Notícias Política
Justiça anula promoção de Novacki e o rebaixa a major
A promoção ao posto de coronel da Polícia Militar do ex-secretário da gestão Blairo Maggi, Eumar Novacki, foi anulada pelo juiz da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular, Luiz Aparecido Bertolucci, que o “rebaixou” ao cargo de major. A decisão atendeu Ação Direta de Constitucionalidade (ADI), impetrada pela Associação dos Oficiais da PM-MT, contra a lei sancionada pelo ex-governador Maggi e executada pelo atual governador Silval Barbosa (PMDB).
Mulheres tiveram desempenho melhor na eleição ao Senado
Nas eleições, mais homens do que mulheres foram eleitos na disputa pelo Senado, mas o desempenho feminino --das 20 candidatas, sete foram eleitas-- foi melhor que o masculino --se elegeram 45 dos 185 candidatos.
Corregedoria da Assembleia de MS conclui amanhã análise de vídeo de "mensalão"
A Corregedoria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deve concluir nesta sexta-feira (8) a análise das declarações do deputado estadual Ary Rigo (PSDB) no vídeo que foi gravado pela Polícia Federal e que teve trechos divulgados na internet.
STF nega pedido de réus do mensalão para novo interrogatório
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira pedidos de réus no caso do mensalão de serem submetidos a novos interrogatórios. Breno Fischberg e Enivaldo Quadrado alegavam que devido à aprovação de uma lei em julho de 2008, que modificou o Código de Processo Penal, deveriam ser ouvidos novamente.
PV mantém apoio ao PT na disputa pelo governo do Pará
Independente da candidatura à presidente da República que o PV nacional decidir apoiar no segundo turno da eleição e que será anunciado dia 17, o diretório do partido no Pará continuará apoiando a candidatura da coligação "Acelera Pará", encabeçada pelo PT, que tenta a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa. Essa é uma garantia do presidente estadual do PV paraense, José Carlos Lima, que também integra Executiva Nacional do partido.
Roberto Turim disputa contra Marcelo Ferra o MPE
O atual procurador-chefe do Ministério Público Estadual (MPE), Marcelo Ferra, vai disputar a reeleição do cargo com o promotor Roberto Turim. A eleição acontece no dia 3 dezembro.
Oscar deixa presidência do DEM
Começou a movimentação interna no DEM para escolha do próximo presidente do partido em Mato Grosso. Presidente regional, Oscar Ribeiro deixa o comando da legenda no dia 23 de novembro, quando completa três anos de gestão. Se somados períodos extras, são quatro anos e quatro meses à frente da sigla. Nomes como do deputado estadual Dilceu Dal Bosco e do deputado federal eleito Júlio Campos são os mais cotados para assumir o comando democrata.
Dos 24 deputados, 8 são novatos na AL
Após a eleição do último domingo (3), quando os eleitores foram às urnas escolher, entre outros candidatos, aqueles que representarão o Legislativo estadual pelos próximos quatro anos, a população mato-grossense presenciou uma renovação nos quadros da Assembleia de um terço dos parlamentares. A Casa tinha 24 vagas em jogo e apenas dois dos atuais deputados não chegaram a tentar uma reeleição. A posse acontece no início de fevereiro do próximo ano.
Leia mais...
Senado paga R$ 157,7 mi ilegalmente, afirma TCU
Auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) encontrou irregularidades no pagamento do salário de milhares de servidores do Senado que tem gerado prejuízo estimado de R$ 157,7 milhões ao ano para a instituição.
Vozes do PSDB, o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão se elege federal e Gulherme Maluf garante reeleição na AL
Leitão e Maluf são o que restam do tucanato; partido se torna "nanico"
O PSDB em Mato Grosso já vinha se "encolhendo" nas últimas três eleições com derrotas majoritárias e, neste pleito, a situação ficou ainda pior. Quase naufragou por completo no barco furado do candidato a governador Wilson Santos, terceiro colocado nas urnas com somente 245.527 votos (16,55% dos válidos). Também foi derrotado ao Senado Antero de Barros, que perde pela terceira vez seguida. As outras duas foram para governador, em 2002 e 2006.