Publicado em Domingo - 09 de Janeiro de 2011

Risco de contrair HIV em transfusão é maior no Brasil que nos EUA

Uma pesquisa feita em três hemocentros brasileiros no período entre 2007 e 2008 indica que o risco de contrair HIV em transfusões de sangue no Brasil é 20 vezes maior do que nos Estados Unidos.
Leia mais...

Depressão tem sintomas diferentes em crianças e adultos

Publicado em Sexta - 07 de Janeiro de 2011

Sintomas de adulto não servem para diagnosticar depressão em crianças.
Leia mais...

Republicanos iniciam ação para revogar reforma da saúde nos EUA

Publicado em Sexta - 07 de Janeiro de 2011

Os republicanos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos abriram caminho para uma votação na próxima semana para revogar a lei de reforma da saúde do presidente Barack Obama, mesmo que os democratas tenham o poder de eventualmente vetar a decisão.
Leia mais...

Amamentação garante melhor condição física na adolescência

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2011

A amamentação de recém-nascidos traz muitas vantagens no curto e no longo prazo para os bebês. Entre elas, uma recém-descoberta indica, que a amamentação dá ao filho uma melhor resistência física no futuro. Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que adolescentes que foram amamentados ao nascer têm os músculos da perna mais fortes do que aqueles que receberam leite artificial.
Leia mais...

Caminhar pode ajudar a reduzir desejo de fumar e de comer

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2011

Se sua promessa de Ano Novo é eliminar um mau hábito ou reduzir a quantidade de alimentos e perder alguns quilinhos, um truque simples, porém negligenciado, pode ajudar: caminhar. Quanto às estratégias de perda de peso, esta não é a mais glamurosa, mas estudos descobriram que uma caminhada acelerada ao redor do quarteirão pode aliviar significativamente os "desejos", seja por junk food ou acender um cigarro.
Leia mais...

É irracional não pagar doador de sêmen e barriga de aluguel, diz articulista

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2011

Não há muita novidade nas regras anunciadas pelo CFM. As questões candentes já haviam sido disciplinadas pelo Código de Ética Médica, que tem força de lei, e por legislações específicas, como a da doação de órgãos.

Leia mais...

Pesquisa indica que chá verde protege contra Alzheimer e câncer

Publicado em Quinta - 06 de Janeiro de 2011

A pesquisa, divulgada na publicação especializada "Phytomedicine", também sugere que o antigo remédio chinês que tem se popularizado no mundo todo também pode ter um papel muito importante na proteção do corpo contra o câncer.
Leia mais...

Quase metade das crianças nos EUA já foi exposta a radiação

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011

Crianças e adolescentes realizam com frequência exames que os expõem a radiação, aumentando o risco de câncer quando ficarem mais velhas, segundo pesquisa americana.
Leia mais...

Amazonas registra primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011

A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. O vírus desse tipo de dengue havia desaparecido por 28 anos até retornar em agosto do ano passado, em Roraima.

 

Leia mais...

Mochilas: peso que preocupa

Publicado em Quarta - 05 de Janeiro de 2011

As férias estão a todo vapor, mas já é hora dos pais comprarem o material escolar da garotada, que logo após o final de janeiro, dá início a mais um ano letivo. As mochilas são itens essenciais da lista e também um dos que requerem mais cuidados na hora da escolha. O especialista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Luiz Eduardo Carelli, avisa que diante de tantas opções no mercado, o importante é pensar na saúde da coluna e dos ombros do seu filho e, além disso, instruí-lo como usar a mochila, seja com alças ou rodinhas.
Leia mais...