Artigos
Opinião O diabo na casa da farinha
Um domingo sombrio amanheceu no céu brasileiro. Centenas de jovens gaúchos perderam a vida no trágico incêndio da boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), deixando outras centenas de feridos e um país inteiro consternado. A presidente Dilma Rousseff deixou a 1ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia e, emocionada, chorou diante das câmeras. As autoridades brasileiras lamentaram. Nas redes sociais e em todos os veículos de comunicação, cidadãos e profissionais se mobilizaram. Um dia dramático.
Opinião Dica a Mendes e João Emanuel
A Câmara Municipal tem mais assuntos para tratar do que traições partidárias. Esse é um tema que deve ser analisado internamente, embora tenha sérias dúvidas de que a eleição da mesa diretora, mesmo contrariando orientação partidária, vá render qualquer sanção administrativa aos correligionários. É preciso superar o tema, porque da fricção entre executivo e legislativo, dificilmente surgirá algo produtivo para Cuiabá. Ademais, não é nenhum pouco inteligente criar uma pauta negativa em termos de comunicação social.
Opinião Discurso oficial e realidade
Costuma-se dizer que contra fatos não existem argumentos, capazes de alterar a realidade, que é concreta e objetiva e por mais belo que sejam os discursos a realidade acaba desmistificando todas as formas de manipulação que os governantes utilizam para enganar a opinião pública.
Leia mais...
Opinião Passagem
Desmarcar um compromisso por motivo justo faz parte da rotina da nossa vida. “Assim estava escrito há dez mil anos”, dizia Nelson Rodrigues, o dramaturgo maldito. Ele sempre acreditou que para o inevitável não há prevenção.
Opinião Não Chegou à Hora da Renovação
Renovação tornou-se, em pouco tempo, a palavra da moda. Bastante dita por quem está ou deve assumir cargos na administração pública, bem como por aqueles que farão parte do Legislativo. Ela virou até parte de título de textos que, para não fugirem do óbvio, também realçam o seu sentido. O que engrossa o coro da cantilena. Ainda que se perceba certa desafinação. Pois o verbo renovar não está preso a cronologia, nem se acha unicamente relacionado a pouca idade, e, tampouco, tem o mesmo significado do substituir ou do simples trocar.
Leia mais...
Opinião Remédio para estresse
Fiz uma rápida viagem para São Paulo. Ouço sempre falar que qualquer viagem, por pequena que seja, ajuda a combater o estresse. Para mim a terapêutica não funcionou, muito pelo contrário, fiquei estressadíssimo.
Opinião Brasil — berço de Esperança
O Brasil é o berço de esperança de uma sociedade em que, a despeito de todos os dissabores, será possível viver em Paz consigo mesmo e com o próximo. Trata-se de terra generosa, em que a Solidariedade assumirá o papel de garantir o ensejo de uma vida próspera para todos, como descreveu o filósofo e sociólogo italiano Pietro Ubaldi (1886-1972): “A grande qualidade do Brasil, o que estabelece sua função vital, é o sentimento, o coração. Nesta terra estão as raízes daquela expansividade de afetos, que é a qualidade humana que, mais tarde, evoluindo, será a mais apta a sublimar-se no amor evangélico”.
Opinião Ano que vem
Dezembro é um mês totalmente diferente dos demais. Não por ser ele o das tradicionais festas de final de ano - em que brindamos os doze meses que se findam com os seus feriadões prolongados - o mês do Papai Noel, festinhas, presentes ocultos ou não, abraços, viagens e o décimo terceiro salário, que para alguns chega ao décimo sexto. Dezembro é diferente porque possui uma característica única.
Opinião Maior expectativa de vida
O avanço tecnológico, atrelado à melhoria substancial do conhecimento científico, permitiu as pessoas uma maior longevidade. O que se procura é proporcionar qualidade de vida e uma existência feliz às populações que estão vivendo mais. Um dado significativo nos permite avaliar que; nas últimas três décadas, a expectativa de vida aumentou 11 anos no Brasil.
Obviamente, essa melhoria substancial da expectativa de vida é algo a ser comemorado, porém devemos também nos preocupar com o atendimento médico, ambulatorial, assim como, com a medicina preventiva.
Obviamente, essa melhoria substancial da expectativa de vida é algo a ser comemorado, porém devemos também nos preocupar com o atendimento médico, ambulatorial, assim como, com a medicina preventiva.
Opinião Estamos prontos
É inevitável! Em dezembro sempre paramos para avaliar um ciclo que se encerra e o outro que se inicia. O ano de 2012 foi de muito trabalho e grandes conquistas para o setor produtivo. E neste período, desaceleremos para refletir mais, avaliar com calma o que fizemos e quais os caminhos seguiremos em 2013.