Notícias Política
Sinop: votos de vereador podem mudar quociente eleitoral e eleitos
O quadro de vereadores eleitos e reeleitos na Câmara de Sinop pode mudar, a qualquer momento. Para isso, basta que o recurso protocolado pelo vereador Ademir Bortoli (DEM) seja aceito pela Justiça Eleitoral e seu registro de candidatura validado. O parlamentar recebeu cerca de 1.714 mil votos, no domingo, o que o coloca entre os mais votados no município.
Nem sempre o mais votado acaba eleito
Com 25 vagas na Câmara de Cuiabá, a eleição alcançou até candidatos mais distantes das primeiras colocações. No sistema proporcional, pelo qual ocorrem as disputas pelos cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal, nem sempre o mais votado é quem consegue se emplacar. Na Capital, dentre os 25 mais votados, 20 foram eleitos.
Casal tenta comprar votos com gasolina e é preso em Nortelândia
Duas pessoas foram presas no domingo (08/10) em Nortelândia, por compra de votos. Djalma Dias Bispo, 33 anos, e Suelen Silva, 25, estavam com aproximadamente 15 litros de gasolina dentro do carro.
Irmãos são eleitos vereadores em Cuiabá e vão dividir plenário em 2013
Pela primeira vez a Câmara de Vereadores de Cuiabá terá dois irmãos dividindo o mesmo Plenário a partir de 2013. Adilson Machado Américo de Oliveira, o “Adilson Levante”, do PSB, e Oséas Machado, do PSC, disputaram os votos em família e conquistaram duas das 25 cadeiras do Legislativo cuiabano. Eles garantem que a disputa foi saudável e que não houve nenhum tipo de atrito durante a campanha. Os votos, segundo eles, também foram “bem divididos” entre os amigos e familiares.
Promotor eleitoral flagra compra de votos e candidato derrotado pede cassação de registro de prefeito eleito
Três pessoas ligadas ao prefeito eleito de Jaciara, Ademir Gaspar Lima (PT), foram presas no final da tarde do último sábado (6), véspera da eleição, sob a acusação de compra de votos. O promotor Reinaldo Vessani os pegou em flagrante e agora a coligação do candidato derrotado Leopoldo Rodrigues de Mendonça (PSDB) tenta cassar o registro de candidatura do prefeito eleito.
Leia mais...
Partidos e Justiça definem regras hoje
Representantes das coligações que disputarão o 2º turno se reúnem com a Justiça Eleitoral para definir o horário eleitoral. O encontro, que será realizado nesta quarta-feira (10) com a juíza da 51ª zona eleitoral, Rita Soraya Tolentino de Barros definirá a emissora geradora de sinais, a ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, além da data de início da veiculação dos programas e das inserções.
Maioria dos prefeitos eleitos em MT terá de colocar contas na internet
Os prefeitos eleitos em 132 municípios de Mato Grosso no último domingo (7) vão ter de providenciar – a partir da posse, em 1º de janeiro de 2013 – a implementação de portais de transparência pública nas cidades sob suas administrações. Conforme estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em 2011, 132 dos 141 municípios mato-grossenses estão entre os 4.959 em todo o país com menos de 50 mil habitantes.
MG: Ibirité elege um dos prefeitos mais jovens do País, com 21 anos
No último dia 7 de outubro, 33.065 eleitores decidiram colocar a cidade de Ibirité, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, na rota da renovação. Com 43,71% dos votos válidos, um dos prefeitos mais jovens do Brasil, Antônio Pinheiro Neto - conhecido como Pinheirinho do Partido Progressista (PP) - foi eleito com apenas 21 anos. Apesar da idade, o prefeito tem um discurso firme e seguro.
Juiz condena ex-prefeito em MT a restituir recursos ao FNDE
O juiz substituto da Comarca de Jauru, Cláudio Deodato Rodrigues Pereira, condenou o espólio do ex-prefeito de Figueirópolis D"Oeste, Pedro Carbo Garcia, a restituir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o valor de R$ 73.540, que corrigido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) até a data de 30 de novembro de 2007 alcançou a cifra de R$ 218.679,95.
Sinop: conselheiro pede vista e TCE vota contas da prefeitura na 3ª
As contas de governo da prefeitura de Sinop, relativas a 2011, serão votadas na terça-feira (16). A gestão é do prefeito Juarez Costa (PMDB). A nova data é apontada na pauta divulgada hoje. A análise do processo foi adiada, mais uma vez, ontem, com pedido de vistas do conselheiro Valter Albano, que solicitou mais tempo para elaborar seu voto. As contas também já havia sido retiradas de pauta, na terça-feira (2), por motivos não apontados no acompanhamento do processo.
Leia mais...