Publicado em Domingo - 16 de Janeiro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Muros da paz aparente

A situação conflitante entre Israel e Palestina não tem trégua.

Leia mais...

O alfaiate

Publicado em Domingo - 16 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Em todo o mundo, no dia seis de setembro, é comemorado o Dia do Alfaiate. É uma das profissões mais antigas do mundo. Mesmo com a globalização e a industrialização competindo com o seu trabalho artesanal, essa profissão jamais será extinta.
Leia mais...

Território além de seus limites

Publicado em Sábado - 15 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

O Vaticano não é apenas visitado por católicos. Muitas pessoas ligadas a outras igrejas também estão por aqui. Inclusive quem não se filia a religião alguma. Tal interesse, evidentemente, extrapola os limites da sede do catolicismo, assim como igualmente vai além da figura papal. Pois se trata de um Estado no coração da capital romana, e isso atrai a atenção dos visitantes, que se sente atraído da mesma forma pelas obras de arte espalhada pelos museus existentes.
Leia mais...

O Céu avisa o Brasil...

Publicado em Sábado - 15 de Janeiro de 2011 | por Paulo Zaviasky

Cresci com a noção de patriotismo e disciplina que sempre foram aliados do otimismo tão decantado pelos heróis de nosso passado.
Leia mais...

O estilo Dilma de governar

Publicado em Sexta - 14 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Os assessores palacianos sentiram grande diferença entre o ritmo de trabalho de Lula e o de Dilma. Ao contrário do antecessor, a presidenta chega muito cedo e sai tarde, administra horários e sinaliza o propósito de fazer um governo mais gerencial e menos político. Formará três núcleos (políticas sociais, desenvolvimento econômico e cidadania), distribuirá tarefas e exigirá monitoramento e resultado das ações. Dentro da tradicional cultura, onde impera o “jeitinho brasileiro”, terá , sem dúvida, de dosar da forma mais sensivel e adequada o gerenciamento e a política, pois não poderá abrir mão de um, nem do outro.
Leia mais...

Piscinão ou piscininhas

Publicado em Quinta - 13 de Janeiro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Em 2008, relatei sobre projetos que poderiam amenizar as consequências das enchentes provocados pelas grandes chuvas, aquelas que não se podem evitar... será? O mais curioso é que a capital de São Paulo tem uma lei que visa aumentar a permeabilidade do solo, reservar água nos prédios, diminuir o risco de enchentes e reservar água para fins não potáveis nos empreendimentos. Porém, nada andou. Essa lei obriga a construção de reservatório de águas pluviais nas edificações novas. Vai dar resultado daqui a cem anos...
Leia mais...

Segurança para maior mobilidade na Copa

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2011 | por André Vilela

Há um campo fértil para o desenvolvimento de projetos de Tecnologia da Informação voltados à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada de 2016. Alguns deles, porém, parecem mais pertinentes do que outros. Um exemplo encontra-se na Web. Resultados apurados na última edição da pesquisa “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” apontam que muitos brasileiros encontram-se receosos quanto ao uso da internet e de aparelho móvel durante os dois grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos.
Leia mais...

A lei

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2011 | por Gabriel Novis Neves

Aos amigos, tudo. Aos inimigos, o rigor da lei. Este parece ser o princípio básico da nossa Constituição. Ladrão de galinha - prisão perpétua. Ladrão dos bilhões dos cofres públicos - comendas e condecorações. Esta é a nossa lei, feita pelos nossos representantes.
Leia mais...

Cuiabá te aguarda! VLT

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011 | por Aladir leite Albuquerque

Veias, Artérias e Capilares: significam ruas, travessas, transversais, e avenidas em nosso corpo, essas avenidas  possuem a função de permitir a comunicação do sangue com as diferentes partes do nosso corpo. O sangue é um tecido muito especial e importante para o seu funcionamento, é responsável pelo transporte de nutrientes e gases, provenientes da respiração.
Leia mais...

Um museu a céu aberto

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Floresça também tem um rio a dividi-la quase em duas metades. Porém, apresenta-se bastante diferente de Veneza. Pois não conta com pequenos canais a lhe servirem de artérias, cortando-lhe as entranhas, como as que se viu em terras venezianas, e seus becos – pelo menos a imensa maioria deles – são utilizados pelos automóveis de passeio, dividindo assim o curto espaço com o pedestre. O que torna o transitar um tanto perigoso. Sobretudo para quem está na cidade pela primeira vez. 
Leia mais...