Notícias Política
InterAção: Deputado afirma que projeto de Diamantino deve ser copiado em todo o país
O trabalho do Governo Municipal de Diamantino, de descentralizar a Prefeitura e levar as ações aos bairros e comunidades rurais, intitulado InterAção, ganhou elogios do deputado estadual José Domingos Fraga Filho. O parlamentar acompanhou o prefeito Juviano Lincoln; os secretários municipais; o presidente do Poder Legislativo local, Luiz Carlos Gaino e o vice-presidente Edson da Silva ‘Giripoca’ no InterAção que ocorreu no sábado (20.07).
Leia mais...
Riva critica decretos do governo e propõe quarentena
Os decretos do Governo do Estado foram criticados pelo deputado estadual José Riva (PSD), que sugeriu quarentena para as publicações entrarem em efetividade. De acordo com o parlamentar, a quarentena é necessária principalmente para os decretos que alteram a realidade da população mato-grossense. "Combato os decretos, pois o cidadão dorme com uma normativa e acorda com outra. Hoje, o imposto que se paga é um e tudo pode mudar no dia seguinte em função da possibilidade das regras mudarem por meio de um decreto do Poder Executivo", justificou.
Juiz condena ex-prefeito por emitir cheques a secretário
O ex-prefeito de Santo Antônio do Leverger, Eduardo Belmiro da Silva, foi condenado pelo juiz Murilo Moura Mesquita por ato de improbidade administrativa. Ele emitiu diversos cheques nominais ao então secretário de finanças Laércio Almeida Marini e ao assessor Gilmar Rezer.
Leia mais...
O deputado Eliene Lima (Foto: Laércio Ojeda/AL-MT)
Suspeita sobre deputado leva ao STF 133 processos de crime ambiental
O Supremo Tribunal Federal (STF) instaurou entre o começo de julho e a semana passada 133 ações penais sobre crimes ambientais no Mato Grosso investigados pela Polícia Federal na Operação Jurupari, realizada em 2010.
Leia mais...
Por edital, Iphan notifica ex-diretor de associação de MT para devolver recursos aos cofres públicos
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou nesta segunda-feira (22) no “Diário Oficial da União” edital para notificar Sérgio Luiz da Silva Brito (ex-diretor-executivo da associação dos profissionais do cinema e de outras tecnologias do audiovisual de Mato Grosso). Ele deve devolver R$ 93.394,43 aos cofres públicos no prazo de dez dias a partir de hoje.
Edital de concurso sofre alterações, mas prazos são mantidos; AL se pronuncia
Alvo de vários questionamentos, devido irregularidades, que já foram protocolados no Ministério Público Estadual (MPE) por um grupo de radialistas e pelo Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) pedindo providências, o edital do concurso público lançado para preencher 430 vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso já sofreu algumas alterações. Mas o prazo para inscrições ficou mantido entre às 10h do dia 20 de julho e às 23h59 do dia 26 de julho de 2013, observado o horário oficial de Cuiabá. Uma das alterações diz respeito à lei estadual número 2.887 de 2004 do vizinho Mato Grosso do Sul, utilizada pelo instituto IPD Cursos e Projetos (responsável pelo certame) como exigência para os doadores de sangue solicitarem a isenção da taxa de inscrição. Agora foi substituída pela lei estadual de Mato Grosso número 7.713 de 2002 sancionada pelo governador José Rogério Salles em em 11 de setembro de 2002.
Valtenir nega acusações e emite nota de esclarecimento
As últimas notícias de investigações e denuncias de corrupção e favorecimento contra governadores e parlamentares do PSB, partido de Eduardo Campos, pré-candidato a presidência da República acabaram sendo rechaçada pelos socialistas que insinuaram ver conotação política nas denuncias da Polícia Federal.
José Domingos rebate boatos e diz que noticia é infundada e caluniosa
Com o período eleitoreiro se aproximando, o chamado “comitê da maldade”, termo utilizado em Mato Grosso, já vem demonstrando seus primeiros atos. Faltando ainda mais de um ano para as eleições de 2014, um boato incluindo deputado estadual José Domingos Fraga (PSD), vem circulando em alguns veículos de comunicação.
Leia mais...
Silval diz que decisão sobre FPE é dura
Governador Silval Barbosa (PMDB) reagiu ao veto presidencial sobre artigo do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que impedia que as renúncias fiscais feitas pelo governo federal prejudicassem os repasses aos estados e municípios. Silval classificou como “dura e unilateral” a posição da presidência da República, considerando que no atual exercício Mato Grosso já perdeu aproximadamente R$ 150 milhões em razão da política de desoneração emplacada pela União.
Leia mais...
Senado retorna de recesso com discussão sobre passe livre
A lei do passe livre deve ser um dos primeiros debates a tomar conta dos corredores do Senado em agosto, quando as atividades voltam ao ritmo normal na Casa com o fim do recesso parlamentar. Pelo projeto, estudantes do ensino fundamental, médio e superior matriculados no país, podem usar o transporte público coletivo, como ônibus e metrô, sem pagar pelo serviço.
Leia mais...