Artigos Opinião
Os mitos do crédito fácil
Render-se ao crédito para ter a tranqüilidade de resolver a falta de recursos em uma situação inesperada ou não precisar adiar a compra de um bem que traga mais conforto ou segurança é uma alternativa a que grande parte dos brasileiros recorre. A opção pelo empréstimo de curto prazo, entretanto, assim como outras operações financeiras, requer alguns cuidados, para que o consumidor não se torne alvo de armadilhas de golpistas.
Leia mais...
Faltam Quadros Aos Partidos
Outro dia, certo e-mail chamava a atenção para a grande movimentação política no Estado. Tão forte que um simples ato de filiação provoca espaços na mídia local. É a chamada visibilidade. O que atrai a atenção do eleitorado. Pois o partido contemplado é “vendido” como “se estivesse força” e “poder de arregimentação”. Isso, por si só, já “produz” um efeito fabuloso. Ainda mais quando se percebe que as siglas trabalham para ter candidaturas fortes nos principais pólos. O que, na maioria das vezes, vêm amarradas a dados casamentos, com vistas à disputa pelo governo regional. Daí toda a tentativa de se “destronar” o grupo que se encontra no poder de mando desses municípios.
Leia mais...
Reprises e Certezas
É grande a movimentação em torno das disputas eleitorais de 2012. Reuniões são realizadas e reencontros são agendados. Os líderes se encontram, independentemente de suas correntes partidárias. Afinal, contam-se muito mais os projetos pessoais. Daí a correria. Inclusive para atravessar a ponte que divide cidades. Pois pessoas buscam outros domicílios eleitorais, onde possam ter melhor sorte; enquanto outras, que perderam recentemente o emprego, fazem suas escolhas partidárias.
Leia mais...
Os invejosos na ausência do líder
Havia um velho sábio que por anos a fio observava, de cima de uma grande pedra, os acontecimentos de sua comunidade. À sua proximidade: um velho e rabugento invejoso. Quando o sábio se levantava, o invejoso, de imediato, passava a espioná-lo na esperança de conseguir aquele espaço na pedra. O sábio não sabia daquela espreita. E quando resolveu se ausentar, logo o invejoso correu para aquele lugar. Mas por seu título, o velho havia deixado uma folha de papel com várias observações. Uma delas continha: liderança se conquista, não se impõe. Foi naquele momento que o velho sábio voltou ao comando de sua comunidade, pois muitos lá não cumpriam os reais papéis de um líder popular. E o invejoso, sem esforço, subiu na pedra, mas não conseguiu descer. Perdeu o contato com o povo. Morreu lá.
Leia mais...
De bica
Jornalista se aposenta em busca de tempo para escrever artigos. Comigo será diferente: paro de escrevê-los como preparativo para a aposentadoria. Em nome dessa proposta, no próximo domingo deixo este espaço e – sem direito a recaída - abro mão de assinar conteúdo de opinião. No entanto, continuarei atuando no jornalismo, que é a única atividade que exerço para meu sustento e de minha família.
Leia mais...
20 de setembro – Dia do Gaúcho
Há quem pense que gaúcho é aquele que nasce no Estado do Rio Grande do Sul, mas, este termo não se define apenas pelas fronteiras geográficas. Gaúcho é aquele que, ao longo de sua história, adquiriu e conquistou um respeito singular perante a sociedade, independente de seu Estado de origem. Gaúcho é um estado de espírito e, por isso, qualquer pessoa, nascida ou não no Rio Grande do Sul, pode ser gaúcha.
Leia mais...
Uma Disputa Ainda Desigual
Igualdade entre os concorrentes. Regra de qualquer disputa eleitoral em um Estado democrático. Ela, no entanto, está bastante longe de ser real no Brasil. Por aqui, sobressai-se também o candidato que se vale do cargo e do poder econômico. O que leva uma porção de gente a defender o financiamento público nas campanhas. Tal financiamento, inclusive, aparece no relatório da Comissão de Reforma Política da Câmara Federal, sob a cantilena de que, a partir dessa adoção, partidos e postulantes estarão em pé de igualdade nas disputas eleitorais.
Ampliar a Participação Popular
Volta e meia, um ou outro político vem a público defender a maior participação da sociedade na política. Participação necessária. Até mesmo com o fim de conquista da cidadania. Processo, aliás, também imprescindível. Sobretudo para quem deseja seguir nos trilhos da democracia. Caminhar que requer maior direito a vez e a voz. Isso, por outro lado, não se restringe ao registro do voto na urna eletrônica, como parece ser a defesa dos parlamentares no Congresso Nacional.
Somatotrofina Hidrelétrica
O aumento da demanda de energia elétrica no Brasil reflete a robustez de sua economia, sobre que se prevê passar do oitavo ao quinto lugar mundial num futuro próximo, e reitera a premência de explorar fontes limpas, renováveis e de menor dano ambiental possível.O aumento da demanda de energia elétrica no Brasil reflete a robustez de sua economia, sobre que se prevê passar do oitavo ao quinto lugar mundial num futuro próximo, e reitera a premência de explorar fontes limpas, renováveis e de menor dano ambiental possível.
Leia mais...
O Equilíbrio em Pessoa
A todo instante, temas são discorridos. Nenhum deles, entretanto, é mais difícil do que a morte. Assunto por demais espinhoso. Apesar da certeza da sua existência. Existência que assusta. Pois carrega o sentido de perda, de vazio e de ausência. É isso, aliás, que se sente quando da partida definitiva de alguém. Sentimento que ultrapassa o limite da família, rompe a roda de amigos e alcança, inclusive, quem dividiram com ele alguns poucos momentos de diálogo. Poucos, porém, agradáveis. Afinal, Julio Delamônica Freire era afável e bom ouvinte. Transmitia uma serenidade, que lhe parecia brotar da alma e, então, espalhava por todo o ambiente de trabalho, o qual se via mais tranquilo e tranquilizador.
Leia mais...