Publicado em Quinta - 27 de Setembro de 2012

Cientistas criam dispositivo eletrônico que se dissolve no corpo

Médicos e ambientalistas talvez possam usar, em breve, uma nova classe de dispositivos eletrônicos - pequenos, robustos e de alta performance, mas também biocompatíveis e capazes de se dissolver completamente na água ou em fluidos corporais. Pesquisadores da Universidade de Illinois, em colaboração com as universidades Tufts e Northwestern, apresentaram um novo tipo de tecnologia biodegradável que pode introduzir novos paradigmas no design de implantes médicos, monitoradores ambientais e aparelhos de consumo.
Leia mais...

Papiro que cita "mulher de Jesus" é falso, diz jornal do Vaticano

Publicado em Quinta - 27 de Setembro de 2012

O jornal vaticano "L"Osservatore Romano" afirmou nesta quinta-feira (27) que o papiro do século 4º recentemente apresentado no qual aparece a frase em copta "Jesus lhes disse, minha esposa ...", que alimentou a teoria que fosse casado, é "falso".
Leia mais...
Pedra em forma de pirâmide foi encontrada pelo robô Curiosity em Marte na quarta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Pedra em forma de pirâmide foi encontrada pelo robô Curiosity em Marte na quarta (Foto: Nasa/JPL-Caltech)

Robô em Marte acha "pirâmide"

Publicado em Quinta - 20 de Setembro de 2012

O robô Curiosity, que está em Marte desde o dia 6 de agosto, detectou na quarta-feira (19) uma pedra cujo formato lembra uma pirâmide egípcia. A composição química do objeto deve ser analisada nesta sexta-feira (21).
Leia mais...

Estudo indica como leão-marinho evita doença descompressiva

Publicado em Quarta - 19 de Setembro de 2012

Pesquisadores chefiados por Birgitte McDonald, do Instituto de Oceanografia Scripps, capturaram uma fêmea adulta de leão-marinho-da-califórnia (Zalophus californianus), anestesiaram-na e instalaram dispositivos no animal para registrar a pressão do oxigênio em sua artéria principal, bem como o tempo e a profundidade dos mergulhos. Em seguida, o leão-marinho de 82 kg foi libertado e os dados de seus movimentos - 48 mergulhos, cada um com duração média de seis minutos - foram enviados por rádio-transmissor.
Leia mais...

Veneno de cobra pode ajudar a tratar doenças como câncer e diabetes

Publicado em Quarta - 19 de Setembro de 2012

As cobras são capazes de transformar o próprio veneno em moléculas inofensivas com potencial para produzir remédios, revela uma nova pesquisa publicada nesta quarta-feira, que, segundo cientistas, tem implicações importantes para doenças como o câncer. O estudo conjunto britânico-australiano sobre o sequenciamento do veneno e genes de tecido de cobras, divulgado na última edição do periódico Nature Communications, demonstrou que o veneno não só evolui de células regulares como pode produzir proteínas inofensivas.
Leia mais...

Cientistas criam modelo que reproduz conexões neurais de um rato

Publicado em Terça - 18 de Setembro de 2012

Um grupo de pesquisadores reconstruiu em um modelo informático uma parte do córtex cerebral de um rato identificando as conexões entre os neurônios, um avanço considerado fundamental para entender o funcionamento do cérebro dos mamíferos, segundo um estudo divulgado esta semana.
Leia mais...

Cientistas brasileiros desenvolvem método de diagnóstico da leucemia

Publicado em Domingo - 16 de Setembro de 2012

Um novo método desenvolvido por pesquisadores brasileiros e americanos permitirá mais rapidez e precisão no diagnóstico da leucemia e melhorará o monitoramento da resposta do organismo ao tratamento de quimioterapia. Participaram do estudo dois cientistas brasileiros do Centro de Terapia Celular (CTC) da Universidade de São Paulo (USP) e mais cinco dos institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
Leia mais...

Cientistas acreditam que alertas de saúde sobre pão são mitos

Publicado em Domingo - 16 de Setembro de 2012

De torrada com manteiga quente ao simples sanduíche, o pão era base da dieta dos britânicos. Mas, nos últimos anos, o alimento tem sofrido de uma crise de imagem séria e tornou-se uma espécie de "bicho-papão" da saúde, sendo considerado um alimento a ser evitado. As informações são do Daily Mail.
Leia mais...

Garoto encontra vespa que combate aranha mortal da Austrália

Publicado em Sexta - 14 de Setembro de 2012

Um garoto encontrou uma vespa que pode ajudar a combater uma das mais perigosas espécies de aranha da Austrália: a venenosa aranha-das-costas-vermelhas (Latrodectus hasseltii), parente da viúva negra e endêmica no país. O aracnídeo possui um veneno poderoso que causa dor intensa em seres humanos, às vezes durando mais de 24 horas.

Leia mais...

Cientistas criam superaço que não faz bolhas

Publicado em Quinta - 13 de Setembro de 2012

Cientistas criaram um tipo de aço que permite ferver um líquido sem que haja formação de bolhas. Essa superfície foi chamada pelos pesquisadores de “superidrofóbica”, já que é altamente repelente à água.
Leia mais...