Publicado em Sexta - 27 de Setembro de 2013

Ministra abre plantio da safra de soja em MT e garante investir em logística

O plantio da safra brasileira de soja para a temporada 2013/14 foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (26) em Sinop, município a 503 km de Cuiabá, em Mato Grosso, durante evento da Aprosoja Brasil, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil. O estado é o principal produtor da oleaginosa e sozinho vai plantar mais de 8 milhões de hectares, devendo colher acima de 25,2 milhões de toneladas neste ciclo 2013/14. O "ponta-pé" foi dado pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que simbolicamente "comandou" a plantadeira que deu a largada para o novo ciclo agrícola.
Leia mais...
Gleisi Hoffman, ministra da Casa Civil, participou de evento nesta quinta-feira (26) (Foto: Leandro J. Nascimento/ G1)
Gleisi Hoffman, ministra da Casa Civil, participou de evento nesta quinta-feira (26) (Foto: Leandro J. Nascimento/ G1)

Faiad diz que proposta do governo aos professores é justa

Publicado em Quarta - 25 de Setembro de 2013

Proposta do governo encaminhada aos servidores da educação no Estado, que atendia 3 pautas, entre elas aumento salarial de 5% acima da inflação, seguido de 6% em maio de 2015, e até 2023, a categoria receberia 7,69%, é segundo o secretário de Administração de Mato Grosso, Francisco Faiad (PMDB), “coerente e justa”.
Leia mais...

Depois de chuva na madrugada, Cuiabá registra queda na temperatura

Publicado em Segunda - 23 de Setembro de 2013

Cuiabá amanheceu com o céu nublado e com temperatura mais agradável nesta segunda-feira (23). Durante a madrugada, a chuva caiu em alguns pontos da cidade e derrubou a temperatura na Capital. Ao contrário de domingo (22), quando os termômetros registraram máxima de 38 graus Celsius, para este segunda a máxima não deve passar de 30 ºC. A probabilidade de chuva durante o dia é de 80%. A mudança no clima marca a chegada da Primavera, estação que antecede o verão e que é caracterizada por temperaturas mais brandas.

Leia mais...

Justiça cobra melhorias no centro para menores infratores em Cuiabá

Publicado em Segunda - 16 de Setembro de 2013

A Justiça reuniu, na sexta-feira (13), representantes do Ministério Público, Defensoria e Ordem dos Advogados (OAB) para pensar soluções conjuntas e imediatas para melhorar as condições no Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri). Na reunião, juízes, promotores, defensores e advogados, cobraram do governo do Estado que dê condições e tratamento mais humano aos jovens infratores que reclamam das condições de higiene, alimentar, maus tratos e até de dificuldade de acesso à água.

Leia mais...

Indea notifica propriedades de MT por não cumprirem vazio sanitário

Publicado em Domingo - 15 de Setembro de 2013

Agropecuária (Indea-MT) aponta que 190 propriedades rurais foram notificadas devido a presença da soja guaxa. O levantameto considera o período de 15 de junho, quando teve início o vazio, até o dia 30 do mês passado.
Leia mais...

Mato Grosso: As perspectivas da biotecnologia em debate

Publicado em Sexta - 13 de Setembro de 2013

Mato Grosso vai consolidar sua posição de maior adepto à biotecnologia no país, na safra 2013/14. Conforme estimativa divulgada no mês passado pela Céleres Consultoria, o Estado – líder nacional na produção de grãos e fibras – seguirá liderando também na adoção de sementes geneticamente modificadas ao ampliar em mais 9,5% o uso dessa tecnologia. Na safra 2012/13 os OGMs, como são chamados, completaram dez anos de uso no Brasil.
Leia mais...

Unicred e seus colaboradores participam do Dia de Cooperar

Publicado em Quinta - 12 de Setembro de 2013

A Unicred Mato Grosso participa do Dia de Cooperar (Dia C), um dia dedicado à participação de cooperativas em ações sociais de voluntariado. Com kits de pintura e balões, os colaboradores serão voluntários durante o mês de setembro no Hospital de Câncer de Mato Grosso em Cuiabá e no Hospital dos Pinheiros em Sinop levando alegria e descontração para os pacientes. A data que representa o Dia C é o dia 14 de setembro, mas as cooperativas são livres para realizar suas ações em outros dias do mês. Em Cuiabá a ação acontece no dia 19 de setembro, e em Sinop no dia 11.

Leia mais...

MS encerra colheita da safrinha com produção de 7,8 mi de t, diz Aprosoja

Publicado em Segunda - 09 de Setembro de 2013

  Mato Grosso do Sul encerrou a colheita da safrinha de milho do ciclo 2012/2013 com uma produção recorde, 7,8 milhões de toneladas, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (7), pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).
Leia mais...

Uso de misturas com mais etanol nos EUA será lento, diz produtor

Publicado em Quinta - 29 de Agosto de 2013

A adoção de combustíveis com maior porcentual de etanol nos Estados Unidos deve ser lenta, devido à falta de bombas específicas nos postos e à oposição da indústria automobilística, disse Neill McKinstray, presidente da divisão de etanol da empresa de agronegócio The Andersons.
Leia mais...

Brasil perde participação no mercado mundial de aves

Publicado em Quinta - 29 de Agosto de 2013

O setor avícola nacional exportou 3,918 milhões de toneladas no ano passado, enquanto em 2010 o volume embarcado foi de pouco mais de 1 milhão de toneladas. Na comparação com 2004, a perda de participação brasileira no ano passado foi de cinco pontos percentuais.
Leia mais...