Notícias Política
Deputado de MT chora ao assumir presidência da Assembleia pela 6ª vez
Empossado na presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado José Riva (PP) chorou ao se dizer emocionado com a recondução ao cargo, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1º). Esta é a sexta vez que o parlamentar irá comandar a Casa de Leis, mas, segundo ele, "a sensação é a mesma de quando tomou posse pela primeira vez". Ele vai exercer a função durante o biênio 2013/2014.
Blairo Maggi afirma que agora aceitaria ocupar ministério no governo de Dilma Rousseff
Ex-governador de Mato Grosso, o senador Blairo Maggi (PR-MT) admitiu nesta sexta-feira (1) estar disposto a assumir um ministério no governo de Dilma Rousseff, posto cobiçado pelo bloco parlamentar “União e força”. Maggi é vice-líder do bloco no Senado.
Renan Calheiros (PMDB-AL) nos corredores do Senado pouco antes da eleição que definiu seu nome como novo presidente da C
Renan volta a presidir Senado após 5 anos
Renan Calheiros (PMDB-AL) nos corredores do Senado pouco antes da eleição que definiu seu nome como novo presidente da Casa (Foto: Ed Ferreira / Estadão Conteúdo). O Senado elegeu nesta sexta-feira (1º), com 56 votos, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente da Casa e do Congresso Nacional. Indicado pelo PMDB, maior bancada do Senado, e alvo de denúncia da Procuradoria Geral da República, Renan assume pela segunda vez o comando do Legislativo.
Derrotado no Senado, Taques quer discutir representação contra Renan
Derrotado na eleição para a presidência do Senado, o senador Pedro Taques afirmou nesta sexta-feira (1) que partidos indepentes vão discutir se apresentam representação contra o presidente eleito do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), no Conselho de Ética . O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou Renan ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.
Riva reassume prometendo controle de gastos e fiscalização
O deputado estadual José Riva (PSD) assumiu pela 6ª a presidência da Assembleia Legislativa prometendo foco no controle dos gastos públicos. A elaboração da chamada Lei da Eficiência, para coibir o avanço dos gastos da máquina pública foi à tônica do discurso durante a solenidade de posse, realizada na manhã desta sexta (1º).
Servidores do TRE-MT têm 30 dias para comprovar "ficha limpa"
Seguindo nova regra aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano passado, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), desembargador Rui Ramos, exigiu que, em 30 dias, os servidores do órgão apresentem certidões comprovando que não possuem nenhuma condenação em segunda instância por crimes listados na Lei da Ficha Limpa, que já vigora desde 2010 para barrar a candidatura de políticos a cargos eletivos.
Secretário destaca prioridades na Saúde
O novo secretário de Saúde do Estado, Mauri Rodrigues, garantiu nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, que os repasses feitos às Organizações Sociais de Saúde (OSS) que operam em Mato Grosso estão sendo feitos corretamente. “Inclusive ontem nós já repassamos alguns valores”, afirmou.
Mauri manda Henry para "escanteio" e quer acertar repasses
O progressista Mauri Rodrigues de Lima mal assumiu a secretaria estadual de Saúde e já jogou o ex-cacique do PP, deputado federal Pedro Henry, para “escanteio”. Em coletiva na tarde desta sexta (1º), o secretário evitou tecer críticas aos antecessores, mas pontuou, enfático, que a pasta seguirá o seu modelo de gestão. “O partido administra a secretaria, mas cada um tem seu jeito de trabalhar”, declarou.
Leia mais...
Justiça bloqueia bens de Riva e Bosaipo por suspeita de fraude
O presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD), o conselheiro afastado do TCE Humberto Bosaipo e outros oito servidores públicos tiveram os bens bloqueados pelo juiz em substituição legal na Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, Marcos Faleiros da Silva. A ação é referente ao ano de 2003, época em que Riva e Bosaipo atuavam como presidente e primeiro secretário da Mesa Diretora da AL, respectivamente. Eles são acusados de utilizar mais de R$ 65 milhões que teriam circulado pelas contas da Confiança Factoring Fomento Mercantil, empresa de propriedade de João Arcanjo Ribeiro.