Notícias Política
MPF insiste com paralisação de obras de Usina em Mato Grosso
O Ministério Público Federal recorreu contra a decisão da Justiça Federal em Mato Grosso de extinguir a ação civil pública que pede a paralisação das obras da usina Teles Pires até que o estudo sobre o componente indígena seja elaborado. A usina Teles Pires, a primeira das cinco previstas pelo setor elétrico para o rio Teles Pires, vai impactar os povos indígenas Kayabi, Apiaká e Munduruku, cujas terras estendem-se entre o Pará e Mato Grosso.
Leia mais...
Aeroporto Marechal Rondon deve ser ampliada para Copa do Mundo
Secopa diz que obra em aeroporto de MT deve ser licitada pelo RDC
A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) anunciou nesta segunda-feira (2) que o processo licitatório da reforma no Aeroporto Internacional Marechal Rondon em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, será feito por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O edital deve ser lançado em agosto pela Secopa, conforme informou a assessoria do órgão.
Demóstenes Torres pede perdão aos senadores em plenário
Quase quatro meses após seu último pronunciamento no Senado, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), subiu na tarde desta segunda-feira (2) à tribuna para fazer um apelo aos colegas pela manutenção do seu mandato e para pedir perdão aos colegas que o defenderam no último dia 6 de março, dia do último discurso no plenário.
Maggi confirma ter sido alvo de espionagem e cobra medidas "enérgicas" da Polícia Federal
O senador Blairo Maggi (PR) confirmou ter sido alvo de espionagem e teve o seu sigilo telefônico violado, assim como o de internet. A informação é da própria assessoria de imprensa do ex-governador do Estado, que exigiu da Polícia Federal “providências cíveis e criminais”. Por trás do esquema de arapongagem estaria o bicheiro Carlinhos Cachoeira, atualmente encarcerado no Presídio da Papuda, em Brasília-DF.
Deputados ainda não pediram licenciamento
Os deputados estaduais que vão disputar as eleições municipais, Guilherme Maluf (PSDB) e Percival Muniz (PPS) ainda não apresentaram pedido de licenciamento do cargo para se dedicarem à campanha eleitoral. O tucano disputa a prefeitura de Cuiabá enquanto Percival tenta seu terceiro mandato no Executivo de Rondonópolis (212 Km ao Sul da Capital).
Governador não quer politização de obras
O governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu que não levará as obras que estão sendo realizadas pelo Estado para a Copa de 2014 para o palanque dos candidatos de sua base. “Não vou politizar e nem vou usar isso como barganha para voto. O voto deve ser na proposta de cada candidato”, esclareceu.
MPE aciona município para desocupar área de proteção ambiental
Município de Chapada dos Guimarães (67 Km ao norte de Cuiabá) sob gestão do prefeito Flávio Daltro (PSD) é alvo de uma ação civil com pedido de liminar que requer a desocupação imediata de uma área de proteção ambiental, às margens do rio Monjolinho, entre os bairros Sol Nascente e Vista Alegre. Coforme o Ministério Público Estadual (MPE), responsável pela ação, aproximadamente 180 pessoas invadiram a área e montaram vários barracos de lona no local. Além do município, também foram acionados Jolenil Ribeiro Pires, Expedito Toscano Sobrinho e Mariano Fidelis Santos Filho. Ainda não há decisão judicial,uma vez que a ação foi proposta nesta segunda-feira (02).
Leia mais...
Justiça Eleitoral orienta políticos sobre proibições
Magistrados, promotores e servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso aderiram ao propósito da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, de atuar na prevenção de ilicitudes por meio de orientações aos partidos políticos e pré-candidatos nas eleições 2012. As palestras têm sido realizadas nos municípios sede de zonas eleitorais e abrangem desde as regras para a campanha eleitoral até orientações sobre registro de candidatura, prestação de contas, ações e representações eleitorais, dentre outros assuntos. Na última semana as palestras foram realizadas em Poconé, Primavera do Leste, Arenápolis e Campo Novo do Parecis.
Blairo critica arapongas e pede rigor da PF na apuração de espionagem
O senador Blairo Maggi (PR) foi alvo de um grupo especializado em serviços de espionagem e teve seus sigilos telefônicos e de internet violados por arapongas a serviço de interesses escusos com atuação em Brasília. Está nas mãos da Polícia Federal, há pelo menos 30 dias, uma denúncia que revela o esquema de arapongagem montado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira com objetivo de obter munição para envenenar as relações entre o PR e o Palácio do Planalto.
Justiça deixa indisponível bens de vereadora e filhos em Mato Grosso
A vereadora Isabela Guimarães (PSD), ex-secretária de Promoção Social do município, dois filhos e a nora tiveram os bens bloqueados pela Justiça para ressarcimento ao erário no valor de R$ 48,8 mil em decorrência de irregularidades cometidas por Isabela. O Ministério Público Federal acusou ela de usar o dinheiro para pagar funcionários fantasmas. A ação foi proposta em dezembro de 2011 e a decisão foi dada no último dia 28 de julho, pelo juiz Onivaldo Budny, da Terceira Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande.
Leia mais...