Artigos
Opinião Ser ou não ser, que confusão!
Na falta de oposição orgânica na sociedade ou nos partidos, os problemas do Governo Silval Barbosa estão no próprio Governo Silval Barbosa. Entre os vários que surgem, destaco a confusão envolvendo a ida da deputada Teté Bezerra (PMDB) para a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, o que permitiu a posse do primeiro suplente da coligação, Emanuel Pinheiro, do PR. Ato contínuo, o segundo suplente da coligação e primeiro do partido de Teté, Daltinho de Freitas, consegue na justiça pegar para si a vaga de Teté – que estava ocupada por Emanuel - de forma barulhenta, o que desagradou ao Paiaguás. Em resposta, Daltinho toma posse afirmando que continua caititu, mas agora fora do bando!
Opinião É hora da meritocracia
A constrangedora batalha por cargos travada neste início do Governo Dilma Roussef corrobora o midiático estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que mostra ser exagerado, na comparação com países emergentes e desenvolvidos, o modelo do Estado brasileiro de nomeações de cunho político. São cerca de 22 mil vagas de comando e assessoria em autarquias, áreas técnicas dos ministérios e departamentos dos distintos órgãos da União.
Opinião Virando a mesa na vida profissional
Então ela entrou eufórica em minha sala de atendimento, me mostrando umas folhas que, segundo ela, traduziam exatamente o que sentia naquele momento. O titulo da matéria encontrada num blog era: “Why I hate my job” (Porque odeio meu trabalho).
RENATO GOMES NERY
Opinião Legitimidade do Exame de Ordem
As manchetes dos jornais de hoje estampam a concessão de liminar pelo Juiz da 1ª Vara de Justiça Federal de Cuiabá para que o OAB/MT inscreva os 30 impetrantes de um mandado de segurança nos seus quadros, independente de Exame de Ordem.
Leia mais...
Opinião A força do povo egípcio
Em 25 de janeiro de 2011 o noticiário brasileiro começou a mostrar as reuniões na praça Tahrir do Cairo que desencadearam na queda do presidente do Egito Hosni Mubarak depois de trinta anos no poder.
Opinião Confiança é um ato de fé
Confiança é dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro.
Opinião Terras à vista
Desde que Galileu criou um telescópio melhor que o de Hans Lippershey e fez algo impensável, apontou-o para os céus, a Astronomia nascera e passou de uma ciência estática para um dinamismo cada vez mais incrível. Muitas descobertas foram feitas e grandes astrônomos surgiram, entre os quais destaco Hubble e Lemaitre.
Opinião Investir antes que a luz se apague
Os apagões estão em alta. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), as interrupções no fornecimento de eletricidade quase dobraram nos últimos dois anos. Esse é um significativo sinal da necessidade de providências que não fiquem restritas ao discurso fácil e minimizador do problema, intentando pelo ministro Edson Lobão, das Minas e Energia. O governo, titular das concessões, tem de criar meios e exigir que o setor receba os devidos investimentos para, com isso, garantir a energia necessária à atividade econômica e ao desenvolvimento nacional.
Opinião Alerta aos servidores
Os Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, através dos sindicatos da Área de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes) Saúde e Meio Ambiente (Sisma), e dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) reivindicaram a reestruturação das carreiras no encerramento da greve geral que ocorreu no final do mês de março de 2010 após acordo com o Governo do Estado.
Opinião Apenas Uma Reflexão
Reiniciou-se o ano letivo. Uma ou outra instituição que ainda está com as portas fechadas, deve reabri-las após o carnaval. A opção por agora, portanto, ficou por conta da maioria. Isso se justifica, assim como a minoria tem lá suas razões. Não cabe, aqui, trazer as tais justificativas para a discussão. Afinal nenhuma delas deixará de cumprir o calendário exigido. O importante, então, é realçar a motivação reinante entre alunos e professores. Embora se saiba que estarem motivados não constitui tudo dentro de um educandário superior. Sentimento relevante, sem, contudo, ser tudo. Sobretudo quando se percebe que o impulsionar dessa dita motivação – pelo menos em sua grande parte – vem do reencontro e/ou do encontro.