Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 24 de Março de 2011 às 07:40
Por: ANA ROSA FAGUNDES

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, vai oficializar o médico Antonio Pires para a Secretaria de Saúde
O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, vai oficializar o médico Antonio Pires para a Secretaria de Saúde
O novo secretário de Saúde de Cuiabá será o médico de Presidente Prudente, São Paulo, Antônio Pires. Ele vai substituir Maurélio Ribeiro, que pediu para deixar a Pasta. Especialista em gestão hospitalar, Pires foi uma escolha pessoal do prefeito Chico Galindo (PTB), que não quis atender nenhuma reivindicação política para o cargo.

Em reuniões com servidores da Saúde, Galindo já havia deixado claro que não usaria a secretaria como “moeda de troca”. O prefeito é de Presidente Prudente, cidade onde foi contratar o novo secretário. Antes de vir para Cuiabá e fixar negócios, o petebista já foi candidato a prefeito daquela cidade.

Antônio Pires terá a missão de contornar a crise no setor, que é um dos que mais recebem críticas na capital. Ele será o sétimo secretário de saúde de Cuiabá, num período de seis anos.

Desde o começo da gestão de Wilson Santos (PSDB), em 2005, até chegar a Galindo, que era vice de Wilson, passaram pelo órgão Aray Fonseca, Eugenia de Carvalho, Elias Fonseca, Guilherme Maluf, Luiz Soares e, por fim, Maurélio Ribeiro.

Maurélio anunciou que deixaria a Secretaria no começo do mês, antes do Carnaval. Ele estava à frente da Pasta desde dezembro de 2009, quando Wilson Santos ainda era prefeito (PSDB) da cidade. Quando o tucano deixou a prefeitura para ser candidato ao governo, ficando a cidade sob o comando do vice Chico Galindo, Maurélio continuou no cargo. Porém, ele já manifestava vontade de deixar a Pasta desde o começo do ano, porém a pedido do prefeito continuava à frente de uma das secretarias mais difíceis de serem comandadas da administração municipal.

O novo secretário já conhece a capital. Antes de ser eleito deputado estadual, em 2006, Chico Galindo foi diretor do Hospital Geral Universitário (HGU) e convidou Antônio Pires para ajudar na administração do Hospital. Depois que deixou o cargo, o médico voltou para Presidente Prudente.

Também foi cogitado o nome do médico Aray Fonseca para retornar ao cargo, já que foi secretário em 2005. Ele atenderia uma cota partidária, já que é da mesma legenda do prefeito, o PTB.

A secretária de Saúde tem o terceiro maior orçamento do município. Conforme a lei orçamentária aprovada no ano passado, a previsão é de R$ 306,7 milhões para o setor, perdendo apenas para Infraestrutura e Educação.

Maurélio já fez um balanço da gestão, dos projetos em andamento e os que ainda não foram aprovados, e o apresentou para o conselho de saúde do município, para que a Secretaria não tenha prejuízo com a descontinuidade das ações. Ele também ficará à disposição no novo secretário para dar orientações e fazer a transição da gestão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/69901/visualizar/