Notícias Política
Presidente Riva diz que Assembleia não poderá instaurar CPI da Cemat
Proposta pelo deputado Walter Rabello (PSD) em setembro, a CPI da Cemat não terá prosseguimento na Assembleia. De acordo com o presidente do Legislativo José Riva (PSD), tecnicamente os parlamentares não têm legitimidade para investigar a empresa privada.
Ananias termina fase de demissões com menos de 500 exonerados
O prefeito Ananias Filho (PR) anunciou, ontem (25), o número de pessoas que foi demitido da prefeitura desde quando começaram os cortes na máquina pública.O republicano garantiu que exonerou 367 contratados, 106 comissionados e negou que o número possa a chegar a 1,5 mil, como chegou a ser anunciado. “Estamos enxugando ao máximo a nossa máquina e não vejo mais onde cortar neste caso”, disse o prefeito em entrevista concedida ao programa “Revista da Cidade”, exibido pela TV Rondon.
Promotor faz uso de estudo da ONU para melhorar a segurança pública em Diamantino e Alto Paraguai
Baseado em estudo da ONU, promotor quer mais policiais em Diamantino e Alto Paraguai
A Promotoria da Cidadania, que tem como titular em Diamantino e Alto Paraguai o promotor Milton Pereira Merquiades, detectou as deficiências no sistema de segurança pública dos dois municípios e instaurou o inquérito civil para haver mais estrutura física e humana para as Polícias Civil e Militar.
Leia mais...
Mauro Mendes mostra choro de esposa em hospital e Lúdio Cabral insiste em machismo
O tema machismo continua em voga no horário eleitoral em Cuiabá. O candidato Lúdio Cabral (PT) continua explorando os desdobramentos da “comparação” feita por Mauro Mendes (PSB), nos bastidores do debate da TV Record entre sua esposa e a do adversário. Para rebater, Mendes explorou um depoimento de sua esposa, feito às lágrimas, em um leito de hospital.
Mauro fará representação por abuso de poder e autoridade do secretário da Casa Militar
A coligação do candidato a prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) fará representação contra o secretário da Casa Militar, coronel Macedo, por crime de abuso de autoridade e uso da máquina pública conforme prevê a lei federal 4.898/1965 pelo que considerou "farsa eleitoral e armação" de compra de voto na noite de ontem coordenada pelo oficial militar. Mauro e assessores devem se reunir ainda nesta sexta-feira com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para tratar do assunto.
PF apreende mala com dinheiro que seria usada em campanha de Lúdio
A Polícia Federal apura uma denúncia de suposta compra de votos e ouve neste momento pessoas que foram convocadas a prestar esclarecimentos. A informação foi confirmada pela assessoria da PF, que não soube dar detalhes sobre o caso. O TRE, por sua vez, confirma a existência de uma denúncia em que um capitão da Polícia Militar estaria fazendo a escolta de uma mala com dinheiro a ser utilizado para "irrigar" a campanha de um candidato em Cuiabá. O caso corre sob sigilo.
TSE nega registro a candidata que concorreu sub judice no Nortão
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve indeferido o registro da candidata a vereadora em Marcelândia, Zuleide Aparecida Sales Vieira, em sessão de julgamento, ontem. Ela concorreu ao pleito no dia 7 deste mês, sub judice. A ministra relatora, Nancy Andrighi, apontou em sua decisão que "o recurso em exame não ultrapassa o juízo prévio de admissibilidade, visto que o recorrente deixou de indicar com clareza o dispositivo de lei supostamente violado, bem como não demonstrou a existência de dissídio jurisprudencial".
MPF pede novo mandado de desocupação da terra indígena em Mato Grosso
O Ministério Público Federal em Mato Grosso protocolou, ontem, um pedido para que a Justiça Federal expeça novos mandados de desocupação da terra indígena Marãiwatsédé. O pedido baseia-se nas decisões do Supremo Tribunal Federal, dos dias 17 e 18 de outubro. A saída dos fazendeiros e posseiros que ocupam a área indígena deveria ter acontecido até o fim do mês de setembro. Poucos dias antes do fim desse prazo, duas decisões do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspenderam a desintrusão, desobrigando, temporariamente, a saída dos ocupantes da área que pertence aos índios da etnia Xavante.
Mulher de Mauro, Virgínia Mendes chora na tv e rebate ataques de Lúdio
Virgínia contrapõe os ataques sobre "caso beijo" e senador rebate Lula
Em seu penúltimo programa eleitoral, o candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB) escalou o senador Blairo Maggi (PR) para responder as críticas do ex-presidente Lula e a esposa Virgínia Mendes para defendê-lo da censura das mulheres em relação ao episódio do beijo. No programa de Lúdio, eleitoras aparecem reprovando a postura do empresário que, ao ver o petista e a esposa Ana Regina se beijando no intervalo do debate da Record, comentou não ter inveja de Lúdio porque a sua esposa Virgínia é mais bonita que a do petista. “Mulher não pode ser tratada como um capacho ou um bibelô do marido. Mauro tem que mudar essa maneira de pensar”, diz uma eleitora petista.
Leia mais...
Cresce participação feminina nas eleições municipais deste ano
Cinquenta cidades brasileiras disputam o 2º turno no domingo. Dezessete são capitais, além de 33 municípios do interior com mais de 200 mil eleitores. Do total de cem candidatos, apenas oito mulheres continuam na disputa por uma prefeitura. Nas capitais, dos 34 candidatos, há apenas uma mulher: a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que disputa o segundo turno contra Arthur Neto (PSDB), em Manaus (AM). As informações são da Agência Câmara.