Publicado em Sábado - 21 de Dezembro de 2013

Bar recria pôr do sol com luzes para clientes com "depressão de inverno"

  Um bar de Seattle, nos Estados Unidos, foi decorado com luzes que mudam de cor para imitar a luz solar e ajudar pessoas com uma doença chamada transtorno afetivo sazonal, também conhecida como “depressão de inverno”. É um tipo de depressão que acontece na mesma época em cada ano e afeta entre 3% a 5% dos norte-americanos. Segundo especialistas, a falta de luz solar pode tornar as pessoas mais vulneráveis a alterações de humor.
Leia mais...

Alemães conseguem curar camundongos com HIV

Publicado em Sexta - 20 de Dezembro de 2013

  A esperança de descobrir uma cura para a Aids acaba de ser renovada. Cientistas da Alemanha conseguiram curar camundongos com HIV. O método usa uma enzima capaz de eliminar o vírus no DNA das células infectadas.
Leia mais...

Estimulação magnética consegue curar casos de bulimia e anorexia

Publicado em Quinta - 19 de Dezembro de 2013

  Pacientes com anorexia ou bulimia que receberam estimulação magnética cerebral não invasiva experimentaram alívio de sua compulsão alimentar e problemas de comportamento.
Leia mais...

Descoberta israelense lança bases para "antidepressivo sob medida"

Publicado em Quarta - 18 de Dezembro de 2013

 Uma descoberta de cientistas israelenses abriu espaço para a criação de um "antidepressivo sob medida", que se adequaria às necessidades de cada paciente.

Leia mais...

Película barateia tratamento do pé diabético em 90%, diz pesquisador

Publicado em Terça - 17 de Dezembro de 2013

  Um pesquisador de São Carlos (SP) desenvolveu uma película usada em curativos que barateia o tratamento do pé diabético em até 90%. A Santa Casa já usa a tecnologia com sucesso em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e até nos que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A membrana, que foi criada pelo professor aposentado Pierre Basmaje é produzida a partir do chá verde e se mostrou eficaz no tratamento de feridas. Ela pode reduzir em até três vezes o período de cicatrização.
Os ferimentos de uma pessoa com diabetes demoram a cicatrizar, porque a presença do açúcar faz com que o fluxo do sangue se torne menor que o normal. Com isso, a pele recebe menos nutrientes e não consegue se recuperar. A película acelera a cicatrização por causa de uma proteína do chá verde que alimenta as células da pele e permite uma recuperação rápida.
Leia mais...

Pesquisa revela que 51% das crianças são fumantes passivas

Publicado em Terça - 17 de Dezembro de 2013

  Um estudo sobre tabagismo na infância revelou que 51% das crianças com idade até cinco anos podem ser consideradas fumantes passivas. A pesquisa, realizada pelo coordenador do projeto antitabágico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), João Paulo Lotufo, comprova que as crianças expostas à fumaça do cigarro apresentam mais otites, bronquites, asma e sofrem duas vezes mais com casos de morte súbita.
 
Leia mais...

Plano Nacional de Saneamento Básico é publicado no Diário Oficial

Publicado em Sábado - 07 de Dezembro de 2013

  Portaria interministerial publicada hoje (6) no Diário Oficial da União aprova o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), instituído pelo artigo 52 da Lei 11.445/2007. Segundo a portaria, o Plansab será revisado periodicamente, em um prazo não superior a quatro anos, e avaliado anualmente com base nos indicadores de monitoramento, de resultado e de impacto previstos no plano.
Leia mais...

Pesquisadores encontram trava-línguas considerado o mais difícil

Publicado em Sábado - 07 de Dezembro de 2013

  Uma equipe internacional de pesquisadores que investigava como o cérebro e a língua se articulam quando tentam dizer trava-línguas chegou a um conjunto de palavras considerado dificílimo de repetir. Os voluntários que participaram do estudo tiveram dificuldade surpreendente de repetir dez vezes as palavras inglesas “pad kid poured curd pulled cod”. Eles não deram conta de dizer a lista repetidamente. Alguns simplesmente travaram e não conseguiam mais falar as palavras.
Leia mais...

Em 10 anos, estrangeiros pedem 97% das patentes para câncer no país

Publicado em Sábado - 07 de Dezembro de 2013

  De 91 patentes solicitadas para tratamento, diagnóstico ou prevenção de câncer no Brasil entre 2001 e 2011, 88 foram requisitadas por instituições estrangeiras - ou 96,7%. Os dados constam em uma pesquisa do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) feita em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) baseada em bancos de dados internacionais.
Leia mais...

Cientistas avançam na compreensão do papel da insulina no Alzheimer

Publicado em Quinta - 05 de Dezembro de 2013

  Pesquisadores brasileiros conseguiram decifrar mais detalhes sobre o processo de perda de memória na doença de Alzheimer. Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (3) na revista científica “Cell Metabolism” avançou na compreensão da relação entre a doença degenerativa e a ação da insulina no cérebro.
Leia mais...