Notícias Saúde
Médicos são proibidos de usar tabela de preços mínimos para negociar com planos
Por determinação do Ministério da Justiça, a partir de hoje (9), os médicos estão impossibilitados de usar a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), que define valores mínimos para cobrança de procedimentos e consultas. A norma é adotada pela categoria na negociação com planos de saúde. Segundo a Secretaria de Direito Econômico do ministério, ela fere o princípio da ampla concorrência e tem comprometido o direito do consumidor que contrata o plano de saúde.
Conheça as quatro principais causas da depressão e quatro remédios naturais
Você sabe o que causa a depressão? Segundo o site especializado Mayo Clinic, há vários motivos diferentes mas quatro deles ganham mais importância. Assim como outras doenças mentais, ela pode ter uma única razão ou uma combinação delas.
Leia mais...
Criança que vê mais TV tem veias mais estreitas nos olhos
Crianças que passam mais tempo à frente das telas do televisor e do computador, e menos tempo em atividades físicas ao ar livre, têm vasos sanguíneos mais estreitos nos olhos, segundo estudo realizado recentemente.
Médicos querem que MP investigue reforma do PS
O Sindicado dos Médicos de Mato Grosso (Sindmed) vai encaminhar, na manhã desta sexta-feira (06), farta documentação ao Ministério Público Estadual (MPE) que comprovaria, inclusive com imagens fortes, o caos no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) e deverá pedir investigação nas reformas realizadas pela prefeitura, consideradas irregulares ou, no mínimo, insuficientes para atender a demanda.
Risco de contrair tuberculose pode ser 70 vezes maior entre a população de rua
A alta incidência de tuberculose entre pessoas que vivem nas ruas dos grandes centros urbanos é o foco da Oficina Regional Sul de Tuberculose e População em Situação de Rua, que será realizada hoje (5) e amanhã (6), a partir das 9h, no City Hotel Porto Alegre, na capital gaúcha. Estudos realizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre apontam taxas de incidências de tuberculose de 1.576 casos por 100 mil habitantes a 2.750/100 mil entre pessoas que vivem nas ruas. Na população geral, a taxa é de 38 por 100 mil habitantes. Isso significa que a incidência de casos de tuberculose na população de rua pode ser até 70 vezes maior em relação à média nacional.
Saúde reforça atendimento em saúde mental com 26 novos CAPS
O Ministério da Saúde habilitou, hoje (4), 26 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que reforçarão a rede de atendimento em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, são 1.650 em funcionamento em todo o país. As medidas contemplam 12 estados: Piauí, Pará, Rondônia, Sergipe, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os CAPS estão estruturados para o atendimento de pacientes (adultos, adolescentes e crianças) com transtornos mentais, usuários de drogas, como crack, e álcool, conforme a especificidade de cada serviço (ver tabela no fim do texto). As portarias habilitando os serviços foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 4.
Estimulação magnética no cérebro é diferente de eletrochoque
Estimulação magnética no cérebro não deve ser confundida com eletrochoque ou eletroconvulsoterapia, ainda que as duas técnicas possam ser usadas para depressão.
Saúde tenta quebrar monopólio de medicamentos em Mato Grosso
Com a adoção de uma nova plataforma eletrônica de licitação para aquisição de medicamentos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) tenta quebrar o monopólio das empresas do ramo em Mato Grosso, abrindo espaço para que fabricantes de outros estados participem dos processos licitatórios, modalidade Pregão Eletrônico.
Estado não cumpre 60% das liminares na área da saúde
Sessenta por cento das liminares judiciais não são atendidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Dados do órgão mostram que nos últimos 6 meses, 1.912 pessoas conseguiram na Justiça o direito ao tratamento, mas só 771 foram atendidas. Entre as ações, 53% (1.021 liminares) pedem medicamentos de alto custo, produtos hospitalares e alimentações específicas. Para o secretário da SES, Pedro Henry, a falta de controle na compra e distribuição dos remédios é o principal motivo do excesso de ações. O problema também é uma das justificativas para o descarte de 21 toneladas de medicamentos vencidos.
O barato da Virada Sustentável
O meio-ambiente é, sem dúvidas, um dos principais assuntos da última década, e continuará nas principais pautas de discussão ao redor do globo por pelo menos mais um século. Não é de espantar, visto os dados preocupantes apontados por estudos do final do século XX que previam um aumento de até 5ºC da temperatura média da terra até 2100 se a situação não mudasse drasticamente. Pode parecer pouco, mas essa pequena alteração aumentaria drasticamente a freqüência e intensidade de furacões e prejudicaria a produção agrícola em todo o mundo.