Notícias Política
Membro da "Frentona", Baltazar agora reclama do abandono de Silval
O presidente do diretório regional do PTN, Baltazar Ulrich, que durante a campanha eleitoral coordenou a chamada “Frentona”, coligação composta por PTN, PRB, PRP, PTC, PSC, PHS e PCdoB, que apoiou a reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB), se mostrou decepcionado com a ausência do grupo nas discussões para a composição de sua equipe de governo. “Ele nos esqueceu, mas isso não é novidade”, lamentou, em referência à reeleição do ex-governador Blairo Maggi (PR), em 2006.
Operação que investiga fraudes no Araguaia é prorrogada por 30 dias
Será prorrogado por 30 dias o inquérito da Polícia Federal que investiga fraudes em licitação na região do Araguaia que conforme dados da Controladoria Geral da União (CGU) gerou prejuízos de R$ 38 milhões aos cofres públicos. Isso se deve a decisão da juíza Vanessa Perenha Gasques que rejeitou parecer do Ministério Público Federal (MPF) para prorrogar a prisão dos 26 envolvidos na Operação Atlântida. Com a liberação dos acusados, a delegada Luciane Alves não conclui mais as investigações nesta semana conforme previsto inicialmente.
Jayme é acusado de perseguir um policial do Senado; democrata nega
O senador Jayme Campos (DEM) é acusado pelo policial legislativo federal Rubens de Araújo Lima de perseguição. Rubens, que trabalha no Senado a 27 anos, cita Jayme como sendo um de seus desafetos. Conforme o site Congresso Em Foco, o servidor afirma que o democrata alterou a rotina dele por meio de uma providência operacional para prejudicá-lo.
Stábile e Jacob conseguem adiar julgamento de ação disciplinar
Os juízes afastados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Evandro Stábile, que presidia a Casa, e Eduardo Jacob, conseguiram adiar a decisão do Pleno sobre o julgamento de seus processos. Na sessão desta quarta (24), o relator do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que apura o suposto envolvimento de ambos num esquema de venda de sentenças, desembargodor Márcio Vidal, decidiu encaminhar o caso para o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).
Thelma deixa vida pública para se dedicar à memória de Dante
A deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) pretende, após concluir o mandato e depois que deixar a direção do PSDB, se dedicar à memória do marido Dante de Oliveira, ex-governador e autor do movimento “Diretas Já” pela redemocratização do país. Por isso, a líder tucana já descartou, inclusive, disputar a Prefeitura de Cuiabá.
Procurador pede cassação de Silval e Chico Daltro por compra de votos
O procurador regional eleitoral, Tiago Lemos, reformulou seu parecer durante sessão Plenária, na noite desta quarta-feira (24), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), e pediu a cassação do mandado do governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) e de seu vice Chico Daltro (PP) por compra de votos.
Deputado eleito foi submetido a teste para saber se sabia ler e escrever
Promotor pede condenação de Tiririca por falsidade ideológica
O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes concluiu na quarta-feira (24) as alegações finais do processo no qual o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR), é acusado de falsidade ideológica. Ele pediu a condenação de Tiririca.
Tiririca, o deputado mais bem votado do país, com 1,3 milhão de eleitores, é réu em uma ação penal que apura se houve fraude na declaração de escolaridade entregue à Justiça Eleitoral durante o processo de registro de sua candidatura. No dia 11, ele se submeteu a testes de leitura e escrita que devem servir de base para a decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, responsável por julgar a ação penal.
Tiririca, o deputado mais bem votado do país, com 1,3 milhão de eleitores, é réu em uma ação penal que apura se houve fraude na declaração de escolaridade entregue à Justiça Eleitoral durante o processo de registro de sua candidatura. No dia 11, ele se submeteu a testes de leitura e escrita que devem servir de base para a decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, responsável por julgar a ação penal.
Pedido de vista adia julgamento de Ivan, que tenta voltar ao Legislativo
Com o mandato cassado pela juíza da 55ª Zona Eleitoral, Ana Cristina Silva Mendes, em 5 de agosto, o ex-vereador por Cuiabá, Ivan Evangelista (PPS), vem recorrendo sem sucesso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar reverter sua situação. Com negativas ao pedido de liminar e ao agravo regimental, o parlamentar chegou a desistir de sua candidatura a deputado estadual.
Dos 141 municípios, somente 5 ainda não foram julgados pelo TCE
Dos 141 prefeitos de Mato Grosso, 136 já tiveram suas gestões avaliadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Desses, 16 tiveram as contas anuais do exercício de 2009 julgadas irregulares e receberam multas. Entre eles, 12 ainda foram condenados a restituir os cofres públicos por algum gasto indevido. Das 136 cidades, 20 ainda devem voltar à pauta do Tribunal para o julgamento das contas de gestão, já que apenas as contas de governo foram apreciadas. As outras cinco, entre elas Cuiabá e Várzea Grande, passarão pela auditoria dos conselheiros do TCE até a primeira semana de dezembro.
Cúpula nacional do PPS avalia amanhã possível fusão com o PSDBv
A executiva nacional do PPS realiza amanhã, em Brasília, um encontro que pode indicar um novo rumo para a sigla. Os principais assuntos a serem discutidos serão a formação de um bloco de oposição no Congresso Nacional e a possível fusão com os tucanos para a fundação de um novo partido.