Notícias Política
Sarney Filho elogia Marina após crise no PV
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (25), o deputado Zequinha Sarney (PV-MA) elogiou Marina Silva, ex-senadora que disputou a Presidência pela legenda em 2010. Em resposta à crise interna na legenda, Zequinha disse que “não aceita” a tentativa de intriga com Marina.
Deputado do PT teria recebido dinheiro de Arruda
O deputado distrital Chico Leite (PT-DF) é acusado de pedir dinheiro ao ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda para se lançar candidato ao Senado em 2010.
AGU quer afastar juiz que não aplicou Lei Maria da Penha e disse que "o mundo é masculino"
A AGU (Advocacia-Geral da União) recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para manter o afastamento de um juiz de Minas Gerais que não aplicou a Lei Maria da Penha em casos de agressões contra mulheres. Ele havia sido afastado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), mas, por meio de liminar, conseguiu o retorno à 1ª Vara Criminal e ao Juizado da Infância e Juventude de Sete Lagoas.
Presidente da OAB diz que voto de Fux frustra sociedade
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou por meio de nota que o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luix Fux, contra a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa em 2010, "frustra a sociedade". Ele afirmou, no entanto, que "tal fato não significa uma derrota" por que a iniciativa popular "é constitucional e será aplicada às próximas eleições".
Ficha Limpa: Leitão crê em mandato e Ságuas contesta
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) provocou alvoroço no meio político mato-grossense, pois com o entendimento de que a Ficha Limpa não vale para eleição de 2010, o quadro para deputado federal poderá ser alterado. O ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), pode assumir a vaga do petista Ságuas Moraes (PT).
Advogado acredita que TCE tenha extraviado defesa de Vilceu Marchetti
A defesa do ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Vilceu Marchetti, alega que o cliente apresentou justificativa para a evolução patrimonial de quase nove vezes e que o documento deve ser sido extraviado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que denegou a declaração de bens do empresário diante de indícios de enriquecimento ilícito.
Líder do governo na AL, Romoaldo Júnior marcou reunião de emergência para hoje com a bancada
Educação e Saúde na mira dos deputados
A aprovação de um requerimento para se realizar uma auditagem contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas contas da Secretaria de Educação (Seduc), referente aos exercícios de 2009 e 2010, provocou alvoroço na sessão matutina de ontem e o confronto entre os deputados José Riva (PP) e Ademir Brunetto, líder do PT, e acabou se tornando uma disputa partidária. Apresentado em nome das lideranças partidárias e da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), mas articulado pelo presidente José Riva, a fiscalização exigirá a contratação de uma empresa externa para a análise contábil, disse Riva.
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, vai oficializar o médico Antonio Pires para a Secretaria de Saúde
Médico de SP sucede Maurélio na Saúde
O novo secretário de Saúde de Cuiabá será o médico de Presidente Prudente, São Paulo, Antônio Pires. Ele vai substituir Maurélio Ribeiro, que pediu para deixar a Pasta. Especialista em gestão hospitalar, Pires foi uma escolha pessoal do prefeito Chico Galindo (PTB), que não quis atender nenhuma reivindicação política para o cargo.
Assembleia também investigará desmandos na Sinfra
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso também vai contratar uma auditoria privada para investigar denúncias de improbidade, abuso de poder, tráfico de influência, direcionamento em licitações, beneficiamento etc na Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), atualmente Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana de Mato Grosso (SETPU).
Presidente do Sinterp pede atenção a Silval para sucateamento da Empaer
A pesquisa e a extensão rural no Mato Grosso estão sucateados, com escassez de funcionários, falta de apoio e estrutura para trabalhar e desenvolver a agricultura familiar do Estado. O alerta foi feito pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp), Gilmar Brunetto, que participou em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural.