Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Segunda - 07 de Janeiro de 2013 às 21:07
Por: Juacy da Silva

    Imprimir


Costuma-se dizer que contra fatos não existem argumentos, capazes de alterar a realidade, que é concreta e objetiva e por mais belo que sejam os discursos a realidade acaba desmistificando todas as formas de manipulação que os governantes utilizam para enganar a opinião pública.

Depois de oito anos, o julgamento do Mensalãoserviu para desmistificar meias verdades ou até mesmo distorções que o Governo Lula quando diziam que tudo não passava de intriga da oposição ou manipulação dos meios de comunicação, a serviço das elites.

Os fatos demonstraram que o Mensalão existiu e que Lula realmente não sabia, apesar de que a quadrilha estava instalada logo abaixo de seu gabinete, da mesma forma que a mais recente quadrilha operava a partir do Gabinete da Presidência em SP, ou então sabia e tentou “mudar” a realidade com um discurso falso.


Em 2009, quando as eleições presidenciais estavam sendo gestadas nas entranhas do Governo, o discurso enfatizava que o Brasil era uma ilha de bem-estar, paz, prosperidade em meio a um mundo em crise generalizada.

Todos os integrantes do governo faziam questão de enfatizar que o Brasil estava navegando em “um céu de brigadeiro” e este voo deveria continuar pelos próximos cinco ou dez anos, desde que o povo escolhesse para suceder Lula alguém com ele afinado/alinhado.

A escolha acabou recaindo na ministra-chefe da Casa Civil, atual Presidente Dilma, consagrada nas urnas e em todas as pesquisas de opinião pública, superando até mesmo os índices de popularidade de seu criador.

Mudou o governo, mas muita gente continuou para que Lula, o PT e demais partidos que dividem cargos, benesses e “oportunidades” pudessem manter-se de fato no poder.

O discurso ufanista permaneceu em todas as áreas: na gestão pública (apesar dos vários escândalos de corrupção que vieram a tona nesses dois anos de governo Dilma), na economia e nas mais diversas áreas de atuação do Governo Federal.

Há pouco mais de um ano, as projeções econômicas, realizadas pelo Governo Dilma pintavam o Brasil como o mesmo mar de rosa dos últimos anos do Governo Lula. Tais “projeções” indicavam índices de crescimento do PIB como próximas ou acima de 4,5% ao ano, com inflação abaixo de 4,0%, superavit comercial forte, taxas de juros baixas.

Agora, a realidade parece que começa a mostrar a sua cara. O grupo britânico The Economist Intelligence Unit e os Departamentos Econômicos dos Bancos Itaú e HSBC e outros organismos internacionais informam que nos três primeiros anos do Governo Dilma o Brasil está muito diferente do que era ‘vendido” nos discursos oficias.

A média do crescimento do PIB no periodo 2011/2013 é bem abaixo da maioria dos países da América Latina e lanterna da América do Sul, apenas 2,4% ,muito distante da média dos BRIC, quando o Brasil fica fora do cálculo. Em 2012 nosso PIBinho cresceu apenas 0,98% quando as projeções oficiais diziam que o país ia crescer até 4,5% neste ano que se findou.

O indice de investimentos do Brasil é o mais baixo da região e dos países emergentes, apenas 18%. As taxas de inflação no período superaram 6,0% e corroi o poder de compra dos salários.

Em meio a tudo isto o povo continua “otimista” e os índices de popularidade de Dilma/Lula e de seu Governo estão nas alturas. Parece que o discurso oficial se não consegue mudar a realidade, faz a cabeça do povo que continua sendo manipulado. Afinal vamos ter a copa das confederações, a Copa de 2014 , as olimpíadas e muitos carnavais.

A realidade que se dane, dizem que o povo gosta mesmo é de discurso bonito!

JUACY DA SILVA é professor universitário da UFMT, mestre em Sociologia.
professor.juacy@yahoo.com.br
Twitter@profjuacy
www.professorjuacy.zip.net

 


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/136/visualizar/