Artigos Opinião
Procons e suas incongruências
Quando assistimos as “autoridades fiscais” dos Procons de Cuiabá alardarem, via imprensa, que deflagraram rígida fiscalização no comércio, principalmente nas lojas dos shoppings, justamente na época de maior movimento no comércio, eu finco a me indagar: Porque estes órgãos que se dizem defensores dos interesses dos consumidores, só pensam em multar e não em orientar o comércio? E aparecem logo agora, na época de maior movimento no comércio, quando as lojas estão desarrumadas.
Educação de berço
A mais importante educação que alguém possa receber é aquela que vem de casa. O lar é a primeira escola na vida de uma criança. Os pais têm uma missão divina. Burilar a mente de seus filhos, transmitindo-lhes os valores que irão servir de base para a formação de seu caráter e personalidade: moral, ética, disciplina, respeito aos mais velhos e às instituições. Esses valores, quando bem incorporados à mente das crianças, as acompanharão pelo resto de suas vidas.
Eficiência, prioridade da gestão pública
Vícios de interpretação vêm prejudicando o Brasil há bom tempo. Por ausência de um bom entendimento disseminou-se a ideia de que um gestor público eficiente é necessariamente um gastador e, assim, suas iniciativas ou obras exigem um antecipado aporte de dinheiro, o que, em termos de governo, se traduz em aumento de imposto ou criação de um novo.
Displicência e Glamour
Em meios a aplausos, alegrias e até emoção, os candidatos eleitos foram diplomados. Participavam da referida cerimônia, inclusive, políticos tidos como “ficha suja” ou “limpa”. Não na condição de assistência, nem na de coadjuvantes. Mas, isto sim, no papel de protagonistas. Protagonistas que tiveram carimbado os passaportes nas últimas horas que antecederam a festa.
Boas Festas!
Iniciamos com o Natal uma maratona festiva, passando pelo Ano Novo e, para a maioria, férias. E para muitos, férias nas praias, com direito a muita comida e bebida. Ou seja, é uma época insalubre. E, para piorar, os cientistas do Harvard Medical School, dos Estados Unidos da América, descobriram que são nestes dias de festa que se verificam um aumento de casos de depressão, abuso de álcool e drogas, suicídios e violência doméstica. É uma época propícia para revelar sérios problemas mentais. Acontece no fim do ano eventos que geram ansiedade, como exames escolares, excesso de gastos, desejo de encontro familiar, dificuldades para famílias separadas pelo divórcio e, ainda, metas impossíveis para o ano novo.
Refertos de esperança
Grandes infortúnios deixariam de ocorrer se reconhecêssemos que as decisões mal tomadas por dirigentes políticos transparecem o nosso marasmo, consentimento e silêncio.
Mistérios do Banco do Brasil
Os bancos privados foram aquinhoados pelo governo federal desde sempre. Os sindicalistas que se tornaram donos do Brasil se armaram paradoxalmente de espingardas de chumbo grosso e atiram naqueles seus próprios companheiros que levantam bandeiras estatais.
De olho no jovem empreendedor
O jovem brasileiro esbarra em diversos obstáculos quando o assunto é poupar. O imediatismo da vida moderna, o mercado de consumo, a publicidade e as facilidades para se adquirir determinado bem colaboram para que a nova geração muitas vezes não saiba a melhor maneira de investir ou economizar.
Dilma Rousseff começa mal
Mas ainda está zunindo nos ouvidos de todos os brasileiros e as brasileiras as promessas de investimentos de dois milhões de moradias e seis mil creches feitas repetidas vezes pela candidata, com ênfase avermelhada num misto de ódio de quem duvidasse e de certeza aos que nela confiassem.
A (falta de) solução do sistema prisional
O Brasil possui quase 500 mil detentos, a terceira maior população carcerária do mundo. Fica atrás apenas de Estados Unidos e China, cujas populações gerais são muito maiores que a brasileira. Pior é que o número de apenados brasileiros aumentou 400% nos últimos 20 anos, período em que a população nacional cresceu apenas 28%. Mais preocupante ainda é a falta de resolutividade.