Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Bruno Peron

Disfarce de meio-cidadãos

A primeira atitude digna de qualquer cidadão é concordar ou discordar sem medo do constrangimento do senso comum ou daquela atmosfera que rodeia quando se destoa do que a maioria faz e pensa. Melhor que esta etapa rudimentar da cidadania é ter a capacidade de justificar a decisão, a escolha ou a opinião.
Leia mais...

O livro e o tempo

Publicado em Terça - 21 de Setembro de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

Primeiro o homem aprendeu a ler. A ler as estações do ano, as fases da lua, o tempo da colheita, da pesca, da seca, da chuva. O tempo da estiagem e o tempo da fartura. Migrava de um lado para o outro em busca de abrigo e de alimento. Em bandos, foi se organizando, dentro de uma consciência nômade de vida, de existência. A sua casa era o tempo, tendo como telhado o firmamento.
Leia mais...

Um Exercício Para se Pensar

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Está perto do 3 de outubro. Faltam treze dias. Tempo bastante para se decidir em quem se deve votar. Voto que tem o sentido de procuração. Pois através desse ato, políticos passam a falar, reivindicar e a cuidar dos negócios públicos em nome da população. 
Leia mais...

O flanelinha, o camelô e o mercado

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

No vácuo do exercício da autoridade pelos titulares dos poderes públicos, o “flanelinha”, ou “guardador de veículos” tornou-se uma praga nacional. Durante muito tempo as autoridades o toleraram diante do demagógico entendimento de que o país estava em crise e era melhor ele estar ocupado em guardar veículos do que obrigado a roubar para sobreviver. Diante das esfarrapadas desculpas, a atividade instalou-se e hoje tem, em São Paulo, até um sindicato que promete conferir legalidade e segurança jurídica para o seu exercício.
Leia mais...

Mais oportunidades para as empresas emergentes

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Juan Quirós

Foi grande e justificado o alarde que se fez ante a recente divulgação de que a remessa de lucros das multinacionais constituiu-se na principal causa de o País ter registrado este ano o pior resultado, desde 1947, nas suas contas externas no acumulado do primeiro semestre. Mais grave ainda é a estimativa do Banco Central de que os ganhos expatriados podem superar o Investimento Estrangeiro Direto (IED), alcançando US$ 32 bilhões no final do exercício, o que significaria crescimento de 27% em 12 meses.
Leia mais...

Aqui e lá

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Gabriel Novis Neves

No último final de semana recebi uma correspondência de um apaixonado filho de Cuiabá (ainda capital), que uma vez por mês, por motivos familiares, visita a ex-Cidade Maravilhosa. Contrariado com o que viu por lá, aproveitou para fotografar a causa da sua indignação. As fotos enviadas não me causaram nenhuma surpresa. Já estou acostumado a ver nossos mitos cuiabanos serem alvo de tanto menosprezo! Transcrevo parte do desabafo do doutor Carlos Eduardo Epaminondas:
Leia mais...

De caminhada

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Eduardo Gomes

Cuiabá sangrava muito no final dos anos 1970. Havia forte indignação popular com o seccionamento territorial para a criação de Mato Grosso do Sul. O regime vigente não permitia manifestações nas ruas. Mas, nem o arbítrio impediu que nas urnas em 1978, Mato Grosso votasse contra o candidato ao Senado Garcia Neto, que à época da divisão era governador biônico e na fase final do rito emancipatório apoiou a União.
Leia mais...

A Lei Maria da Penha e as eleições

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Mario Eugenio Saturno

Nunca fiquei tão decepcionado em uma eleição como estou nessa, principalmente com os eleitores do estado de São Paulo, onde voto. Sempre tive orgulho desta terra fértil e deste povo forte e valente.
Leia mais...

Mar de lama ou pau de galinheiro?

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O caseiro Francenildo dos Santos Costa – autor, em 2006, da revelação que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, freqüentava festas de lobistas – volta ao noticiário porque ganhou, na Justiça, o direito a uma indenização de R$ 500 mil, que a Caixa Econômica Federal foi condenada a pagar por ter, na época, quebrado o seu sigilo bancário.
Leia mais...

Entre o preservar e o cercear

Publicado em Sexta - 17 de Setembro de 2010 | por Lourembergue Alves

Nenhuma democracia se dá ou se sustenta sem a liberdade. Principalmente quando a ausência desta implica em falta de notícias sobre as ações dos representantes da população. Falta e ausência que penalizam o cidadão. Pois o impede de tomar conhecimento e, depois, analisar e avaliar o desempenho dos agentes públicos. Tarefas necessárias e imprescindíveis. Mas só possíveis de serem realizadas com a ajuda dos veículos de comunicação.
Leia mais...