Artigos Opinião
Economizar: A melhor forma de começar 2011 com o pé direito
Depois das eufóricas compras de Natal e das merecidas comemorações de Ano Novo é o momento de pensar em colocar em prática os projetos sonhados para 2011. Mas a grande questão é como capitalizar tais planos e ao mesmo tempo resistir a tantas tentações da moderna sociedade com a demanda por consumo e bem-estar. As possibilidades são tão sedutoras que fazem brilhar os olhos e saltar os cartões de crédito para comprar.
Médicos sem medalhas de honra
A missão dos médicos no dia de hoje transborda os limites da vida. Corredores de desesperados, a grande maioria detentores do bolsa família, a “salvação” do Brasil que prova aos nossos filhos que estudos, faculdades, profissões e trabalho são meros detalhes. O que vale “é a inteligência”.
Alerta aos servidores
Os Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, através dos sindicatos da Área de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes) Saúde e Meio Ambiente (Sisma), e dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) reivindicaram a reestruturação das carreiras no encerramento da greve geral que ocorreu no final do mês de março de 2010 após acordo com o Governo do Estado.
Voto de Minerva
Uma das metáforas mais usuais quando alguém tenta mostrar a outrem que a democracia começa pela atitude do indivíduo, com a participação e o voto de cada pessoa, é aquela segundo a qual o seu voto vai decidir o futuro da sua cidade, estado, nação.
Os desaparecidos políticos
A deputada Maria do Rosário Nunes, nova ministra dos Direitos Humanos, tomou posse criando polêmica. Seu discurso, de tom grave, prega a aprovação da Comissão da Verdade e uma grande mobilização em favor do esclarecimento dos casos dos desaparecidos políticos do regime militar.
Dia de posses
Não assisti pela televisão à posse dos nossos novos governantes. Nada a ver com a noite do Réveillon, que passei na mais santa paz de Deus no meu sobradinho. Recebi o Ano Novo ao lado de duas irmãs, dois cunhados, um sobrinho e sua mulher e uma cunhada - minha sócia em negócios literários.
Muito além do perfume
Paris é grandiosa. Vir à Europa e não chegar até ela pode-se dizer que não pisou em terras europeias. Pois a cidade possui o seu encanto. Bem mais que as outras. Talvez pelos movimentos político-sociais que tiveram suas ruas como palcos, a exemplo do de 1968 ou os do século XVIII. A verdade, entretanto, é que se tem a sensação de realização de sonhos. Não um sonho. Mas vários, que se entrelaçam e formam único quadro. Embora este seja constituído de atos distintos e que se completam.
A primeira-dama Roseli
Cada vez mais a mulher demonstra sua importância, ocupando posições novas, superando obstáculos, criando soluções coletivas, transpondo os preconceitos e rompendo tabus. Esses dias eu escutei uma frase (de uma cultura machista que nos acompanha mesmo no início de uma nova era): "Nossa ela é bonita, não deveria se preocupar tanto com a sociedade." Pensei, por quê? Só as feias se preocupam? No mesmo instante me veio que, para certas pessoas e assuntos, o silêncio é a melhor resposta.
Governar para todos, um dever
A presidente Dilma Rousseff promete governar para todos e proteger os mais fracos. A promessa não traz nada de extraordinário, mas ganha repercussão porque, infelizmente, tem sido comum, por este país afora, governantes realizarem administrações voltadas aos seus seguidores e apaniguados, deixando à margem do processo toda a comunidade.
Uma Disputa Sem Brilho
Vive-se hoje, em Portugal, sob o signo da disputa presidencial. Não parece. Pois as festas de final de ano, com já era previsto, afastam bastante os lusitanos do tablado eleitoral. O que diminui os índices percentuais das audiências dos debates entre os candidatos, e isso, por outro lado, ajuda à candidatura a reeleição do presidente, uma vez que as críticas da oposição não têm eco no seio da população.