Artigos Opinião
Atlas do sesenvolvimento humano
A "humanização" do "desenvolvimento" tem sido uma estratégia para amenizar os contratempos gerados pelo segundo processo em todos os países-membros das Nações Unidas. Não é por acaso que o adjetivo "humano" tem sido empregado como sinônimo de virtude, como se tudo que é "humano" fosse o fim último de qualquer desenvolvimento.
Qual o Administrador Ideal?
Outro dia, esta coluna recebeu meia dúzia de e-mails. Cada um deles defendia um nome ideal para a prefeitura da Capital, e lá a sua maneira fazia a defesa do escolhido. Faziam-no tal como torcedores, em meio a uma discussão sobre futebol. Por isso, falavam das virtudes, sem jamais tocarem na ausência delas ou da inabilidade política dos nomes apresentados. Estes, sempre, são colocados na condição de moderno, “novo” e “adeptos” das mudanças. Embora nunca tenham pensado num projeto capaz de solucionar parte dos problemas vividos pelos moradores da cidade.
Aposta de Uma Unanimidade
As especulações também movimentam as peças no tablado político-eleitoral, e, por conta de interesses particulares, até fazem aumentar as bolsas de apostas das eleições. As deste ano, bem como as de 2014. Para a de governador, aliás, já se ouve um zunzum a respeito de prováveis postulantes. Em recente encontro do PSD, por exemplo, José Riva foi lançado candidato a sucessão de Silval Barbosa, a despeito da Lei de Ficha Limpa.
E o direito do usuário do transporte coletivo?
Os usuários do transporte coletivo são as maiores vítimas da liminar que impediu a circulação de micro-ônibus e vans que servem Cuiabá e região metropolitana. A somatória de trânsito caótico, obras da COPA 2014 e paralisação abrupta do transporte alternativo redundou em filas imensas de espera para os usuários nos pontos de ônibus.
A estréia da Lei da Ficha Limpa
Os políticos que tem culpa no cartório devem colocar as barbas de molho, pois conforme a Lei da Ficha Limpa não poderão ser candidato no pleito deste ano. Apesar da estréia da Lei da Ficha Limpa estar sendo comemora, depois de muita espera, ela vem com muitas incertezas e o pior será que a justiça eleitoral terá tempo hábil para julgar todos os pedidos de impugnações?
Empreguismo e Assistencialismo
No último encontro de prefeitos, realizado no auditório da AMM, o presidente da Assembléia Legislativa proferiu uma palestra intitulada “Superando entraves para o desenvolvimento de Mato Grosso”. Nesta, o deputado chamou a atenção dos presentes para a ausência de planejamento do Estado, que somada à incapacidade desse mesmo Estado em adaptar-se as mudanças provocadas pela ocupação desordenada da região, originaram dois outros grandes problemas, a saber: a política assistencialista e o empreguismo.
Leia mais...
Reciclgem no Brasil
Na última segunda feira, 14/05/2012, foi realizado no Rio de Janeiro, um importante seminário, em comemoração aos 20 anos de atuação do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem),em parceria com a ENVOLVERDE (jornalismo e sustentabilidade). Como convidado estive presente e constatei de um lado os avanços que foram realizados nessas duas décadas, desde a Conferência ECO-92, no Rio de Janeiro e também as lamentações e os desafios que este aspecto da questão ambiental apresenta para nosso país.
Nas vitrines da mídia
Em meio ao estardalhaço de fatos negativos que tomam conta dos espaços e do tempo dos veículos de comunicação tradicionais e as chamadas mídias sociais e interativas, as noticias positivas somem e, na maioria das vezes, não ganham destaques nas manchetes e chamadas. Ocupam pouco ou quase nenhum lugar nas prateleiras e vitrines da Imprensa, por mais importante e até inovador que seja o seu conteúdo.
Fritura e Parigatos
São comuns as brigas internas dos partidos políticos. Tais brigas, no entanto, nada têm a ver com ideologias adotadas pelos diversos grupos que os compõem, ou juízos diferenciados de seus integrantes a respeito de um determinado assunto. Mas são por espaços e maior poder de mando. Daí o processo de “fritura” de uma dada figura política. Aliás, não é outro o que se vê, por exemplo, dentro do PSB/MT, e é a partir disso que se deve discutir a ausência de diálogo no seu interior.
Dois PRs Em Rota de Colisão
É interessante observar os lances no tablado da política. Tarefa que obriga o analista e/ou o estudioso da Ciência Política a analisar as divisões dentro de cada sigla partidária. Esta analise não deve ocorrer dissociada do contexto sócio-político registrado, nem distanciada da conjuntura político-eleitoral vivida. Até porque as agremiações não formam um mundo a parte, ainda que sejam todas personalizadas, assim como são as próprias disputas. É nesse sentido que se tem que discutir a desfiliação de um ex-secretário de Estado, o qual – por algum tempo - chegou a ser considerado “o homem forte” do governo Blairo Maggi.