Publicado em Sexta - 21 de Outubro de 2011

Dois estudos sobre câncer descobrem pista em bactéria no cólon

Robert A. Holt esforça-se há anos para responder a uma pergunta sobre o câncer de cólon. Ele é pesquisador de genômica da Agência do Câncer da Columbia Britânica. O pesquisador vem questionando se o câncer pode ser causado ou se expandir devido a uma infecção bacteriana.
Leia mais...

Pesquisa mostra falhas no marketing de alimentos infantis

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011

Já no primeiro mês de vida, quando deveriam só mamar no peito, 17,8% das crianças brasileiras provam outros tipos de leite e alimentos.
Leia mais...

Brasil define normas para cópia de medicamentos biológicos

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, durante a Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, a publicação de normas que servem de base para a cópia, registro e produção de medicamentos biotecnológicos no país. Esses produtos, como vacinas, kit diagnóstico e tratamento para doenças como câncer, são criados a partir de organismos vivos ou parte deles. A medida é um estímulo ao ingresso da indústria nacional neste mercado, com base em patentes de produtos vencidos e preparar-se para os estão para vencer. A nova normatização sobre o setor será publicada pela Anvisa (Agência Nacional Vigilância Saúde).
Leia mais...

Estudo descarta ligação entre uso de celular e câncer no cérebro

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011

O maior estudo do tipo já feito sobre o assunto não encontrou ligação entre o uso prolongado de telefones celulares e um maior risco de desenvolvimento de tumores cerebrais. A informação é de um estudo publicado na revista científica British Medical Journal (BMJ).
Cientistas dinamarqueses não encontraram evidências de um risco maior entre mais de 350 mil donos de telefones celulares analisados por 18 anos.
Leia mais...

Médicos americanos querem banir uso de protetores de berço

Publicado em Quarta - 19 de Outubro de 2011

Novas diretrizes de segurança para evitar as mortes acidentais de bebês durante o sono foram divulgadas na terça-feira pela Academia Americana de Pediatria.
Leia mais...

A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional do tratamento de câncer de mama

Publicado em Quarta - 19 de Outubro de 2011

Durante este mês ocorre o movimento mundial Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar sobre os riscos do câncer de mama e chamar a atenção das mulheres sobre a importância do autoexame e da mamografia. Além de todos os cuidados com a prevenção e diagnóstico precoce incentivados pela campanha e pelos profissionais da saúde, outra preocupação está na qualidade de vida de quem enfrenta a doença. E dois grandes aliados nessa batalha são a fisioterapia e terapia ocupacional.
Leia mais...

Estresse prejudica desenvolvimento de bebês prematuros

Publicado em Terça - 18 de Outubro de 2011

O estresse de ficar em uma unidade de terapia intensiva neonatal resulta em cérebros menores e funcionamento neurológico irregular para muitos bebês prematuros, sugere um estudo de pequena escala. Além disso, quanto maior for o estresse sentido, maior será a consequência.
Leia mais...

Internet acelera descoberta do adultério nas gerações mais jovens

Publicado em Terça - 18 de Outubro de 2011

A alta concentração de peças sobre relacionamento entre casais no roteiro de teatro de São Paulo e do Rio aponta a preocupação da dramaturgia em adicionar a seu repertório as mudanças geracionais.
Leia mais...

Pediatras pedem que menores de 2 anos fiquem longe das telas

Publicado em Terça - 18 de Outubro de 2011

Ver televisão ou vídeos não é aconselhável para crianças menores de dois anos. Pesquisas mostram que a prática pode afetar o desenvolvimento, informou um grupo de pediatras americanos nesta terça-feira.
Leia mais...

Para psicólogo, remédio psiquiátrico ajuda crianças hiperativas

Publicado em Terça - 18 de Outubro de 2011

Embora haja casos de "excesso de diagnóstico" de hiperatividade em crianças, não se pode negar que, muitas vezes, o medicamento é um componente importante para melhorar a situação de quem tem a doença.
Leia mais...