Notícias Educação
Professores decidem pela continuidade da greve
Greve dos servidores da rede estadual de educação completa 46 dias, sem previsão de terminar. Ontem (26), categoria votou em assembleia improvisada, a continuidade da paralisação, após receberem a informação de que o governo não anteciparia o pagamento do reajuste salarial para este ano, pleiteado pelos servidores.
Leia mais...
Mato Grosso abre 3.500 vagas de cursinho preparatório para o Enem
Estão abertas as inscrições do cursinho preparatório do Governo de Mato Grosso voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o edital, são oferecidas 3.500 vagas, sendo que mil serão para as aulas presenciais e 2.500 destinadas ao ensino à distância, pela internet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro pela internet.
Polo educacional com a Unemat, UAB, Secitec e IFMT, Diamantino inicia agroindustrialização
Diamantino se consolida como polo educacional no Estado, com a implantação da Universidade de Mato Grosso (Unemat), ampliação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), permanência da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) e instalação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); conquistas que representam aproximadamente 1.500 alunos na rede pública de educação superior e tecnológica.
O município situado na região Médio Norte do Estado, a 190 km de Cuiabá, passou a ser referência no ensino público. Com cerca de 20 mil habitantes, Diamantino vê no reflexo do crescimento imobiliário o início da cidade universitária.Governo não acata contraproposta dos professores e impasse continua
O governo do Estado não acatou a contraproposta dos servidores da rede estadual de ensino, em greve há 45 dias. Com isso, fica mantida a proposta de reajuste salarial de 5% acima da inflação no próximo ano, seguido de 6% em maio de 2015, e até 2016, a categoria receberia 7,69%. Os professores almejam a implantação do reajuste salarial ainda este ano.
Grupo é barrado na Seduc e impede entrada de servidores ao local
Grupo de servidores da rede estadual de ensino realizaram ato em frente à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (24).
Brasil tem 40,3 milhões de estudantes na rede pública
O Brasil tem 40.366.236 estudantes matriculados na rede pública de educação básica - estadual e municipal - em 2013, segundo dados preliminares do Censo Escolar publicados na edição desta segunda-feira (23) do "Diário Oficial da União". O número de matrículas caiu 1,83% em comparação com 2012. A redução foi de mais de 753 mil matrículas. Não foram incluídas nestas estatísticas o número de matrículas na rede pública federal e na rede particular.
Leia mais...
Professores em greve respondem proposta feita pelo governo
Em greve desde o dia 12 de agosto, os professores da rede estadual de ensino protocolaram, na manhã desta segunda-feira (23), a resposta à proposta feita pelo governo, parcialmente acatada pela categoria. Na avaliação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), os itens apresentados merecem ser aprofundados para que seja possível encerrar o movimento.
Professores fazem contraproposta ao governo para encerrar greve em MT
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) protocolou na manhã desta segunda-feira (23) uma contraproposta ao acordo apresentado pelo governo do estado na quarta-feira passada em tentativa de encerrar a greve da categoria, a qual já dura mais de 40 dias. Titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ságuas Moraes declarou que espera se reunir com o governador para obter um posicionamento sobre a contraproposta ainda nesta segunda-feira.
Contraproposta dos professores será avaliada pelo governador Silval Barbosa
A contraproposta elaborada pelos professores em greve, após terem recusado a oferta do governo de conceder reajuste parcelado até 2023 e pagar a hora-atividade aos interinos também fracionada em 3 parcelas, será levada ao conhecimento do governador Silval Barbosa (PMDB) na manhã desta terça-feira (24). A informação é do secretário de Educação , Ságuas Moraes.
Concurso para docente da Unemat tem 4.391 candidatos inscritos
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou, hoje, a concorrência para as 169 vagas oferecidas pela instituição para os cargos de professores em diferentes campi e nas mais diversas áreas do conhecimento. A listagem dos inscritos pode ser conferida no endereço: http://concursos.unemat.br/unemat2013/. Os candidatos que desejarem ingressar com recurso contra a divulgação das inscrições deferidas poderão fazê-lo nos dias 23 e 24 de outubro.