Publicado em Segunda - 03 de Outubro de 2011

Embrapa inicia entrega de sementes para o Plano Brasil Sem Miséria

Agricultores familiares dos Estados de Minas Gerais e da Bahia já estão recebendo, esta semana, as primeiras sementes distribuídas pelo Plano Brasil Sem Miséria. As sementes foram produzidas pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília, DF), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e serão entregues aos agricultores sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Leia mais...

MT aumentou confinamento de gado.
MT aumentou confinamento de gado.

Confinamento de gado cresceu 39% em Mato Grosso em apenas 4 anos

Publicado em Segunda - 03 de Outubro de 2011 | por Leandro J. Nascimento

Um mercado que não para de crescer em Mato Grosso. No estado brasileiro que detém o maior rebanho bovino do país - 28 milhões de bovinos - o confinamento tornou-se opção para o pecuarista que quer acelerar o ganho de peso dos animais e atender à demanda do mercado na época de entressafra, quando o volume de animais nos pastos é insuficiente para abastecer as plantas frigoríficas. Em quatro anos, o número de bovinos criados em regime diferenciado evoluiu 39%, passando de 426,5 mil cabeças para 593,6 mil, entre 2007 a 2010.
Leia mais...

ACRIMAT: novo "plano" do Mataboi esta sendo estudado

Publicado em Segunda - 03 de Outubro de 2011

Associação dos Criadores de Mato Grosso – se reuniu com diretores do frigorifico Mataboi e representantes dos credores para conhecer o Plano de Recuperação Judicial que a empresa pretende apresentar na Assembleia Geral de Credores, que ainda não tem data para acontecer. “A proposta é elaborar um plano em conjunto, com todas as partes, para encontrarmos a melhor alternativa de pagamento aos pecuaristas e de forma viável”, disse o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. Ele ressalta que “todos nós querem o retorno da atividade do Mataboi e a melhor forma disso acontecer é fazendo uma análise profunda da situação do frigorifico e as reais condições de pagamento”.
Leia mais...

Área do plantio do milho aumenta no PR e produtor investe em tecnologia

Publicado em Domingo - 02 de Outubro de 2011

Depois de três safras sem plantar milho, o agricultor Francisco Paschoeto vai investir na cultura nos 50 mil hectares da propriedade em Campo Mourão, área central do Paraná. “Nesta área eu vou plantar milho por dois motivos, rotação de cultura e os preços estão animadores. Por isso vou plantar essa área total de milho”, afirma.
Leia mais...

Embrapa indica cultivares de soja convencional para a próxima safra do Mato Grosso

Publicado em Quarta - 28 de Setembro de 2011

O estado do Mato Grosso tem se destacado como o maior produtor nacional de soja. Na safra 2011/2012 deverá alcançar produção de 21,04 milhões de toneladas com área de plantio de 6,63 milhões de hectares e produtividade média de 3.174 kg/hectare, conforme estimativa do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea).
Leia mais...

ACRIMAT comemora crédito de 12 anos para pastagem pelo FCO

Publicado em Sábado - 24 de Setembro de 2011

Depois de três anos de reivindicação junto ao Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel/FCO), a Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, comemora a aprovação de uma linha de crédito específica para a pecuária. Foi aprovada ontem (21) em Brasília, na 61ª Reunião ordinária do Condel/FCO a linha de crédito Agricultura de Baixo Carbono (ABC)/FCO com prazo de 12 anos, incluindo 03 anos de carência e juros e encargos do FCO. Só para Mato Grosso, serão necessários R$11,7 bilhões para recuperar 9 milhões de hectares de pasto degradado, o que representa 34% da área de pastagem no estado que é de 26 milhões de hectares.
Leia mais...

Cooperativas MT: mercado de trabalho cresceu 193,83% nos últimos 10 anos

Publicado em Quinta - 22 de Setembro de 2011

No fechamento de dezembro de 2010 a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – OCB/MT - contabilizou 6.238 funcionários de cooperativas registrados no Estado e em 2000 eram 2.123, o que representa um crescimento de 193,83% nas oportunidades de emprego no sistema cooperativista de Mato Grosso. Um ritmo mais acelerado que o mercado brasileiro, onde o número de empregos formais ampliou em 43,5% entre 2001 e 2009, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Leia mais...

Agropecuária lidera geração de empregos em Tangará

Publicado em Terça - 20 de Setembro de 2011 | por Karoline Kuhn

Os diversos setores econômicos instalados em Tangará da Serra proporcionaram ao município a geração de 63 empregos a mais. Juntas, as indústrias e empresas contrataram 1.093 pessoas e mandaram embora 1.030. A agropecuária foi o setor que mais contribuiu para o resultado positivo, com 66 empregados a mais (182 admitidos e 116 desligados), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Leia mais...
Mato Grosso não faz fronteira com país, mas está há 15 anos sem foco.
Mato Grosso não faz fronteira com país, mas está há 15 anos sem foco.

Febre aftosa no Paraguai deixa o setor produtivo de MT em alerta

Publicado em Terça - 20 de Setembro de 2011 | por Leandro J. Nascimento

A confirmação de foco da febre aftosa no Paraguai, país que integra o Cone Sul e faz divisa com o Centro-Oeste brasileiro, por meio de Mato Grosso do Sul, deixou o setor produtivo de Mato Grosso em alerta. Apesar deste estado não estar inserido na região fronteirícia que separa os dois lados, a notícia de que animais de uma fazenda na localidade de Sargento Loma, no distrito de San Pedro, foram contaminados, eleva a preocupação com a sanidade animal no território mato-grossense.
Leia mais...
Veterinários paraguaios coletam sangue em animais na região onde foi detectado foco de aftosa.
Veterinários paraguaios coletam sangue em animais na região onde foi detectado foco de aftosa.

Paraguai confirma foco de aftosa e suspende exportações de carne

Publicado em Terça - 20 de Setembro de 2011

As autoridades paraguaias confirmaram foco de febre aftosa em fazenda no Departamento de San Pedro. Por causa do foco, anunciado no domingo pelo Campo Grande News, o Paraguai suspendeu por dois meses a exportação de carne. Cerca de 800 animais deverão ser sacrificados. O vírus da febre aftosa foi detectado em 13 cabeças de gado.
Leia mais...