Notícias Educação
Jornalista se arrepende de comparar médicas cubanas a domésticas
A jornalista potiguar Micheline Borges que em uma declaração nas redes sociais disse que os médicos cubanos “tem uma cara de empregada doméstica”, se retratou da declaração após a repercussão que sua fala teve não só nas redes sociais como na mídia. Esse foi mais um episódio de preconceito contra os 400 profissionais cubanos recém chegados ao Brasil para participar do programa Mais Médicos.
Leia mais...
UFMT encerra inscrições para 772 vagas de transferência facultativa
Terminam nesta quinta-feira (29) as inscrições para o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na modalidade transferência facultativa. De acordo com o edital, 772 vagas estão distribuídas em 45 cursos de graduação nos campi de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. As inscrições são gratuitas.
Leia mais...
Governo de MT forma 420 novos alunos nos cursos de qualificação
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), encerrou nesta segunda-feira (26.08) mais uma etapa dos cursos de qualificação profissional, Copa em Ação e Qualifica Mato Grosso, beneficiando 420 alunos no município de Várzea Grande.
Leia mais...
Prefeitura faz nova proposta aos professores
O secretário municipal de Educação de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo, protocolou na manhã desta quarta-feira (28) uma nova proposta de reajuste salarial para o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Cuiabá (Sintep).
Técnicos da UFMT paralisam atividades amanhã e sexta
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso paralisam as atividades, amanhã e sexta-feira, e mantêm indicativo de greve. A categoria cobra do governo federal reajuste salarial e valorização da carreira, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação, dentre outros pontos da pauta nacional. Apenas os trabalhadores que atuam no Hospital Universitário Júlio Muller devem permanecer com as funções.
Professores em greve acamparam no gramado da Assembleia Legislativa.
Professores da rede estadual em greve acampam em frente à AL -MT
Grupos de professores da rede estadual de ensino acamparam na manhã desta quarta-feira (28) no gramado em frente da Assembleia Legislativa, em Cuiabá. A categoria está em greve desde o dia 12 de agosto e afeta 430 mil alunos, além de compor 36 mil profissionais em Mato Grosso. Os professores colocaram barracas e montaram um acampamento no local, além de fixarem cruzes no gramado.
Lei de cotas eleva em 29% índice de pretos e pardos no Enem
O número de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que se autodeclaram pretos e pardos cresceu 29% entre a edição de 2012 e a de 2013, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (28). Para as provas que serão realizadas em 26 e 27 de outubro estão inscritos 4.006.425 de pretos e pardos, quase um milhão de candidatos a mais que os 3.094.545 de inscritos em 2012, um crescimento acima da média de inscritos, de 24%.
Estudantes devem conferir dados de inscrição no Enade até sexta-feira
Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013 têm até sexta-feira para conferir os dados cadastrados pelas instituições de ensino na página no exame. Caso seja necessária alguma correção, os estudantes devem procurar as próprias instituições, que são as responsáveis pelas inscrições. A prova será aplicada no dia 24 de novembro.
Reitora da UFMT espera reunião com Dilma para definir fazendas experimentais
Mato Grosso pode receber, em breve, novas fazendas experimentais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A reitora Maria Lúcia Cavalli Neder disse, ao Só Notícias, que aguarda uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, em conjunto com outros reitores federais, para discussão de expansão. O encontro deve acontecer até final de dezembro.
Leia mais...
Cuiabá: Pronatec abre 200 vagas de cursos gratuitos de Inglês e Espanhol
Com a Copa do Mundo em Cuiabá, a cidade receberá inúmeros visitantes estrangeiros e a população pode se preparar para recepcionar os turistas se qualificando gratuitamente por meio dos cursos de Inglês e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).