Notícias Política
Ministro diz que frase de Julio Campos "é reveladora de uma sociedade"
O ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa está evitando responder a desastrosa declaração do deputado Julio Campo (DEM), feita durante reunião com parlamentares quando estava sendodiscutido o foro privilegiado (“Depois, você cai nas mãos daquele moreno-escuro lá no Supremo, aí, já viu…”), na semana passada. Mas a revista Veja informa que o ministro, dias depois do fato, fez, "reservadamente e muito menos irritado do que se poderia supor", o seguinte comentário sobre a declaração de Julio: “A frase do deputado é reveladora de uma sociedade”.
TRE elege presidente no próximo dia 14
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso marcou para dia 14 de abril, às 17 horas, a sessão extraordinária para eleger o presidente, vice que também é o corregedor. O atual presidente, Rui Ramos Ribeiro (foto), deve ser candidato à presidência. Desde junho do ano passado ele preside a corte devido o afastamento do presidente, Evandro Stábile, determinado pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A tendência é de chapa consensual que está sendo discutida entre os desembargadores e juízes que compõem o pleno. São 7 que votarão. Ramos admitiu intenção de continuar no cargo.
Mauro Mendes poderá apoiar tucano para Prefeitura de Cuiabá em 2012
O empresário Mauro Mendes (PSB) não vê problema em apoiar o nome do deputado Guilherme Maluf (PSDB) para a Prefeitura de Cuiabá. O socialista destacou que as críticas feitas durante a campanha em 2010 não foram ao PSDB e sim à gestão do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB).
Reconhecimento da união entre casais do mesmo sexo avança
Especialistas defendem mudança na legislação
As decisões dos tribunais brasileiros estão avançando no sentido de garantir aos casais homossexuais os mesmos direitos que aos casais heterossexuais. Mas ainda faltam leis específicas para evitar que em casos de adoção, por exemplo, que os pais de mesmo sexo fiquem sujeitos à "sensibilidade" do Judiciário. A avaliação é da desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, uma das principais especialistas em direito homoafetivo no país - um novo ramo que discute a proteção jurídica a casais homossexuais e incluiu os direitos de herança, de pensões e de adoção.
Maurélio conta que fez tudo que podia, mas chegou ao seu limite ao esbarrar na falta de recursos
Não podemos ser reféns de aventuras administrativas
O médico Maurélio Ribeiro afirma ter deixado a Secretaria de Saúde de Cuiabá principalmente por causa da decisão do prefeito Chico Galindo (PTB) em centralizar decisões da pasta, assim como de todo o staff da Capital. Em entrevista ao jornal A Gazeta, diz ainda que a terceirização de serviços do setor através das chamadas Organizações Sociais (OS) é um debate que terá que ser feito pela sociedade.
Blairo Maggi, em foto de 2003, seis meses após a posse: não se pode ir contra o mercado e a ciência
Maggi diz que reverteu a fama de "maior desmatador"
O senador Blairo Maggi (PR) admitiu, em entrevista à TV Senado, que, durante seu mandato como governador (2003-2010), ficou com a fama de maior desmatador do planeta, inclusive, ganhando o "prêmio" Motosserra de Ouro, do grupo ambientalista Greenpeace, em 2005. No entanto, ele garantiu que conseguiu reverter o desgaste de sua imagem, com disciplina e diálogo.
Governo e dissidentes discordam sobre dano de terremoto em Mianmar
Os afetados pelo terremoto registrado em Mianmar na última quinta-feira (24) necessitam de água e alimentos, enquanto se generaliza a opinião de que o resgate das vítimas seria mais rápido com os meios adequados.
Envolvida na investigação da morte do juiz Leopoldino diz ter sido procurada por policiais antes de denúncia
A esposa do detento Abadia Paes Proença, Luziane Pedrosa da Silva, revelou em depoimento a Polícia Federal ter sido procurada por policiais civis em sua casa antes mesmo de apresentar queixa de ameaça contra José Roberto Padilha da Silva. Os policiais queriam usar Luziane para retirar de Padilha informações que comprovassem a tese de que o juiz Leopoldino Marques do Amaral estaria vivo.
Homero apoia Sachetti e resiste a eventual retorno de Mendes ao PR
O deputado federal Homero Pereira (PR) revela que pretende apoiar o ex-diretor presidente da Agecopa, Adilton Sachetti, numa eventual candidatura à Prefeitura de Rondonópolis em 2012. “Existem muitos nomes para apoiar, inclusive do Sachetti. Se ele for candidato, terá meu aval”.
Afif diz que PSD não vai se opor à reeleição de Alckmin
Principal fiador do PSD, legenda que será criada para dar ao prefeito Gilberto Kassab um palanque na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, o vice-governador Guilherme Afif Domingos garante que a nova sigla não será sinônimo de rompimento com o PSDB no Estado.