Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Opinião
Domingo - 03 de Junho de 2012 às 18:59
Por: José Riva

    Imprimir


A partir de sua formação histórica, principalmente no eixo Cuiabá-Cáceres-Vila Bela da Santíssima Trindade, que formou o povo e a economia de Mato Grosso, o Estado se desenvolveu. E cidades como Guarantã do Norte tiveram a oportunidade de crescer com o processo de emancipação político-administrativo, que possibilitou à sua gente, melhores condições na qualidade de vida. Prova disso, é que nesses 26 anos, Guarantã luta para encher de orgulho seus cidadãos, que não medem esforços para alavancar o seu desenvolvimento.

Na Assembleia Legislativa temos orgulho por fazer parte dessa história, com ações municipalistas voltadas ao bem-estar da população. É por isso que nesta data festiva, reafirmo o nosso compromisso de continuar a luta por dias melhores, com a redução das desigualdades regionais, dando a mesma oportunidade do crescimento estadual para nossas cidades. O desafio é grande: combater a carência de leitos hospitalares, levar asfalto na porta de casa, promover segurança pública, fortalecer a educação, dentre outras necessidades, como a redução do déficit habitacional. Embora tenhamos avançado muito desde que criamos o Fethab, fundo que permite a construção de moradia digna aos menos favorecidos, ainda há muito para ser feito.


A situação é o resultado de um estado que não se planejou adequadamente para suportar esse novo modelo de produção oriundo do agronegócio. Mato Grosso cresceu, mas não houve a mesma preocupação em investir nas áreas essenciais para acompanhar o aumento da demanda, tornando nossos municípios diferentes pelas desigualdades regionais.


É o caso de Guarantã do Norte, que surgiu de assentamento agrário, tem uma população de aproximadamente 33 mil habitantes e cresce contribuindo sobremaneira com a economia mato-grossense, mas não recebe a contento as obras de melhoria. Acredito que com uma reforma administrativa do Poder Executivo, seria possível reduzir custos da atividade meio e investir mais no cidadão, com ações que fomentem, por exemplo, a agricultura familiar e o turismo, mescanismos que podem ser a mola propulsora da economia local, fortalecendo a cidade com a geração de emprego e renda.

Com foco voltado à sustentabilidlade, em respeito ao meio ambiente, Guarantã do Norte tem riquezas imensuráveis que podem colocá-la entre as rotas preferidas dos turistas que gostam de aventuras em meio a rios, cachoeiras e corredeiras com águas cristalinas. Um convite irrecusável. Com direito a pesca esportiva que tem como principal troféu dentre as inúmeras espécies de peixes, o matrinchã. E também visitas ao sitio arqueológico com inscrições rupestres que permitem pesquisas e explorações históricas.

Agora, trabalhamos pela consolição do trevo da Avenida Jatobá. Um empreendimento que fará toda a diferença na segurança de motoristas e pedestres da cidade. Também buscamos recursos para asfalto nas vias urbanas, pela revitalização e conforto desta acolhedora cidade.

Parabéns, Guarantã do Norte!

* José Riva, Presidente da AL/MT



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/artigo/230/visualizar/