Publicado em Segunda - 04 de Julho de 2011 | por Bruno Peron

Opinião Escolho moderno da tradição cocaleira

Nos arredores do Mercado Campesino, na capital constitucional Sucre em fevereiro de 2011, notei algumas senhoras que vendiam vultos de folhas de coca e cigarros em barracas. Extraíam maços cocaleiros de um saco enorme, separavam-nos em embalagens pequenas e vendiam-nos por cinco ou dez "bolivianos", nome popular da moeda nacional.
Bairros de Potosi também dispõem do frasco plástico de álcool potável Ceibo 96° GL - mais forte que o álcool de cozinha - e dinamite caseiro à venda e em estante compartilhada com cigarros e o típico saco com folhas de coca aos mineiros que enfrentam o "queijo suíço" subterrâneo que se tornou aquela uma vez rica e próspera cidade.
Leia mais...

Opinião Uma Carta Reveladora

Publicado em Segunda - 04 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

A despeito de todo o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, a carta – ainda hoje – é utilizada. Foi, nas épocas sem a Internet e sem o celular, bem mais do que é nos dias atuais. O tempo, agora, é outro. Muitíssimo diferente do pretérito. O uso da carta, felizmente, não caiu em desuso. Ela continua sempre reveladora. Revela, além de outras coisas, a tristeza e a indignação. Exatamente isso, aliás, que se percebeu na que fora endereçada ao Diretório Municipal do PT/RJ, na última segunda feira (27/06).
Leia mais...

Opinião De lágrimas

Publicado em Segunda - 04 de Julho de 2011 | por Eduardo Gomes

Carneiro morre ajoelhado chorando em silêncio. No reino animal a vida é a peça da cadeia alimentar. Para o homem, em sua individualidade e, para o Estado, é algo vulgar, como se viu na escravatura brasileira, nos campos de concentração nazista e se vê nas limpezas étnicas corriqueiras nos continentes africano e asiático, mas que também aflora na dita civilizada Europa.
Leia mais...

Opinião De disposições

Publicado em Segunda - 27 de Junho de 2011 | por Eduardo Gomes

Na Terra nada é mais belo que o Araguaia, principalmente quando das águas baixas que revelam praias com areias finas e infinitamente brancas. Esse espetáculo se estende de julho a novembro, época em que as chuvas retomam o balé cíclico das enchentes que o fazem transbordar pelas planícies que lhe abrem passagem ao Tocantins.
Leia mais...

Opinião Uma Reflexão Necessária

Publicado em Segunda - 27 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

O tablado de xadrez da política está movimentado. Isso não é de hoje. Vem desde a apuração dos votos das urnas de 2010. Bem mais pela base aliada. Pois a oposição, infelizmente, continua como a um barco a deriva. Mais perdidos ainda se encontram os partidos oposicionistas em Mato Grosso. Tanto que são incapazes de pensar estrategicamente as campanhas do ano vindouro. Bom para a situação. Porém muitíssimo ruim para o grosso do eleitorado que, gostaria de ter, sempre as duas opções. 
Leia mais...

Opinião Educador, um desafio de cinema

Publicado em Segunda - 27 de Junho de 2011 | por Júnior Silveira*

Todas as vezes que assistimos a um filme, mesmo que seja num momento de entretenimento e lazer, vamos nos deparar com histórias que retratam situações desafiadoras, dramas a serem vencidos e lições a serem aprendidas. O cinema, desde a sua criação, vem retratando realidades a serem vivenciadas, mesmo quando o filme é uma ficção, algo que não é “tão real”. Raramente, assistiremos a um filme que em seu conteúdo não venhamos identificar lições e indagações para a nossa própria vida.
Leia mais...

Opinião Sexo e cancer bucal

Publicado em Sexta - 24 de Junho de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Já tive a oportunidade de criticar a irresponsabilidade do governo anterior que afirmava que “pela camisinha não passa nada, use e confie”. Todo brasileiro foi induzido a acreditar nessa mensagem, afinal, quem duvidaria da maior autoridade, o Ministério da Saúde? E quem foram as maiores vítimas? Os jovens!
Leia mais...

Opinião Sopa no mel

Publicado em Quarta - 22 de Junho de 2011

Todo o Brasil sabia, há dois anos, que a Copa do Mundo de 2014 seria realizada aqui. Seria um prêmio mundial de reconhecimento pelos esforços realizados pelo governo nos últimos anos.
Leia mais...

Opinião Exploração x Progresso - Um conflito necessário

Publicado em Quarta - 22 de Junho de 2011 | por Felipe Arantes*

Em tempos de grandes discussões e polêmicas acerca do Novo Código Florestal brasileiro, questão de alta relevância para os estados interioranos do Brasil, sobretudo nosso grande Mato Grosso, a reserva legal para terras indígenas está em constante conflito com empresários que vivem da exploração da natureza.
Leia mais...

Opinião Segredo, Imoralidade e Veiculação

Publicado em Quarta - 22 de Junho de 2011 | por Lourembergue Alves

Ninguém, em sã consciência, pode ser contrário as realizações de obras. Sobretudo, quando grande parte destas obras se identifica como mobilidade urbana. Relevante, portanto, para a população. É isso que importa. Mesmo que haja uma série de transtornos no instante de suas construções. Daí a necessidade de se vencer a burocracia. Ainda que por meio da flexibilização, sem, contudo, abrir mão do olhar fiscalizador, da veiculação de tudo que se faz e de como o realiza. 
 
Leia mais...