Notícias Política
Câmara dos Deputados retoma votações após 2º turno da eleição
A Câmara dos Deputados deve retomar as votações de matérias importantes em novembro. Segundo o líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), neste mês não haverá votações em função do segundo turno das eleições. Para o parlamentar, o processo eleitoral poderia afetar as decisões dos deputados. "Todos os líderes, de governo e de oposição, fizeram esse acordo. Qualquer coisa que votarmos entre o primeiro e o segundo turno será marcado pela natureza política das decisões", afirmou.
TSE confirma inelegibilidade de Janete Capiberibe
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve, por unanimidade, a decisão que barra a candidatura de Janete Capiberibe (PSB-AP), política que perdeu o mandado por compra de votos nas eleições de 2002.
Pivetta afirma que vai esperar a "poeira baixar" para decidir futuro
O deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), que disputou sem êxito o cargo de vice-governador ao lado de Mauro Mendes (PSB), ainda não definiu qual vai ser o seu futuro político. “Primeiro vamos deixar a poeira baixar. Vou terminar o meu mandato e no futuro vamos discutir esse assunto. Se precisarem de mim para alguma coisa estarei à disposição”, afirmou o presidente estadual do PDT, que já foi prefeito de Lucas do Rio Verde por duas vezes, durante coletiva concedida a jornalistas.
Fabris não se reelege, mas votos tiram Barreto e beneficiam Satélite
O deputado Gilmar Fabris, barrado como ficha-suja, teve 20.885 votos, que foram apurados em separado e não computados pela Justiça Eleitoral. A decisão se essa votação entra para o bolo do quociente eleitoral sairá nos próximos dias, com julgamento do recurso impetrado pelo democrata. Se os votos forem validados, Fabris não conseguirá cadeira na Assembleia, mas provocará reviravolta nos números, ao ponto de tirar vaga de uma coligação e abrir espaço em outra.
Governo anuncia medida que prevê demissão de servidor envolvido em quebra de sigilo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira medida provisória que prevê a demissão, por justa causa, de servidores da Receita Federal envolvidos em quebra de sigilo fiscal de contribuintes.
Governo promete cortar mais de R$ 100 mi em gastos
O governo pretende “cortar” cerca de R$ 100 milhões em gastos até o final do ano para manter as contas do Estado no azul e respeitar todas as determinações previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. “É necessário tomar duras medidas orçamentárias financeiras”, ponderou o secretário estadual da Casa Civil, Éder Moraes, em entrevista concedida a jornalistas no Palácio Paiaguás nesta terça (5). Apesar disso, ele garante que as contas do Estado estão equilibradas e argumenta que a contensão é necessária devido a vários recursos advindos do governo federal não entrarem nas contas.
Com candidaturas sub judice, aumenta índice de votos nulos
O número de votos nulos em Mato Grosso é maior para vagas na Assembleia e Câmara porque 26 candidatos a deputado estadual e 10 a federal estão com seus registros sub judice. Assim, foram congelados 95,6 mil votos destinados a federal e 35,4 mil creditados a deputados estaduais. Entre os políticos que estão nesta situação aparece, por exemplo, o deputado federal Pedro Henry (PP), que disputou a reeleição.
Oscar Ribeiro confirma saída e novo presidente assume em novembro
O presidente estadual do Democratas, Oscar Ribeiro, enviou nota à imprensa afirmando que deixa o comando da sigla em Mato Grosso no dia 23 de novembro, quando encerra seu mandato. Ele negou ter recebido qualquer pressão dos irmãos Jaime Campos e Júlio Campos.
Daltro viu que gestão estava mal avaliada e decidiu demitir todo secretariado
Prefeito de Chapada demite todo o seu secretariado
Com uma gestão avaliada negativamente pela população, o prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiaba), Flávio Daltro (PP), tomou uma decisão "radical" e pediu para todos os secretários e chefes de seções colocarem os
Candidatos têm até o dia 2 de novembro para prestar contas de campanha
Os comitês financeiros, todo candidato, inclusive a vice e a suplente, e os diretórios partidários que optaram por arrecadar e aplicar recursos na campanha política deverão apresentar a prestação de contas final referente ao primeiro turno das Eleições Gerais de 2010 até o dia 2 de novembro de 2010. As informações deverão ser prestadas ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.