Notícias Política
MT já realizou sete eleições suplementares referentes a 2008; no Brasil são 142
A Justiça Eleitoral em Mato Grosso já realizou sete eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito, relativas ao pleito de 2008, e agendou para o próximo dia 20 de fevereiro a eleição suplementar no município de Rio Branco.
Governo de MT define calendário salarial e pagará 13º em duas vezes
Foi divulgado, esta tarde, o calendário 2011 de pagamento de salários dos servidores estaduais. Será mantido o pagamento dentro do mês trabalhado. Os cerca de 69 mil servidores do Estado, entre efetivos, comissionados, terceirizados, aposentados e pensionistas, receberão 14 pagamentos ao longo do ano.
Secretaria aponta que MT colaborou com 44% das "sobras" nos cofres do governo federal
Vários números da economia mostram o crescimento de Mato Grosso nos últimos anos. O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, diz que 44% do superávit da balança comercial do Brasil são provenientes de Mato Grosso, ou seja, de tudo que sobrou no cofre Federal no período entre janeiro e outubro de 2010, quase metade é oriundo do Estado.
Pacificado, PTB faz indicações e Serafim assume cargo
A ala do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que apoiou o projeto de reeleição do governador Silval Barbosa está pacificada e indicou hoje os primeiro quatro nomes para compor o segundo e terceiro escalões da administração estadual. O economista Waldir Serafim, que não integra a ala, também foi confirmado porque, num gesto de nobreza, os líderes do PTB governista não vetarem seu nome.
Maia diz que orientou Silval a vetar totalmente projeto de zoneamento
O secretário estadual de Meio Ambiente Alexander Maia comemorou a volta do projeto de lei sobre o Zoneamento Sócioeconômico e Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso para a Assembleia Legislativa. Para ele, esta é a oportunidade de fazer as alterações dos pontos que ainda precisam ser corrigidos no texto. "Eu mesmo orientei o governador pelo veto integral. Precisamos de uma legislação que nos dê segurança", destacou. Maia revelou que, sem uma definição do que realmente será tido como lei, a secretaria ainda não tem como definir de que forma atuará para a aplicação das novas regras.
Silval promete tirar 300 mil da linha da pobreza em Mato Grosso
Governador reeleito toma posse e alerta sobre intolerância à falhas dos secretários, além de planejar erradicação da pobreza em Mato Grosso Centro de Eventos ficou lotado na entrega de faixa ao governador e posse de secretários de Estado. Silval alega que o ex-governador e senador eleito, Blairo Maggi (PR), já conseguiu beneficiar 240 mil pessoas desde 2003, segundo dados do Ipea. "Quero chegar ao fim desse novo mandato, olhar para trás e dizer que valeu a pena. Só vou poder fazer isso se conseguirmos tirar também essas 300 mil pessoas dessa situação difícil que ainda vivem", afirmou o governador.
Ministra do STF nega liminar para desembargador investigado em MT
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou pedido de liminar ao desembargador Donato Fortunado Ojeda que alegava incompetência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para investigá-lo em inquérito criminal que trata de venda de sentenças no Judiciário de Mato Grosso. A defesa sustentava que por conta da aposentadoria, o magistrado havia perdido a prerrogativa do foro privilegiado, o que automaticamente levaria a investigação ser conduzida pela Justiça estadual.
Carlos Bezerra (PMDB) criticou o ex-governador Maggi durante seu discurso na posse de Silval
Bezerra exalta Silval e "cutuca" o ex-governador Maggi
Aproveitando a cerimônia de posse do governador reeleito, Silval Barbosa (PMDB), o deputado federal e ex-governador Carlos Bezerra (PMBD) fez um discurso acalorado durante o evento, chegando a afirmar que Mato Grosso tem desigualdades sociais maiores que da região Nordeste.
Em 1º ato, Silval reúne secretariado para definir as metas
O governador Silval Barbosa (PMDB), empossado no último sábado, 1º de janeiro, realiza seu primeiro ato como representante do Estado neste ano a partir das 9h desta segunda (3), reunindo sua equipe de secretariado no Palácio Paiaguás. O evento foi anunciado ainda durante a cerimônia de posse.
Dilma realiza primeira reunião de coordenação do novo governo
A presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira (3) a primeira reunião de coordenação política de seu governo. No governo Lula, as reuniões de coordenação eram realizadas no início da semana e reuniam os principais ministros das áreas econômica e política.