Publicado em Domingo - 12 de Agosto de 2012

Optogenética: cientistas querem controlar os neurônios com a luz

Controlar o comportamento de um macaco com uma luz azul. Esse feito pode parecer esdrúxulo para quem não entende o seu significado. O estudo que apresentou esse resultado, publicado no dia 26 de julho, na revista Current Biology, abre caminho para uma análise mais acurada dos neurônios e, no futuro, para o tratamento de doenças neurológicas em seres humanos. Espera-se que a optogenética, como é chamada essa área, possa tratar mal de Parkinson, epilepsia, depressão, distúrbios obsessivos-compulsivos e outros problemas neurológicos.
Leia mais...

Astronomia: descoberta de Deimos completa 135 anos

Publicado em Sábado - 11 de Agosto de 2012

Neste domingo, enquanto a sonda Curiosity explora o solo marciano e investiga a possibilidade de vida no planeta vermelho, completam-se 135 anos de uma grande descoberta: em 11 de agosto de 1877 (no horário dos Estados Unidos, dia 12 no GMT), o astrônomo americano Asaph Hall identificou o primeiro satélite natural de Marte, denominado Deimos. Uma semana depois, ele descobriria o segundo satélite, Fobos. A presença de satélites naturais suscitou a ideia de que poderia existir vida naquele planeta, hipótese remota que o robô da Nasa tenta averiguar agora.
Leia mais...
Com 3 mil km, o Valles Marineris atravessa uma das faces de Marte
Com 3 mil km, o Valles Marineris atravessa uma das faces de Marte

Estudo indica que Marte tem placas tectônicas

Publicado em Sexta - 10 de Agosto de 2012

Cientistas acreditam que o único local do Sistema Solar onde existem placas tectônicas é a Terra. Contudo, um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) indica que essas estruturas também estão presentes em um de nossos vizinhos.
Leia mais...

Tensão antes do pouso em Marte desperta superstição em cientistas

Publicado em Domingo - 05 de Agosto de 2012

O nervosismo dos técnicos que aguardam o pouso da missão MSL (Laboratório de Ciências de Marte) no planeta parece fazer transparecer um traço de personalidade raro em cientistas e engenheiros: a superstição.
Leia mais...

Tempestade solar afetará 130 milhões

Publicado em Sábado - 04 de Agosto de 2012

Uma gigantesca liberação de partículas geomagnéticas vindas do Sol poderia destruir mais de 300 dos 2.100 transformadores de alta voltagem que são a espinha dorsal da rede elétrica dos Estados Unidos, segundo a Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Leia mais...

Estudo: trepadeiras em prédios são melhor solução ambiental

Publicado em Sábado - 04 de Agosto de 2012

Enquanto novas tecnologias não surgem, cobrir as paredes da "selva de pedra" com verde pode diminuir os níveis de poluição em grandes cidades com mais êxito do que se pensava. Pesquisadores na Inglaterra concluíram que o uso de muros verdes nos chamados vales urbanos - vários prédios altos alinhados nos dois lados de uma mesma rua -, formando verdadeiros corredores de vegetação vertical em movimentadas avenidas, pode reduzir os poluentes do local em até 30%.
Leia mais...
Aplicação da substância para hiperidrose: um dos usos já autorizados no Brasil
Aplicação da substância para hiperidrose: um dos usos já autorizados no Brasil

Para evitar dor no sexo, médicos testam botox e obtêm bons resultados

Publicado em Sexta - 03 de Agosto de 2012

Queridinho de homens e mulheres que lutam contra as rugas do envelhecimento, o botox pode também ser um aliado na cama. Estudos clínicos feitos por um médico americano mostraram bons resultados do uso da toxina botulínica em mulheres que sofrem com vaginismo. A doença provoca contrações involuntárias na musculatura genital, gerando dor e queimação. Cerca de 5% da população feminina sofre com o problema, que pode até impedir a penetração.
Leia mais...

Descoberto fóssil quase completo de inseto com 365 milhões de anos

Publicado em Quinta - 02 de Agosto de 2012

Cientistas do Museu Nacional de História Natural da França anunciaram nesta quarta-feira a descoberta do primeiro fóssil completo de um inseto pré-histórico com 8 mm de comprimento, tórax separado da cabeça e do abdôme, três pares de patas e 365 milhões de anos.
Leia mais...

Estudos vinculam células-tronco à recorrência do câncer

Publicado em Quinta - 02 de Agosto de 2012

Cientistas apresentaram evidências da ocorrência de cânceres relacionados a células-tronco, nesta quarta-feira (1), enquanto três estudos diferentes buscam pôr um fim a décadas de disputa científica sobre como crescem os tumores.
Leia mais...