ou que têm parentes brigando pela sucessão municipal. Enfático, o peemedebista pontuou que os postulantes ao cargo eletivo estão confundindo eleição com atuação do governo. As afirmações foram feitas durante anúncio de protocolo de intenção de compras de máquinários para o setor agropecuário.
Nilson Leitão propõe mudanças na Lei Eleitoral
Leitão acrescenta à lei vigente, dois parágrafos que estabelecem normas ao tempo da propaganda eleitoral.
MPE aciona município para punir donos de terrenos baldios
A falta de limpeza em 159 terrenos baldios em Cuiabá e a inércia da prefeitura que não identifica e nem autua os proprietários para resolverem o problema motivaram o Ministério Público Estadual (MPE) a ingressar com ação civil pública com pedido de liminar contra a administração municipal sob comando do prefeito Chico Galindo (PTB). Na ação protocolada nesta terça-feira (11) pelo promotor Justiça Gerson Barbosa, foi requerido ao Judiciário que obrigue o município de Cuiabá a identificar e autuar os donos dos imóveis além da aplicação de multas. Ainda não há decisão na ação.
Silval assina protocolo que irá beneficiar pequenos produtores rurais do Estado
O governador Silval Barbosa assinou, nesta quarta-feira (12.09), um protocolo junto ao Banco do Brasil que irá garantir melhorias para os pequenos produtores rurais de Mato Grosso. O protocolo assinado por Silval e pelo superintendente do Banco do Brasil, Luis Carlos Moscardi, irá estabelecer a cooperação técnica para o financiamento de dez mil ordenhadeiras e cinco mil tratores destinados ao atendimento de agricultores familiares de Mato Grosso.
Leia mais...