Publicado em Terça - 04 de Janeiro de 2011 | por Kharina Nogueira

Opinião A primeira-dama Roseli

Cada vez mais a mulher demonstra sua importância, ocupando posições novas, superando obstáculos, criando soluções coletivas, transpondo os preconceitos e rompendo tabus. Esses dias eu escutei uma frase (de uma cultura machista que nos acompanha mesmo no início de uma nova era): "Nossa ela é bonita, não deveria se preocupar tanto com a sociedade." Pensei, por quê? Só as feias se preocupam? No mesmo instante me veio que, para certas pessoas e assuntos, o silêncio é a melhor resposta.
Leia mais...

Opinião Governar para todos, um dever

Publicado em Segunda - 03 de Janeiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A presidente Dilma Rousseff promete governar para todos e proteger os mais fracos. A promessa não traz nada de extraordinário, mas ganha repercussão porque, infelizmente, tem sido comum, por este país afora, governantes realizarem administrações voltadas aos seus seguidores e apaniguados, deixando à margem do processo toda a comunidade.
Leia mais...

Opinião Uma Disputa Sem Brilho

Publicado em Domingo - 02 de Janeiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Vive-se hoje, em Portugal, sob o signo da disputa presidencial. Não parece. Pois as festas de final de ano, com já era previsto, afastam bastante os lusitanos do tablado eleitoral. O que diminui os índices percentuais das audiências dos debates entre os candidatos, e isso, por outro lado, ajuda à candidatura a reeleição do presidente, uma vez que as críticas da oposição não têm eco no seio da população.
Leia mais...

Opinião Susto com previsões para 2011

Publicado em Quinta - 30 de Dezembro de 2010 | por Paulo Zaviasky

Há segredos até para olhar a sorte da gente e do mundo. Um deles é a data para descobrir o que vai acontecer em 2011. Para as previsões do ano novo, devemos escolher duas coisas fundamentais.
Leia mais...

Opinião Assessores

Publicado em Quinta - 30 de Dezembro de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Já escrevi vários artigos sobre a mania atual e irresponsável de terceirizar o erro. A sofisticação da terceirização é tamanha, que toda autoridade deste país possui um numeroso grupo - composto por fiéis assessores - para assumir seus erros, pois ela nunca sabe de nada.
Leia mais...

Opinião E a Educação?! Vai bem?

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Kharina Nogueira

A escravidão educacional é nitidamente a “barbárie brasileira”, cujas conseqüências ainda subjugam a sociedade, principalmente quando o assunto é pobreza, discriminação e afirmação étnico-social. 
Leia mais...

Opinião Feliz Ano Novo!

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Célio Pezza

Entre os povos do nosso mundo é costume no final de ano desejar um Feliz Ano Novo, mas o que isto realmente significa? Falamos a mesma frase desde há muito tempo, mas o mundo não parece estar mais feliz a cada ano que passa.
Leia mais...

Opinião O sonho do Ano Novo

Publicado em Quarta - 29 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Com­prar 7,6 mil car­ros po­pu­la­res ou qua­se 40 mil mo­to­ci­cle­tas de 125 ci­lin­dra­das. Ou adquirir dez edi­fí­ci­os in­tei­ros, ca­da um com 19 an­da­res e 5 apar­ta­men­tos por pa­vi­men­to, con­si­de­ran­do ca­da uni­da­de com um pre­ço de R$ 200 mil, ou deixar tudo depositado na poupança rendendo R$ 1,21 milhão todos os meses.
Leia mais...

Opinião O golpe no paciente do SUS

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O Projeto de Lei Complementar 45/2010, aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo na última terça-feira, é uma verdadeira traição ao povo. Seu texto destina 25% dos leitos dos hospitais públicos de alta complexidade para o atendimento de pacientes particulares e filiados a planos de saúde, que pagarão pelos serviços.
Leia mais...

Opinião Um país a procura de um povo

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2010 | por Petrônio Souza Gonçalves

É amplamente anunciada e propagada as conquistas sociais e políticas do Brasil nos últimos anos. O país segue crescendo e registrando números favoráveis. É nítida a ascensão das classes mais baixas aos privilégios que era assegurado, até bem pouco tempo, apenas às mais altas.
Leia mais...