Publicado em Terça - 13 de Setembro de 2011

Seminário Nacional do Biodiesel acontece em novo local

O Seminário Nacional sobre o Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil, que acontecerá dias 15 e 16 de setembro, será realizado agora no auditório da sede da Embrapa e não mais na Embrapa Agroenergia, como estava previsto. Durante dois dias, o Seminário discutirá aspectos relacionados ao biodiesel e sua cadeia produtiva. A entrada é gratuita e o evento marca o lançamento do livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas”.
Leia mais...

ACRIMAT: Exportação de carne cresce 46% em MT

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2011

Segundo dados da Secex- Secretaria de Comércio Exterior – as exportações da carne bovina de Mato Grosso tiveram um aumento de 46% no mês de agosto, comparado ao mês de julho deste ano, o que representa 4,8 toneladas (equivalente carcaça) a mais, chegando a 15,4 toneladas. No mês de julho, foi registrada uma queda nas exportações 44,1%, passando de 18,6 mil toneladas em equivalente carcaça no mês de junho para 10,4 em julho, uma consequência direta do embargo russo. “O cenário começa a mudar e a proteína vermelha produzida nos campos de Mato Grosso entra em outros mercados, o que demonstra que estamos suprindo a demanda perdida”, disse o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso –Acrimat , Luciano Vacari.
Leia mais...

MT: mercado do boi gordo é pressionado e preços podem cair

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2011

Mesmo com o avanço da estiagem e o desgaste natural das pastagens, o mercado do boi gordo em Mato Grosso sofre ainda com a pressão da oferta sobre os preços. Apesar de o mercado interno seguir aquecido e do patamar elevado em que se encontra o boi gordo, é aparentemente difícil que o preço pago pelo boi terminado alcance o pico atingido na entressafra do ano passado, quando a oferta no período não foi suficiente, elevando bruscamente as cotações.
Leia mais...

Estimativa do IBGE coloca Mato Grosso na liderança da produção nacional

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2011

A oitava estimativa da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas indica uma produção da ordem de 159,0 milhões de toneladas, superior em 6,3% à safra recorde de 2010 (149,6 milhões de toneladas) e 0,1% maior que a estimativa de julho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso ocupa a liderança na produção nacional de grãos, com uma participação de 19,6%, suplantando o Paraná (19,4%), que apresentou prejuízos quantitativos e qualitativos nas culturas do feijão 2ª e 3ª safras, da aveia, do trigo e, principalmente, do milho 2ª safra, em face da estiagem em maio, geada em junho e excesso de chuva em julho de 2011.
Leia mais...

Soja estimula crescimento da produção nacional de grãos, aponta IBGE

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2011

A maior expectativa de colheita de soja foi fator determinante para a revisão da produção de grãos em 2011, que deverá crescer 6,3%, em comparação a 2010, e alcançar 159 milhões de toneladas. A afirmação é do gerente da coordenação de agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mauro André Andreazzi. Em julho, a estimativa era de uma safra de 158,8 milhões de toneladas no ano.
Leia mais...

Acrimat questiona ‘posicionamento’ sobre Amazônia

Publicado em Sexta - 09 de Setembro de 2011

Um levantamento divulgado pelo governo federal através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostra que existem 720 mil quilômetros quadrados de florestas derrubados até 2008 pelos produtores rurais, sendo 62,1% de pasto, mas não divulgam qual o período da pesquisa. “Mais uma vez o governo aponta o dedo para o produtor rural como o vilão da floresta e se esquece que quem dita as regras são eles”, questiona o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat, Luciano Vacari.
Leia mais...

Aprosoja, Famato e Ampa requerem ao BB mais prazo para renegociação

Publicado em Sábado - 03 de Setembro de 2011 | por Alexandre Alves

Os presidentes da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, do Sistema Federação da Agricultura, e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, e da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Augustin, reuniram-se ontem com o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias, e solicitaram a dilação do prazo de renegociação das dívidas dos produtores rurais com o banco.
Leia mais...
Agricultores de Diamantino participaram do “É hora de Plantar 2011”
Agricultores de Diamantino participaram do “É hora de Plantar 2011”

Fundação MT orienta produtores de Diamantino para próxima safra da soja

Publicado em Quinta - 01 de Setembro de 2011

Na noite de quarta-feira (31) os produtores de Diamantino receberam importantes dicas quanto ao cultivo da soja, durante palestras promovidas pela Fundação MT, nas dependências da ACID.
O encontro  “É hora de Plantar 2011” abordou sobre o clima, doenças, adubação e cultivares, que ajudarão traçar estratégias para aumentar a produtividade.
Leia mais...

Concentração de frigoríficos altera preço da arroba em MT

Publicado em Sexta - 26 de Agosto de 2011

A Associação dos Criadores de Mato Grosso – ACRIMAT – mediu pela primeira vez o impacto da concentração das indústrias frigorificas na pecuária mato-grossense. “Queríamos mostrar os efeitos da falta de frigoríficos e da concentração que alguns grupos detêm na vida do pecuarista e do consumidor final”, justifica o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. Acrescenta que “não se pode permitir que agentes da cadeia que não produzem nada ganhem tanto e ditem regras aos pecuaristas”.
Leia mais...

Retomada do preço do arroz tranquiliza produtores de MT

Publicado em Sexta - 26 de Agosto de 2011

Após quase sete meses de preocupação devido à baixa nos preços do arroz, os produtores de Mato Grosso e de outras regiões do país respiram mais aliviados. Isso porque o valor da saca do grão voltou a subir em julho.
Leia mais...