Publicado em Terça - 19 de Junho de 2012

Brasil entrega texto da Rio+20 concluído durante madrugada

O governo brasileiro entregou aos diplomatas das delegações estrangeiras por volta das 7h30 desta terça-feira (19) um novo rascunho do documento final da Rio+20, segundo o Itamaraty. O envio ocorre após negociação que foi concluída nesta madrugada, às vésperas da chegada dos chefes de Estado, que devem votar o texto até o dia 22.
Leia mais...

Com 95% de desmatamento, Goiás tem maior perda de Mata Atlântica

Publicado em Segunda - 18 de Junho de 2012

Os biomas extra-amazônicos já tiveram a maior parte de suas áreas desmatadas, indica levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A situação mais grave é da Mata Atlântica, que perdeu 88% de suas florestas nativas até 2010. Goiás apresenta a maior taxa de perdas da Mata Atlântica. Do total do estado coberto por vegetação deste bioma, 95% já foram desmatados. Santa Catarina tem a menor proporção, com 77% da área devastada. Os dados constam dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2012 (IDS), divulgados nesta segunda-feira pelo órgão de pesquisas.
Leia mais...

Presidente da Famato e ambientalista de MT criticam novo Código Florestal

Publicado em Segunda - 28 de Maio de 2012

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, criticou o novo texto do Código Florestal do Brasil publicado no Diário Oficial da União que circula nesta segunda-feira (28). Rui Prado afirmou que os produtores rurais do estado que possuem acima de 10 módulos fiscais – considerados grandes - vão ter dificuldades para conseguir cumprir a recomposição mínima de 30 metros das matas próximas às margens de rios. O veto ao artigo 61 é encarado pelos produtores como o que vai provocar maior impacto no estado.

Leia mais...

MT concentra 82% do desmate nas terras indígenas da Amazônia Legal

Publicado em Segunda - 21 de Maio de 2012

Cinco por cento de todos os desmates registrados entre janeiro a abril deste ano na Amazônia Legal brasileira ocorreram dentro das Terras Indígenas (Tis) brasileiras. Ao todo, 14 quilômetros quadrados de floresta foram derrubados frente a um universo total de 269 quilômetros quadrados no período, conforme indicou o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Mato Grosso, Rondônia e Pará são os campeões em ocorrências desta natureza.
Leia mais...

Câmera escondida em floresta flagra gorila mais raro do mundo

Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012

Câmeras escondidas em um santuário africano flagraram imagens do gorila mais raro do mundo. A espécie, extremamente ameaçada de extinção, tem menos de 250 indivíduos no mundo e é muito difícil de ser observada.
Leia mais...

Aquecimento global ameaça nova plataforma de gelo na Antártida

Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012

Os cientistas preveem o desaparecimento de outra grande plataforma de gelo na Antártida até o fim do século, o que deve acelerar a elevação do nível dos oceanos.
Leia mais...

Amazonas tem 32 municípios em estado de emergência

Publicado em Segunda - 07 de Maio de 2012

Trinta e dois municípios amazonenses já decretaram situação de emergência e a Defesa Civil do Amazonas calcula em 74 mil o número de famílias atingidas pelas enchentes em todo o Estado. Em obras, rios começam a baixar, e muitas localidades ainda estão sob as águas.
Leia mais...

Brasil e França vão estudar as chuvas na Bacia Amazônica

Publicado em Domingo - 06 de Maio de 2012

Cerca de 30 pesquisadores brasileiros e franceses vão participar do projeto Clim-Amazon para conhecer o regime de chuvas na Bacia do Rio Amazonas nos últimos 10 milhões de anos. O estudo, que vai durar quatro anos e é financiado exclusivamente pela União Europeia (2 milhões de euros), vai observar os sedimentos encontrados no leito e no fundo de várias partes do Rio Amazonas, desde a nascente nos Andes até a foz no Oceano Atlântico. O projeto é do Laboratório Misto Internacional Franco-Brasileiro Observatório das Mudanças Climáticas (LMI-OCE).
Leia mais...

Ibope: 53% elegem desmatamento como prioridade no meio ambiente

Publicado em Sábado - 05 de Maio de 2012

Os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo os pesquisadores, que ouviram mais de 2 mil entrevistados com 16 anos ou mais, o índice de pessoas preocupadas com o assunto passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011.
Leia mais...
Alta Floresta figurou por anos na lista dos maiores desmatadores
Alta Floresta figurou por anos na lista dos maiores desmatadores

Município de MT deixa lista de desmatadores e firma pacto "verde"

Publicado em Quarta - 02 de Maio de 2012 | por Leandro J. Nascimento

Entidades do setor produtivo, organizações não governamentais e demais representantes do poder público vão assinar, nesta sexta-feira (9), o "Pacto por um Município Verde". O ato marca oficialmente a saída da cidade de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, da lista dos maiores desmatadores. Juntos, os setores vão se comprometer a implementar ações para que na cidade sejam realizadas atividades sustentáveis e sem agredir o meio ambiente.
Leia mais...