Artigos Opinião
Susto com previsões para 2011
Há segredos até para olhar a sorte da gente e do mundo. Um deles é a data para descobrir o que vai acontecer em 2011. Para as previsões do ano novo, devemos escolher duas coisas fundamentais.
Assessores
Já escrevi vários artigos sobre a mania atual e irresponsável de terceirizar o erro. A sofisticação da terceirização é tamanha, que toda autoridade deste país possui um numeroso grupo - composto por fiéis assessores - para assumir seus erros, pois ela nunca sabe de nada.
E a Educação?! Vai bem?
A escravidão educacional é nitidamente a “barbárie brasileira”, cujas conseqüências ainda subjugam a sociedade, principalmente quando o assunto é pobreza, discriminação e afirmação étnico-social.
Feliz Ano Novo!
Entre os povos do nosso mundo é costume no final de ano desejar um Feliz Ano Novo, mas o que isto realmente significa? Falamos a mesma frase desde há muito tempo, mas o mundo não parece estar mais feliz a cada ano que passa.
O sonho do Ano Novo
Comprar 7,6 mil carros populares ou quase 40 mil motocicletas de 125 cilindradas. Ou adquirir dez edifícios inteiros, cada um com 19 andares e 5 apartamentos por pavimento, considerando cada unidade com um preço de R$ 200 mil, ou deixar tudo depositado na poupança rendendo R$ 1,21 milhão todos os meses.
O golpe no paciente do SUS
O Projeto de Lei Complementar 45/2010, aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo na última terça-feira, é uma verdadeira traição ao povo. Seu texto destina 25% dos leitos dos hospitais públicos de alta complexidade para o atendimento de pacientes particulares e filiados a planos de saúde, que pagarão pelos serviços.
Um país a procura de um povo
É amplamente anunciada e propagada as conquistas sociais e políticas do Brasil nos últimos anos. O país segue crescendo e registrando números favoráveis. É nítida a ascensão das classes mais baixas aos privilégios que era assegurado, até bem pouco tempo, apenas às mais altas.
O Cordão Cultural
Caminha-se para um novo ano. 2011 já bate à porta, enquanto 2010 se coloca como velho. Período em que as pessoas renovam as esperanças, refazem os sonhos e traçam outros objetivos. Estes nem sempre são novos. Detalhe nada importante. Relevante mesmo é poder renová-los e lutar para conquistá-los. Luta que rejuvenesce. Isso não é diferente no Brasil, muito menos na Europa, que tem Portugal como uma de suas portas de entrada.
Sucessão antes do governo
A sucessão do governador Silval Barbosa começou antes de seu governo. As primeiras manifestações desta nova disputa surgem já no tabuleiro da indicação dos novos secretários, que deverão assumir em janeiro. Isto inverte a lógica das nomeações: em vez de focar-se na governabilidade e no cumprimento dos compromissos sociais estabelecidos durante a campanha, mira-se na conquista do poder nas próximas eleições.
Deputados mais caros do mundo
Tai um assunto que poderia ser classificado como mais novela brasileira, de final feliz apenas para os atores e de uma tristeza profunda para seus telespectadores. Os congressistas brasileiros são os mais caros do mundo. Muitos, de graça, já seriam muito caros.