Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quinta - 26 de Setembro de 2013 às 07:24

    Imprimir


Diamantino se consolida como polo educacional no Estado, com a implantação da Universidade de Mato Grosso (Unemat), ampliação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), permanência da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) e instalação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); conquistas que representam aproximadamente 1.500 alunos na rede pública de educação superior e tecnológica.
O município situado na região Médio Norte do Estado, a 190 km de Cuiabá, passou a ser referência no ensino público. Com cerca de 20 mil habitantes, Diamantino vê no reflexo do crescimento imobiliário o início da cidade universitária.

“A indústria da educação se instalou em nosso município”, comemora o prefeito Juviano Lincoln, que nos últimos meses passou a receber com frequência a presença de secretários de Estado, reitores e coordenadores de instituições de nível superior em seu gabinete.

“Além de fomentar a economia local, a nova realidade que Diamantino vive elevará o grau intelectual, não somente dos alunos, mas com a vinda de professores especialistas, mestres e doutores”, afirmou o secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Rafael Bello Bastos, durante  reunião com o prefeito para reafirmar que a Secitec trabalhará de forma compartilhada com o IFMT, e ampliará o número de cursos.
O governador Silval Barbosa esteve no município para programação em comemoração aos 285 anos da cidade, junto com a bancada estadual e federal, na ocasião salientou a acessão do município que hoje oferta gratuitamente para cidadãos de todo o país vagas no ensino superior. “Sentimos que os munícipes e as autoridades de Diamantino tiveram muito para comemorar com o aniversário da cidade [celebrado no dia 18 de setembro], Diamantino em festa por várias razões principalmente pela criação do campus da Unemat”, ressaltou.

O prefeito disse acreditar que o município saltará para 30 mil habitantes até o ano de 2016, para comportar a demanda populacional mencionou sobre o surgimento de novos loteamentos, na criação de novos bairros e o fortalecimento da agroindustrialização para gerar emprego e renda. “Já somos polo educacional, agora vamos avançar na industrialização, na vinda e implantação de agroindústrias em  Diamantino”, comemorou Juviano Lincoln. 

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7962/visualizar/