Artigos Opinião
O pedestre, o ciclista e o trânsito
O direito do pedestre sobre a faixa e o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades viraram moda. As autoridades e suas campanhas falaram ao pedestre que o carro tem de parar para ele atravessar e disseram ao ciclista que ele tem o direito de trafegar e não ser incomodado entre os demais veículos.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Desde a Conferência do Meio Ambiente realizada em Estocolmo em 1972, ficou definido pela ONU e pelos países membros que o dia 05 de junho seria considerado como o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, com o objetivo de estimular a reflexão crítica por parte de governantes, organizações não governamentais e a população em geral sobre os desafios que temos em relaçao `a nossa sobrevivência como espécie humana.
Acolhedora Guarantã do Norte
A partir de sua formação histórica, principalmente no eixo Cuiabá-Cáceres-Vila Bela da Santíssima Trindade, que formou o povo e a economia de Mato Grosso, o Estado se desenvolveu. E cidades como Guarantã do Norte tiveram a oportunidade de crescer com o processo de emancipação político-administrativo, que possibilitou à sua gente, melhores condições na qualidade de vida. Prova disso, é que nesses 26 anos, Guarantã luta para encher de orgulho seus cidadãos, que não medem esforços para alavancar o seu desenvolvimento.
A Deixa e a Falta de Vocação
Outro dia, um jornal de alcance nacional destinou duas de suas páginas para falar sobre o Estado de Mato Grosso. Desta feita não era para noticiar a respeito da violência, nem das supostas falcatruas realizadas nos poderes constituídos, tampouco da situação complicada da saúde pública. Mas, isto sim, a cerca da sua produção, com a qual a região se vê alçada a condição de destaque do país.
MT é um Estado pioneiro na aplicação da Maria da Penha (3)
Entre as ações realizadas pela superintendência estadual de Políticas para as Mulheres, destacamos a criação do Comitê Estadual pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a realização do projeto Março Sempre Mulher, com a participação dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em parceria com a Sala da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB/MT.
Sinalização
Morar em Cuiabá virou um exercício de despojamento. A cidade cresceu desordenadamente - sem o mínimo planejamento. Consequências: falta de serviços essenciais, de segurança e de toda a sorte de desconforto para a sua paciente população.
Lembrança-saudade
Meu marido sempre dizia quando eu insistia - moto contínuo não existe, as leis da física são taxativas, não permitem dúvidas aleatórias. Hoje, passados quase três anos, lhe diria, se aqui ele estivesse – existe, sim - a lembrança gera saudade, a saudade gera lembrança. Como não ser assim?
Geração perdida
Vivemos hoje observando os aspectos críticos da crise de esperança, que somada ao consumo de drogas são o combustível para a violência. O que se vê são jovens que depois de algumas tentativas são dominados por esperanças frustradas, e vivem no círculo vicioso de ter medo de nutrir novas esperanças, até chegar a ter medo do futuro, vivem mascarados pelo efeito dos entusiasmos artificiais das drogas.
Agradeço a Deus por tudo todos os dias
Hoje amadurecida com vontade, de concluir todos os seus objetivos. Quando deixando uma vida, uma história de muita luta, abandonando tudo para lançar seu nome em uma candidatura sem êxito! Mais experiências, fez uma realidade, viveu tudo enfrentou muitas lutas e venceu todos os seus desafios. Foi embora ficou quatro
Leia mais...
Consimismo e Meio Ambiante
A questão ambiental não apenas no Brasil mas também no mundo em geral está relacionada a vários fatores, dentre os quais podemos destacar quatro, a saber: primeiro, o crescimento acelerado da população, segundo, o processo intenso de urbanização (proporção de habitantes vivendo nas cidades em relação `a populaçao total) , terceiro, aos hábitos de consumo da população e quarto, talvez o mais importante, ao modelo de desevolvimento adotado pelo chamado mundo ocidental, mas que também tem sido adotado por todos os países subdesenvolvidos ou em processo de desenvolvimento, que não levou em consideração o fato de que a maioria dos recursos naturais são esgotáveis, vão acabar.