Artigos
Opinião A emenda carro-chefe de campanha
É importante observar às falas dos parlamentares-candidatos a reeleição. Ainda que tenha passado o período eleitoral. Tarefa necessária. Independentemente do momento em que a realiza. Embora se saiba que o ideal é realizá-la durante o processo eleitoral. Este, uma vez passado, não afasta a necessidade de fazê-lo. E, quando se tem tais falas, com o propósito de analisá-las, percebe-se nitidamente a ausência de propostas.
Opinião De impostos, promessas e traições
O leitor pode pensar que a Educação será a prioridade da primeira presidente do Brasil, certo? Também deve pensar que ela vai cumprir sua promessa de reduzir a massa de impostos, correto? Segurança, então, vai ser um espetáculo, né não? Pois é, a eleição mal acabou e as traições já despontam no horizonte. Para começar, observe as pesquisas (que acertaram), a presidente eleita teve esmagadora maioria entre os sem-ensino e entre os sem-religião. Fortalecer as igrejas, ou investir em educação é criar eleitor para o Serra/Aécio/Alckmin. Talvez explique o porque do presidente Lula ter desprezado a Educação no discurso do aniversário dele. Basta inteligência para vencer... sem mais comentários!
Opinião Confirmado
O cara acabou de morrer e segundos depois estava na recepção do céu sendo atendido por São Pedro. Enquanto esperava pelo procedimento burocrático - exigência para os novos moradores -, distraiu-se com lindas imagens jogadas em dois telões mostrando o dia a dia no céu e no inferno.
Opinião Verdadeira cidadania
Cidadania no sentido de apego ao país, de patriotismo, somente ocorre em período de Copa do Mundo de futebol. Bandeiras são colocadas nas janelas, nas seções de trabalho e nos carros; todo tipo de brinde é fornecido com as cores do Brasil; as pessoas cantam até o Hino Nacional inteiro, mesmo que por puro fingimento, já que a maioria não conhece uma frase.
Opinião Família: Presentes de Natal e o planejamento financeiro
Este ano está voando. Por incrível que pareça o Natal já está bem próximo. Essa data é o momento mais aguardado do ano para a troca de presentes entre amigos e familiares, já que presentear é um gesto para demonstrar como somos gratos às pessoas que tocam a nossa vida de alguma forma. Para as crianças, é a data mais aguardada depois do aniversário, já que entendem que é quando vêm os presentes que esperam praticamente um ano inteiro para receber.
Opinião Lobato, Tia Nastácia e o preconceito
A cada dia vivemos uma surpresa. Agora tentam impor restrições ao livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, classificando-o como racista ou preconceituoso, por falar da negra Tia Nastácia. Coisas de tecnocratas completamente divorciados da realidade brasileira e, ao que parece, ignorantes sobre a história e a cultura de nossa sociedade. Se conseguirem barrar o nosso maior escritor para o público infantil, esses neo-tacanhos logo estarão também perseguindo Machado de Assis, Jorge Amado e a outros autores indispensáveis à cultura nacional. Mas, mesmo assim, não terão conseguido romper com o preconceito, o racismo e outros males da sociedade.
Opinião Homem ou mulher, o que importa?
A eleição da primeira mulher para o governo do nosso país, gera uma reflexão que muito antes já tive o ímpeto de fazer, quando Golda Meyr assumiu o governo em Israel, Margaret Thatcher, no Reino Unido, Michele Bachelet foi eleita no Chile e Cristina Kirchner na Argentina. Isso para não reconhecer que a idéia já era arraigada muito antes, talvez desde Evita Perón, na Argentina dos anos 50. A “luta” entre os gêneros nunca pareceu razoável. Homem e mulher têm suas diferenças físiológicas, mas um não se deve subordinar ao outro, pois são complementares. O machismo e o feminismo são verdadeiras idiotices. Seria abominável uma sociedade de “machos” ou de “fêmeas”. O “bão” é metade de cada um, como diz o “mineirin” da piada que conhecemos desde os tempos de criança.
Opinião O resultado do Censo e os municípios
O Brasil conta com 5.565 municípios, sendo 141 mato-grossenses. Desde o dia 1º de agosto deste ano, os municípios passaram a conviver com a preparação do Censo Demográfico de 2010, que apresentou o perfil de um novo país. A pesquisa mostrou uma radiografia com indicadores de saúde, emprego e renda, além da etnia, faixa etária, nível de instrução e o acesso aos serviços públicos como energia elétrica, saneamento, água potável, entre outros. A campanha massificada na mídia, foi o instrumento de conscientização da sociedade para que os pesquisadores fossem recebidos e as perguntas respondidas. No avanço da tecnologia, o IBGE se preparou com equipamentos em GPS e busca dos endereços domiciliares.
Opinião Vai que é sua Guerrilheira!
“Nunca na história deste país” um candidato a Presidência da República foi massacrado, triturado, esfarinhado de todas as maneiras possíveis, com panfletos na TV e principalmente pela internet.
Leia mais...
Eu recebia no mínimo, 4 a 5 e-mails diariamente atacando a candidata Dilma. Haviam todos os tipos de ataque. A única palavra que não se referiram a ela foi “prostituta”.
Opinião Meu amigo Clóvis Roberto
O jornalista Clóvis Roberto é um desses amigos que ficam sempre ali na espreita e que a gente pensa que nunca vai embora. Vinicius de Moraes, em seu famoso poema sobre “Amigos”, falava deles, desses “amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles”.