Publicado em Quarta - 05 de Setembro de 2012

Brasil é o 2º maior consumidor de cocaína e derivados, diz estudo

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta quarta-feira (5). O estudo mostra que o país responde hoje por 20% do mercado mundial da droga.
Leia mais...

Estudo: esteroides contra asma deixam crianças mais baixas

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2012

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine e apresentado nesta segunda-feira em um encontro em Viena indica que o uso de esteroides inalados por crianças com asma faz com que elas cresçam menos que outras. A pesquisa envolveu mais de 1 mil crianças entre 5 e 12 anos que receberam tratamento por mais de quatro anos em oito instituições diferentes dos Estados Unidos.
Leia mais...

Estudo indica ligação entre produto químico e doenças do coração

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2012

Exposição ao ácido perfluorooctanoico (PFOA) pode estar ligada a doenças do coração e de artérias periféricas, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira na revista especializada Archives of Internal Medicine. Essa substância é encontrada em uma variada gama de produtos, como lubrificantes, alguns tipos de papel, pomadas e embalagens de alimentos.
Leia mais...
Causa da síndrome ainda é motivo de debate entre cientistas
Causa da síndrome ainda é motivo de debate entre cientistas

Com síndrome rara, britânico fica "grávido" com a namorada

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2012

Um britânico de 25 anos sofre de uma rara síndrome que faz com que seu corpo passe por mudanças similares às do de sua namorada grávida. Mike Dowdall tem enjoo matinal, desejos e até a barriga de "grávido", em Manchester.
Leia mais...

Estudo mostra exame eficaz para diagnóstico de doença coronária

Publicado em Domingo - 02 de Setembro de 2012

Um estudo internacional, que conta com a participação do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e de instituições de outros sete países, apontou que o exame em tomografia computadorizada de 320 cortes (TC 320) pode diagnosticar com mais precisão quais as pessoas que apresentam um quadro de dor torácica, sem diagnóstico de infarto, que vão necessitar de tratamento invasivo tal como uma angioplastia cardíaca ou uma cirurgia, procedimentos utilizados para restaurar o fluxo normal de sangue para o coração comprometido por uma obstrução nas artérias do órgão.
Leia mais...

Cientistas australianos implantam com sucesso primeiro olho biônico

Publicado em Sexta - 31 de Agosto de 2012

Cientistas australianos anunciaram nesta quinta-feira a implantação bem-sucedida do primeiro protótipo de um olho biônico, descrevendo a façanha como um enorme avanço para os deficientes visuais.
Leia mais...

Cientistas devem se aproximar mais da sociedade, diz Clegg

Publicado em Sexta - 31 de Agosto de 2012

Para enfrentar os grandes desafios deste século e promover o desenvolvimento sustentável, a ciência e os cientistas devem se aproximar mais da sociedade e ganhar um grau mais elevado de influência em todo o mundo, afirma o presidente da Rede Interamericana das Academias de Ciência (Ianas, na sigla em inglês), Michael Clegg.
Leia mais...

Cientistas fazem inventário das aranhas de Juriti

Publicado em Quinta - 30 de Agosto de 2012

Cientistas fazem inventário de aracnídeos no município de Juruti, no oeste do Pará, região sob influência do empreendimento de exploração mineral de bauxita da Alcoa/Omnia. As expedições realizadas nos últimos dez anos contabilizaram 11.220 aranhas, sendo 3.802 adultos, distribuídas em cinco famílias: Araneidae, Oonopidae, Corinnidae, Ctenidae e Theraphosidae.
Leia mais...

Maconha sem THC ganha força para tratamentos médicos

Publicado em Domingo - 12 de Agosto de 2012

Apesar de ser amplamente utilizada em muitos países como remédio para diversas doenças, devido a seus diferentes efeitos, a maconha continua sendo considerada uma substância polêmica. Entretanto, recentes avanços apresentados pelo laboratório da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, podem alterar o futuro da erva nos tratamentos médicos.
Leia mais...