Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2011

Enchentes trazem riscos para a saúde

Com a ocorrência freqüente de enchentes em diversos estados, é importante que cada cidadão saiba como proteger sua saúde dos riscos provocados por estes eventos naturais. As enchentes são desastres que facilitam a ocorrência de doenças parasitárias, especialmente aquelas transmitidas pela água, como leptospirose, hepatite A, doenças diarréicas agudas, entre outras. No entanto, algumas medidas individuais podem ser tomadas para minimizar esses riscos.
Leia mais...

Colecionador de objetos engolidos por pacientes é tema de livro

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2011

Desde tecidos cerebrais até cálculos biliares, não é de hoje que médicos preservam espécimes extraídos de seus pacientes. Mas o médico americano Chevalier Jackson foi muito além da maioria.
Leia mais...

Garotas que menstruam cedo são mais propensas à depressão

Publicado em Quarta - 12 de Janeiro de 2011

Meninas que começam a menstruar antes dos 12 anos estão mais propensas a desenvolver depressão na adolescência. Essa conclusão é de um estudo da Universidade de Bristol e da Universidade de Cambridge, ambas na Inglaterra.
Leia mais...

Curto período entre gestações aumenta risco de autismo do filho, diz estudo

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011

Uma criança que nasce menos de dois anos depois que o irmão tem mais chances de sofrer autismo que aquela que nasce pelo menos três anos depois, constata um estudo da Universidade de Columbia (Nova York), publicada na segunda-feira (10)pela revista médica "Pediatrics".
Leia mais...

Sinop: cartão do SUS será exigido em consulta na rede pública

Publicado em Terça - 11 de Janeiro de 2011

A Secretaria Municipal de Saúde começará a exigir a apresentação do cartão do SUS a cada consulta médica na rede pública. Segundo o secretário Alberto Kinoshita, essa exigência é necessária para manter o controle de quantas pessoas são atendidas na cidade. "Precisamos saber se os pacientes moram mesmo em Sinop, quais são as cidades que atendemos, assim teremos um controle e não sairemos no prejuízo".
Leia mais...

Saúde faz alerta sobre animais peçonhentos

Publicado em Segunda - 10 de Janeiro de 2011

Durante o período das chuvas em Mato Grosso, uma das ameaças à saúde da população é representada pelo aumento de atividade dos animais peçonhentos. Neste período, esses animais, dentre os quais escorpiões, aranhas e serpentes, saem de seu habitat natural e invadem residências e quintais, assustando os moradores e provocando acidentes. Até o final de 2010, dados parciais do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, apontam 2.070 acidentes e 9 óbitos ocorridos por animais peçonhentos no Estado.
Leia mais...

Criança de quatro anos vence batalha contra câncer de mama

Publicado em Segunda - 10 de Janeiro de 2011

A canadense Aleisha Hunter, hoje com 4 anos de idade, se recuperou totalmente após dois anos de tratamento contra um câncer de mama. Moradora na cidade de Toronto, a menina é a pessoa mais jovem a ser diagnosticada com a doença.
Leia mais...

Orçamento de 2011 do Ministério da Saúde é o maior desde 1995

Publicado em Segunda - 10 de Janeiro de 2011

Levantamento feito pela organização não governamental Contas Abertas mostra que o Ministério da Saúde terá para 2011 um orçamento de R$ 77 bilhões, o maior valor já registrado desde o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, cuja verba era de R$ 91,6 bilhões.
Leia mais...

Antidepressivo pode ajudar a recuperar vítimas de derrame

Publicado em Segunda - 10 de Janeiro de 2011

Receitar o antidepressivo Prozac para pessoas que acabaram de ter um AVC (acidente vascular cerebral) pode ajudá-las a recuperar o controle sobre seus movimentos, disseram cientistas nesta segunda-feira.
Leia mais...

Usar antibióticos na infância aumenta riscos de ter asma

Publicado em Domingo - 09 de Janeiro de 2011

Bebês que tomam antibióticos nos seis primeiros meses de vida aumentam significativamente as chances de desenvolver asma e alergias por volta dos seis anos de idade. De acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (6) pela Escola de Saúde Pública de Yale, nos EUA, os riscos aumentam mesmo que a criança não tenha predisposição genética.
Leia mais...