Notícias Política
TRF impede Julier de atuar em processos criminais
O juiz federal Julier Sebastião da Silva não vai mais julgar processos criminais nos próximos meses por conta de uma decisão de cunho administrativo do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região que remeteu a atribuição para a recém criada 7ª Vara Federal de Mato Grosso. Na prática, está impedido de expedir mandados de prisão e sentenças referentes a crimes ambientais e contra o sistema financeiro nacional como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas, exatamente temas que o projetaram no exercício da magistratura.
Ministro da Justiça nega caráter ideológico na decisão de manter Battisti no Brasil
A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o pedido de extradição do ex-ativista político italiano Cesare Battisti não foi tomada por questões ideológicas, segundo o o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Silvestre entra na briga e se candidata à presidência da Ucmmat
A cerca de dois meses da eleição para a nova Mesa Diretora da União das Câmaras Muncipais de Mato Grosso (Ucmmat), o vereador por Nobres, Silvestre Campos (PR), anuncia sua candidatura à presidência da entidade. Ele é o quarto candidato a se articular para comandar a Ucmmat para os próximos dois anos.
Tamanho da fonte 1 2 3 Código do Meio Ambiente de MT é questionado no Supremo por violar regras do Conama
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel Santos, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade em que pede, em caráter liminar, a suspensão dos efeitos de dispositivos do Código do Meio Ambiente do estado de Mato Grosso. Esses dispositivos consideram dispensável a realização de estudo prévio de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos com potencial entre 10 e 30 Megawatt (MW).
Disputa pelos cargos de 2º e 3º escalão da gestão Silval fica acirrada
Após a quase total definição dos cargos de primeiro escalão, os partidos políticos situacionistas já começam a se engalfinhar, nos bastidores, pelos cargos do segundo e do terceiro escalão, especialmente pelas presidências e diretorias financeiras dos principais órgãos estaduais e autarquias.
Silval e líderes do PP apelam a ministro por Figueiredo
Reunidos por cerca de uma hora com o novo ministro de Cidades, Mário Negromonte, o governador Silval Barbosa (PMDB) e líderes do PP de Mato Grosso fizeram um apelo pela permanência do mato-grossense Rodrigo Figueiredo no cargo de secretário executivo daquele ministério. A reunião ocorreu no final da tarde dessa segunda-feira (3), em Brasília.
Leia mais...
Curado defende parceria de Estado e municípios e elogia Guarda de VG
Responsável por uma das pastas mais polêmicas, o secretário de Segurança Pública (Sesp), Diógenes Curado, defende que deva haver uma parceria entre Estado e Municípios no combate a violência em Mato Grosso, como exemplo, ele enaltece os trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal de Várzea Grande, segunda maior cidade mato-grossense.
Recém-empossado, Lessa se apressa em cumprir as orientações de Silval
O titular da recém-criada secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), desembargador aposentado Paulo Lessa, se apressou em cumprir as determinações do governador Silval Barbosa (PMDB). Empossado no último sábado, 1º de janeiro, e um dos últimos nomes a ser confirmados para integrar o staff, ele participou da reunião com o secretariado nesta segunda (3) de manhã e logo em seguida decidiu colocar em prática uma das orientações do governador.
Nomeações para 2º escalão estão suspensas, diz Temer
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta terça-feira (4) que as nomeações de cargos do segundo escalão do governo estão suspensas. "Ficou tudo suspenso até que haja diálogo entre todos os partidos da base aliada", disse. Temer participou da cerimônia de transmissão do cargo de ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em que assumiu Wellington Moreira Franco, indicado pelo próprio vice-presidente. Questionado sobre o suposto descontentamento do PMDB na partilha de cargos do primeiro e agora do segundo escalão, Michel Temer disse que "não há desagrado."
Após boicote, novo ministro defende reeleição de Sarney à presidência do Senado
Um dia após ter sua posse boicotada pelo PMDB, o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) defendeu, nesta terça-feira, a reeleição de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado.