Publicado em Quinta - 07 de Novembro de 2013

Vacina brasileira contra o HIV começa a ser testada em macacos

  Começaram nesta semana os testes em macacos da vacina contra o HIV, que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan. Os quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus. Depois, os macacos receberão um vírus modificado que causa o resfriado como parte dos estudos para desenvolver o imunizante.
Leia mais...

Eclipse solar raro acontece no domingo; visualização no Brasil será parcial

Publicado em Domingo - 03 de Novembro de 2013

  Um eclipse solar raro movimenta astrônomos profissionais e amadores neste fim de semana. Calculando o número total de eclipses em cinco mil anos, de 2000 a.C. até 3000 a.C, teremos 1.1898 eventos em cinco mil anos. Mas, deste total, apenas 569 serão híbridos e apenas 26 serão como o de amanhã (3 de novembro). A informação é da Climatempo.
 
Leia mais...

O que fazer com um membro amputado? Posso levar para casa?

Publicado em Domingo - 03 de Novembro de 2013

 No ano de 2012, o Brasil registrou cerca de 45 mil amputações (44.792) de membros inferiores e superiores feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados do Ministério da Saúde. Neste momento, diante da perda física e emocional, o paciente ainda se depara com uma questão legal: qual o destino que deve ser dado à parte do corpo retirada? O sepultamento de seres humanos após a morte é bem regulamentado, porém, o que fazer com o braço, perna ou qualquer outra parte amputada? Os membros, assim como os mortos, também devem possuir declaração de óbito para serem enterrados?
Leia mais...

É Halloween: Nasa divulga nova foto da Nebulosa Cabeça da Bruxa

Publicado em Quinta - 31 de Outubro de 2013

 Nebulosa Cabeça da Bruxa, a centenas de anos-luz de distância da Terra (Foto: Nasa/JPL-Caltech/AFP) Uma nova imagem da Nebulosa Cabeça da Bruxa, localizada a centenas de anos-luz de distância da Terra, na altura do "joelho" da constelação de Órion, foi divulgada nesta quinta-feira (31) pela agência espacial americana (Nasa), em comemoração ao Halloween.

Leia mais...

Cientistas identificam nova espécie de golfinho

Publicado em Quarta - 30 de Outubro de 2013

 Um grupo de pesquisadores de diversas instituições internacionais analisou características físicas e genéticas de dezenas de espécimes de golfinho e concluiu que uma variedade que vive no Oceano Pacífico, ao norte da Austrália é uma nova espécie.
Leia mais...

Médico cubano encanta pacientes em posto de saúde da Grande BH

Publicado em Segunda - 28 de Outubro de 2013

  Na sala de espera lotada do posto de saúde Vilas Reunidas, no bairro Vila São José, em Sabará, na Grande BH, o burburinho é um só: todos os pacientes querem conhecer o médico cubano Jorge Alberto Gil de Montes Santana. Há cerca de dois meses no Brasil e 20 dias atuando na unidade, o profissional, vindo da cidade de Viñales, parece ter sido aprovado pelos usuários. A costureira Elza Pereira de Freitas, de 52 anos, afirma que ficou surpresa com a qualidade do atendimento.
 
Leia mais...

Estrangeiros da segunda etapa do Mais Médicos terminam fase de avaliação

Publicado em Sexta - 25 de Outubro de 2013

   Termina hoje (25) o período de avaliação de 2.200 profissionais do Mais Médicos que têm diplomas estrangeiros. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, antes de começar o trabalho eles vão passar uma semana na capital do estado onde atuarão. Os profissionais tiveram três semanas de aulas de português e de saúde pública, com ênfase no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais...

Dengue tipo 5 é descoberta por cientistas dos EUA na Ásia; Fiocruz monitora doença

Publicado em Sexta - 25 de Outubro de 2013

  Cientistas americanos descobriram um novo tipo de vírus da dengue na Ásia. De acordo com o comentarista de saúde do Bom Dia Brasil, Luis Fernando Correia, cientistas da Universidade do Texas receberam amostras de sangue de uma epidemia de dengue ocorrida em 2007 na Malásia. Estudando esse sangue, els encontraram um tipo completamente diferentes dos outros quatro já conhecidos. Após a análise genética, foi confirmado e apresentado num congresso na Tailândia esta semana este quinto tipo de vírus da dengue.
Leia mais...

Aprender novas atividades estimula o cérebro e faz bem para a memória

Publicado em Sexta - 25 de Outubro de 2013

  Ao longo da vida, o cérebro vai perdendo neurônios e, por isso, é importante estimulá-lo no dia a dia para que ele recupere essa perda e crie cada vez mais conexões.
Leia mais...

Aprovado projeto que obriga plano de saúde custear medicamentos orais para tratamento de câncer

Publicado em Quarta - 23 de Outubro de 2013

  Os planos de saúde terão que arcar com os custos da quimioterapia para pacientes que optarem e tiver licença médica para o tratamento de câncer em casa. Um projeto de lei aprovado hoje (22) no Senado inclui no rol de coberturas obrigatórias para os seguros privados de saúde os medicamentos de tratamentos antineoplásicos de via oral, os procedimentos radioterápicos e a hemoterapia.
Leia mais...