Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

Efeitos da concentração de frigoríficos no preço da arroba

A Associação dos Criadores de Mato Grosso – ACRIMAT – apresenta amanhã, sexta-feira (26), às 14 horas, um levantamento onde mostra os efeitos da concentração de frigoríficos no preço da arroba do boi gordo em Mato Grosso.
Leia mais...

Pesquisadores da Fundação MT percorrerão 16 municípios para orientar produtor sobre próxima safra de soja

Publicado em Quinta - 25 de Agosto de 2011

Já é chegada a hora de planejar a safra 2011/2012 de soja. Produtor e equipe precisam ter na ponta lápis o que e como fará o próximo plantio. Para ajudá-los, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) colocará seu time na estrada. Durante nove dias uma equipe formada por pesquisadores da instituição percorrerão 15 municípios de Mato Grosso e um de Goiás.
Leia mais...

Colheita do milho safrinha chega ao fim nas lavouras de Mato Grosso

Publicado em Quarta - 24 de Agosto de 2011 | por Leandro J. Nascimento

A colheita da segunda safra de milho, ciclo 2010/11, chegou ao fim em Mato Grosso. Até o início desta semana, a média verificada no estado chegava a 99,9%, de acordo com atualização do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O percentual representa um pequeno recuo na comparação com o mesmo período do ano passado, quando, no mesmo período, os trabalhos com o safrinha já tinham sido encerrados no estado.
Leia mais...

Vaca de MT bate recorde na produção de embriões

Publicado em Segunda - 22 de Agosto de 2011

Recordista mundial na produção de embriões, a vaca Tácita é uma surpresa para os criadores de gado. Com cerca de 60 a 100 embriões produzidos aspiração, o animal da raça Senepol é resultado da explosão genética do cruzamento das raças N Dama e Red Poll. Normalmente, as demais espécies costumam produzir, em média, seis a nove embriões, cerca de 90% a menos do registrado.
Leia mais...

Futuros jornalistas conhecem pecuária sustentável do Pantanal

Publicado em Segunda - 22 de Agosto de 2011

A pecuária é praticada na planície pantaneira desde 1737 e 87% da vegetação nativa está intacta
Cuiabá (MT), 22 de agosto de 2011 - Estudantes dos cursos de jornalismo da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) estarão visitando fazendas pantaneiras amanhã. A atividade faz parte do projeto “Construção da Imagem da Pecuária Sustentável do Pantanal”, desenvolvido pela Embrapa Pantanal, com parceira com a Acrimat - Associação dos Criadores de Mato Grosso e outras instituições.
Leia mais...
Agricultores gastam menos com compra antecipada de insumos
Agricultores gastam menos com compra antecipada de insumos

Produtores se preparam para plantio de soja em MT e adquirem insumos

Publicado em Domingo - 21 de Agosto de 2011 | por Leandro J. Nascimento

Alguns produtores mato-grossenses já anteciparam a compra dos insumos para a próxima safra de soja no estado. Com isso, os agricultores dizem que gastam menos e muitas vezes a própria produção é usada como forma de pagamento.
Leia mais...

Rondonópolis, MT, registra bom momento do agronegócio

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2011

Este ano a área plantada com algodão em Rondonópolis, sudeste de Mato Grosso, chegou a 338 mil hectares, aumento de 54% em relação a última safra, conforme aponta o Imea, Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária.
Leia mais...

Vaca da raça Senepol bate recorde na produção de embriões

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2011

Tácita, de quatro anos de idade, é a vaca da raça Senepol recordista mundial na produção de embriões. Enquanto as outras vacas produzem em média de seis a dez embriões, Tácita produz de 60 a 100. Isso representa prolificidade em bovinocultura.
Leia mais...

Exportação para Rússia despenca 99,5% em MT

Publicado em Terça - 16 de Agosto de 2011

O embargo da Rússia iniciado em junho de 2011 à carne bovina brasileira teve forte reflexo nas exportações no mês de julho para o Brasil e principalmente Mato Grosso. A queda nas exportações para a Rússia de junho para julho deste ano em Mato Grosso foi de 99,5%. Em junho, Mato Grosso exportou para Rússia 4,7 mil toneladas de carne bovina em equivalência carcaça e no mês de julho essa participação foi reduzida para 25 toneladas equivalência carcaça, segundo dados da Secex- Secretaria de Comércio Exterior.
Leia mais...

Número de cooperados em MT cresce 1.279%

Publicado em Sexta - 12 de Agosto de 2011

O cooperativismo em Mato Grosso vem crescendo em ritmo acelerado. Nos últimos 20 anos o número de cooperados cresceu 1.279%, saltando de 17.511 mil em 1989, para 223.318 mil este ano. As cooperativas também deram um salto nesse período de 236%, saindo de 75 para 177 cooperativas em 10 Ramos, dos 12 existentes. As cooperativas também estão empregando mais 280%, onde em 1989 eram 2.467 funcionários para 6.900 em abril deste ano. “Esse crescimento é fruto de um investimento grande e de forma contínua na educação e profissionalização de nossos dirigentes, cooperados e colaboradores”, ressaltou o presidente da OCB/SESCOOP – MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Segundo ele, “o cooperativo em Mato Grosso cresce numa média de 18% ao ano”.
Leia mais...