Notícias Política
CGU: punir corruptos depende de novas leis
A sucessão de escândalos estaduais envolvendo políticos e autoridades com desvio de recursos públicos fez o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, cobrar fortemente mudanças na legislação do País. Responsável pelo comando do principal órgão de controle do governo federal, o ministro defende que a "sociedade pressione mais o Congresso" para modificar o Processo Penal brasileiro. Na prática, ele quer garantir que os tribunais ganhem agilidade para punir acusados da prática do chamado crime do colarinho branco.
Reformas em escolas provocam alterações em locais de votação
A reforma de algumas escolas motivou a 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá a alterar locais de votação, tendo em vista que as obras não vão ser concluídas até o próximo domingo (3), quando acontecem as eleições gerais. As zonas eleitorais da escola municipal "Tancredo Neves", situada no jardim Araça, por exemplo, serão tranferidas para o Centro de Referências de Assitência Social (Cras).
TSE: resultado do 1º turno sai 5 horas após fechamento de urnas
A uma semana das eleições que definirão o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a única certeza dos eleitores brasileiros é que o resultado do primeiro turno será conhecido cinco horas após o fechamento das urnas.
Mulher Pêra faz campanha no calçadão da Rua 13 de Maio, em Campinas
Candidata, Mulher Pêra diz: "em Brasília serei a Suellem"
Pode ser que a grande maioria dos eleitores nunca tenha ouvido falar da candidata a deputada federal Suellem Aline Mendes Silva (PTN). Porém, quando ela sai às ruas para fazer campanha e se apresenta como a Mulher Pêra, aumentam as chances de se conquistar um voto. Foi o que aconteceu neste sábado (25) em Campinas, no interior de São Paulo.
Valtenir quer campanha propositiva
O presidente estadual do PSB e candidato a deputado federal Valtenir Pereira aposta na apresentação de propostas para que o colega de partido e candidato ao Paiaguás Mauro Mendes cresça mais nas pesquisas de intenção de votos e consiga chegar ao segundo turno. Para o socialista, o plano de governo de Mendes tem agradado a população, por isso, é necessário focar na difusão dessas ideias. “Mauro está crescendo graças ao nosso trabalho, realizado junto ao eleitor. A perspectiva é muito boa e temos chances reais de ir para o segundo turno”, avalia Valtenir.
Em ação, MP requer que governo ofereça ensino médio para índios
O Ministério Público ingressou com um pedido de liminar para que o governo seja obrigado a oferecer o ensino médio na comunidade indígena Umutina, em Barra do Bugres. Na ação, o MP requer a aplicação de multa diária de R$ 1 mil caso o Estado não cumpra a determinação.
Pedidos de resposta de Dilma são negados pelo TSE
A coligação "Para o Brasil Seguir Mudando", de Dilma Rousseff (PT) teve duas representações julgadas como improcedentes pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Uma das representações pedia a concessão de direito de resposta contra o diretório de Santa Catarina do PTB, pelo partido ter veiculado três inserções no rádio, que diziam que o governo federal não teria destinado recursos para prevenir enchentes em Santa Catarina.
TSE alerta para mensagem falsa na internet pedindo atualização de dados de eleitor
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que não faz comunicado aos eleitores por meio de e-mails. Segundo o tribunal, circula na internet uma nova mensagem falsa em nome do tribunal. A mensagem diz que o eleitor estaria com pendências na Justiça Eleitoral e que seu título de eleitor pode ser cancelado.
Pedido de busca e apreensão é descabido, reage Taques
O candidato ao Senado Pedro Taques (PDT) classificou como descabida e sem fundamento a tentativa do PP ter acesso aos arquivos do Ministério Público e a emails de promotores. “Admira-me muito um ex-presidente da OAB, conhecedor do direito, ter prestado esse desserviço”, atacou o ex-procutador, numa crítica ao assessor jurídico da coligação “Mato Grosso Progressista”, Francisco Faiad, que ajuizou uma medida cautelar de busca e apreensão contra alguns promotores, que supostamente estariam fazendo campanha o pedetista
TSE: resultado do 1º turno sai 5 horas após fechamento de urnas
A uma semana das eleições que definirão o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a única certeza dos eleitores brasileiros é que o resultado do primeiro turno será conhecido cinco horas após o fechamento das urnas.