Artigos
Opinião Comunicação
O comportamento de hoje está relacionado com um dos maiores problemas que as empresas enfrentam no seu dia a dia: Problemas de comunicação! O bom comunicador não é aquele que fala bem e sim, aquele que tem a certeza de que a pessoa entendeu bem o que ele falou.
Opinião Fazer o bem faz bem!
Ao assistirmos aterrorizados aos noticiários trágicos sobre as enchentes que fazem vítimas em diversas regiões do país, questionamo-nos sobre vários aspectos de nossa própria vida. Entre elas: a fragilidade do viver independente da situação socioeconômica e o que é realmente importante na vida: família, amigos, moradia, ter uma alimentação e educação satisfatórias e principalmente, ESTAR VIVO.
Opinião Professor Aecim
Neste domingo, minha mulher Carmem e eu, tivemos a felicidade de estar no almoço de 50 anos de casados do Professor Aecim Tocantins e de dona Celita, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Escrevo este artigo em homenagem aos 50 anos do casamento deles, mas também, pelo que representou como referência da cultura cuiabana.
Opinião A nobre missão de servir
A tragédia comove e mobiliza a população para a ajuda humanitária. Empurrados pelo impacto dos fatos e, principalmente, pela cobertura midiática, autoridades, instituições e pessoas solidárias, enviam donativos e realizam trabalhos iniciais de socorro, ações que, no momento, confortam, amenizam as dores e o sofrimento. Mas, assim que o problema sai das manchetes, muitos esmorecem e sequer cumprem o mínimo prometido. Emagrecem a ajuda anunciada de milhões e a prestação de serviços que resolveriam os problemas das regiões afetadas. Isso se tornou um círculo vicioso.
Opinião Mentiras sobre o Rádio cuiabano
Uma brincadeira falada mais de três vezes, passa a ser verdade, cultura, tradição e até lenda. Cultura de uma semana apenas, tradição de mês e lenda de menos de ano. Só aqui.
Opinião Brilho e Sujeira
Partindo de Lisboa, depois de alguns pares de horas, o avião chega ao Brasil. Aqui, ao contrário de lá, nesta fase do ano, predominam o calor e as chuvas. Neste aspecto, a cidade do Rio de Janeiro lembra muito Cuiabá, enquanto a Capital paulista não perde sua pose, com a garoa sendo uma espécie de “marca registrada”. Mas não demoraram muito para os pingos d’água se tornar mais grossos, e, novamente, se ter cenas de destruição e de corpos soterrados.
Leia mais...
Opinião A trajetória do herói
Onde quer que nos encontremos, seja numa grande metrópole ou morando numa caverna no meio de uma selva inóspita, viver é passar pelos mesmos estágios, da infância à maturidade sexual, a transformação da dependência para a responsabilidade, o namoro e o casamento, a velhice com a perda gradual da capacidade física, até a morte, estes foram os desígnios de nossos antepassados e certamente serão os nossos.
Opinião Autoridades!
Um calção básico, tênis comprado no paraguaizinho, camiseta de propaganda e um bonezinho - tudo distribuído pelo governo. Pronto. Depois, só falta vontade para conhecer a nossa realidade social, e, se possível, realizar alguma coisa nessa área tão abandonada!
Opinião No ar, distante da população
As empresas aéreas fazem com os passageiros no Brasil o que as empresas de ônibus não são capazes de fazer. É uma grande certeza na falta de impunidade que estimula, anos e anos, essa relação unilateral e desrespeitosa em nosso país hoje. Aos passageiros, todas as taxas e punições possíveis. Às companhias aéreas, toda benevolência e complacências dos brasileiros e dos órgãos reguladores.
Opinião A demagogia do desarmamento policial
Mais uma vez, os policiais brasileiros são importunados pelos demagogos de sempre, que pouco ou nada conhecem de segurança pública mas fazem questão de palpitar sobre o assunto, mesmo que suas idéias, se adotadas, coloquem em risco a vida dos policiais e daqueles a quem a classe tem o dever constitucional de proteger.